A Gravidez Molar, também chamada de toupeira hidatidiforme, é um crescimento anormal do tecido placentário no útero da mulher.
É uma gravidez mal sucedida que ocorre depois que o esperma de um homem fertilizou o ovo de uma mulher e quando o tecido que normalmente se desenvolve na placenta para nutrir o desenvolvimento do feto forma um crescimento ou massa anormal, contendo centenas de cistos de uva (sacos cheios de líquido).Uma Gravidez Molar começa quando um ovo é fertilizado, mas, em vez de uma gestação normal e viável, a placenta se desenvolve em uma massa anormal de cistos. Em uma Gravidez Molar completa, não há embrião ou tecido placentário normal. Em uma Gravidez Molar parcial, existe um embrião anormal e possivelmente algum tecido placentário normal. O embrião começa a se desenvolver, mas é mal formado e não pode sobreviver.
Causa da Gravidez Molar:
A Gravidez Molar é pensada para ser causada por um problema com a informação genética de um ovo ou esperma. Existem dois tipos de Gravidez Molar: completa e parcial.
Gravidez Molar Completa: Um ovo sem informação genética é fertilizado por um esperma. Não se desenvolve em um feto, mas continua a crescer como um pedaço de tecido anormal que parece um pouco como um conjunto de uvas e pode preencher o útero.
Gravidez Molar Parcial: Um ovo é fertilizado por dois espermatozoides. A placenta torna-se o crescimento molar. Qualquer tecido fetal que se forma provavelmente apresentará defeitos graves.
Sinais e Sintomas da Gravidez Molar:
As mulheres com Gravidez Molar terão um teste de gravidez positivo e os mesmos sintomas iniciais de uma gravidez normal. Nos primeiros três a quatro meses, pode haver nenhum sinal de que algo esteja mal com a gravidez.
Uma Gravidez Molar causa os mesmos sintomas iniciais que uma gravidez normal faz, como um período perdido ou doença matinais. Mas uma Gravidez Molar geralmente causa outros sintomas também. Estes podem incluir:
No entanto, os sinais e sintomas de uma Gravidez Molar podem aparecer e podem incluir:
- Um sentimento incômodo na pélvis;
- Pressão alta;
- Crescimento rápido uterino – o útero é muito grande para o estágio da gravidez;
- Descarga vaginal de tecido que tem forma de uva;
- Tiroide hiperativa (hipertireoidismo);
- Sangramento vaginal;
- Náuseas e vômitos, que podem ser graves;
- Ausência de movimento fetal ou batimentos cardíacos;
- Pré-eclampsia – uma condição que causa alta pressão sanguínea e proteína na urina após 20 semanas de gravidez;
- Anemia
- Hipertireoidismo – uma sobreprodução de hormônios tireoidianos que pode levar a perda de peso e aumento do apetite. Estes incluem sentir-se nervoso ou cansado, com batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e suar muito. Isso geralmente é um sinal de Gravidez Molar.
Tratamento para Gravidez Molar:
Na maioria dos casos, a Gravidez Molar abortará espontaneamente no quarto mês de gravidez. Uma dilatação e curetagem geralmente é realizada alguns dias após o aborto espontâneo para ter certeza de que nenhum tecido molar é deixado no útero.
Se a Gravidez Molar não ocorre espontaneamente, a mulher pode receber uma medicação para desencadear o útero para liberar a gravidez. Se a Gravidez Molar não abortar apesar da medicação administrada, um procedimento chamado aspiração a vácuo pode ser realizado.
Durante o procedimento é administrado um anestésico geral, o colo do útero é aberto e a Gravidez Molar é removida usando um suave instrumento de sucção. O útero é então verificado para garantir que todo o tecido molar tenha sido removido.
Para as mulheres que são mais velhas e não querem mais filhos, uma histerectomia pode ser considerada, pois isso elimina a chance de desenvolver câncer como resultado da Gravidez Molar.