Doenças e Tratamentos

HIV: o que é, quais as causas, principais sintomas, como prevenir e tratamentos

hiv 1

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um vírus que danifica as células em seu sistema imunológico e enfraquece sua capacidade de combater infecções e doenças diárias. AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) é o nome usado para descrever uma série de infecções potencialmente fatais e doenças que ocorrem quando seu sistema imunológico foi gravemente danificado pelo vírus HIV. Enquanto a AIDS não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, o vírus do HIV pode. Atualmente não há cura para o HIV, mas existem tratamentos de drogas muito eficazes que permitem que a maioria das pessoas com o vírus viva uma vida longa e saudável. Com um diagnóstico precoce e tratamentos eficazes, a maioria das pessoas com HIV não desenvolverá nenhuma doença relacionada à AIDS e viverá uma vida normal quase normal.

HIVCausas do Hiv:

 O HIV é encontrado nos fluidos corporais de uma pessoa infectada. Isso inclui sêmen, fluidos vaginais e anais, sangue e leite materno. É um vírus frágil e não sobrevive fora do corpo por muito tempo. O HIV não pode ser transmitido através de suor, urina ou saliva. A maneira mais comum de contrair o HIV no brasil é através do sexo anal ou vaginal sem preservativo. Outras formas de contrair o HIV incluem:

  • Compartilhando agulhas, seringas ou outros equipamentos de injeção
  • Transmissão de mãe para bebê durante a gravidez, nascimento ou aleitamento materno

A chance de contrair o HIV através do sexo oral é muito baixa e dependerá de muitas coisas, como se você recebe ou dá sexo oral e a higiene bucal da pessoa que dá sexo oral.

Sintomas do Hiv:

 Os sintomas mais comuns do HIV são:

  • Temperatura aumentada (febre);
  • Dor de garganta;
  • Erupção cutânea;
  • Cansaço;
  • Dor nas articulações;
  • Dor muscular;
  • Glândulas inchadas.

Uma vez que o sistema imunológico se torna gravemente danificado, os sintomas do HIV podem incluir:

  • Perda de peso;
  • Diarreia crônica;
  • Suor noturno;
  • Problemas de pele;
  • Infecções recorrentes;
  • Doenças graves que ameaçam a vida.

Diagnosticando do HIV: 

Procure o conselho médico o mais breve possível se você acha que pode ter sido exposto ao HIV. Você pode ser testado em vários lugares, inclusive em sua cirurgia de medicina geral, clínicas de saúde sexual e clínicas administradas por instituições de caridade. A única maneira de descobrir se você tem HIV é fazer um teste de HIV. Isso envolve testar uma amostra de seu sangue ou saliva para detectar sinais da infecção. É importante ter consciência de que:

  • A medicação anti-HIV de emergência chamada profilaxia pós-exposição (PEP) pode impedir que você se infecte se iniciado dentro de três dias após a possível exposição ao vírus; Iniciando-o o mais rápido possível é recomendado
  • Um diagnóstico precoce significa que você pode começar o tratamento mais cedo , o que pode melhorar suas chances de controlar o vírus e reduzir a chance de passar o vírus para outros
  • Os testes de HIV podem precisar ser repetidos 1-3 meses após a exposição potencial à infecção pelo HIV (isto é conhecido como o período da janela), mas você não deve esperar tanto tempo para procurar ajuda
  • As clínicas podem oferecer um teste de sangue no dedo , o que pode dar-lhe um resultado em minutos, mas pode demorar até alguns dias para obter os resultados de um teste de HIV mais detalhado
  • Testes domésticos ou kits de amostragem domiciliar estão disponíveis para comprar on-line ou de farmácias – dependendo do tipo de teste que você usa, seu resultado estará disponível em alguns minutos ou alguns dias

Se o seu primeiro teste sugere que você tenha HIV, um novo exame de sangue precisará ser realizado para confirmar o resultado. Se isso for positivo, você será encaminhado para uma clínica especialista em HIV para mais alguns testes e uma discussão sobre suas opções de tratamento.

HIVTratamentos do HIV: 

Os medicamentos anti-retrovirais são usados ​​para tratar o HIV. Eles trabalham parando o vírus replicando no corpo, permitindo que o sistema imunológico se conserte e evite novos danos.
Estes vêm sob a forma de comprimidos, que precisam ser tomados todos os dias.

O HIV é capaz de desenvolver resistência a um único fármaco contra o HIV com muita facilidade, mas tomar uma combinação de diferentes drogas torna isso muito menos provável. A maioria das pessoas com HIV toma uma combinação de drogas – é vital que sejam tomadas todos os dias, conforme recomendado pelo seu médico. O objetivo do tratamento do HIV é ter uma carga viral indetectável. Isso significa que o nível de vírus do HIV em seu corpo é baixo o suficiente para não ser detectado por um teste.

Prevenção do HIV:

 Qualquer pessoa que tenha sexo sem um preservativo ou compartilhe agulhas corre o risco de infecção pelo HIV. A melhor maneira de prevenir o HIV é usar um preservativo para o sexo e nunca compartilhar agulhas ou outros equipamentos de injeção, incluindo seringas, colheres e cotonetes. Conhecer o seu estado de HIV e o de seu parceiro também é importante. Para pessoas com HIV, tomar um tratamento efetivo contra o HIV e ser indetectável, reduz significativamente o risco de passar o HIV para outros.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.