A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias dos pulmões. A hipertensão pulmonar costuma sobrecarregar o lado direito do coração, podendo levar a complicações mais graves de saúde. A hipertensão pulmonar é uma doença grave que acomete as artérias que ligam os pulmões ao coração (as artérias pulmonares). Conforme a hipertensão pulmonar se desenvolve, o fluxo sanguíneo pelas artérias pulmonares é restringido.
O lado direito do coração é submetido a tensão crescente para bombear o sangue até os pulmões, e isso faz com que o lado direito do coração aumente de tamanho. Esse processo leva aos principais sintomas da hipertensão pulmonar– falta de ar, sensação de aperto torácico, capacidade de exercício limitada e fadiga. Então, confira Hipertensão Pulmonar – O que é, Sintomas e Tratamentos.Causa da Hipertensão Pulmonar:
Qualquer pessoa pode desenvolver a hipertensão pulmonar, porém é mais comum em adultos acima dos 30 anos. Apesar de não estarem totalmente esclarecidas, as alterações da circulação pulmonar estão relacionadas a aumento da inflamação, fibrose e estreitamento dos vasos sanguíneos. Assim, as principais causas da hipertensão pulmonar, são:
Hipertensão Pulmonar Primária:
acontecem devido a alterações na formação dos vasos pulmonares, por causas desconhecidas, sendo, neste caso, chamadas de idiopáticas, e, também, por causas hereditárias, e doenças, como doenças da tireóide, esclerodermia, lupus, infecção pelo HIV e doenças do sangue, por exemplo.
Hipertensão Pulmonar Secundária:
causadas por alterações no coração, como insuficiência cardíaca, e doenças pulmonares, como enfisema, apneia do sono, trombose pulmonar ou sarcoidose, por exemplo. Todas estas causas provocam dificuldade na circulação de sangue dentro do pulmão, o que pode sobrecarregar ainda mais o coração, e, se não forem logo tratadas, os sintomas ficam cada vez piores.
Sintomas de Hipertensão Pulmonar:
Deficiência respiratória ou sensação de desfalecimento durante alguma atividade é, com frequência, o primeiro sintoma notado de hipertensão pulmonar. Frequência cardíaca acelerada (palpitações) pode estar presente também, principalmente após atividade física mais intensa. Ao longo do tempo, os sintomas ocorrem com atividade mais leve ou até mesmo durante períodos de repouso.
Outros sintomas da hipertensão pulmonar incluem:
- Inchaço dos tornozelos e pernas;
- Lábios ou pele azulada (cianose);
- Dor no peito, geralmente na frente do tórax;
- Vertigem ou desmaios;
- Cansaço;
- Fraqueza;
Pessoas com hipertensão pulmonar costumam ter sintomas recorrentes.
Tratamento Para Hipertensão Pulmonar:
Para tratar a hipertensão pulmonar, deve-se tentar corrigir o que a originou, como com o tratamento da doença cardíaca ou problemas pulmonares, por exemplo.
Medicamentos podem ser usados para tentar melhorar a circulação e reduzir a pressão do pulmão, como anticoagulantes, vasodilatadores, anti-hipertensivos, diuréticos e terapia com máscara de oxigênio.
Entretanto, em casos muito graves, o transplante cardíaco ou pulmonar podem ser a única solução. Exercícios respiratórios, orientados por um fisioterapeuta podem, também, ajudar na recuperação e melhora dos sintomas.