Dicas de Saúde

Gota: o que é, quais as causas, riscos, como prevenir, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 21/07/2017 (atualizado em 27/10/2021)
gota 2

A Gota é caracterizada por ataques súbitos e severos de dor, vermelhidão e sensibilidade nas articulações, muitas vezes a junção na base do dedo adotado. Gota – uma forma complexa de artrite – pode afetar qualquer pessoa. Os homens são mais propensos a obter Gota, mas as mulheres tornam-se cada vez mais suscetíveis à Gota após a menopausa.

Um ataque de Gota pode ocorrer de repente, muitas vezes acordando você no meio da noite com a sensação de que o dedo adiposo está em chamas. A articulação afetada é quente, inchada e tão macia que mesmo o peso da folha pode parecer intolerável. Felizmente, a Gota é tratável, e há maneiras de reduzir o risco de que a Gota se repita.

Causas de Gota:

 A Gota ocorre quando os cristais de urato se acumulam em sua articulação, causando inflamação e dor intensa de um ataque de Gota. Os cristais de Urate podem se formar quando você tem altos níveis de ácido úrico no sangue. Seu corpo produz ácido úrico quando quebra as purinas – substâncias que são encontradas naturalmente no seu corpo, bem como em certos alimentos, como bife, carnes de órgãos e frutos do mar.

Outros alimentos também promovem níveis mais altos de ácido úrico, como bebidas alcoólicas, especialmente cerveja, e bebidas açucaradas com açúcar de frutas (frutose). Normalmente, o ácido úrico dissolve-se no seu sangue e passa pelos rins para a urina. Mas às vezes seu corpo produz muito ácido úrico ou seus rins excretam muito pouco ácido úrico. Quando isso acontece, o ácido úrico pode acumular-se, formando cristais de urato agudos e agudos em uma articulação ou tecido circundante que causam dor, inflamação e inchaço.

Sintomas de Gota:

 Os sinais e sintomas da Gota quase sempre ocorrem de repente – muitas vezes de noite – e sem aviso prévio. Eles incluem:

  • Dor nas articulações intensa. A Gota geralmente afeta a grande articulação do dedo adotado, mas pode ocorrer em seus pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos. A dor provavelmente será mais grave dentro das primeiras quatro a 12 horas após o início.
  • Um desconforto incomum. Após a diminuição da dor mais grave, algum desconforto articular pode durar de alguns dias a algumas semanas. Os ataques posteriores provavelmente durarão mais tempo e afetarão mais articulações.
  • Inflamação e vermelhidão. A articulação ou juntas afetadas tornam-se inchadas, macias, quentes e vermelhas.
  • Gama limitada de movimento. A diminuição da mobilidade articular pode ocorrer à medida que a Gota avança.

Se você tiver dor súbita e intensa em uma articulação, ligue para o seu médico. A Gota que não é tratada pode levar a uma piora da dor e danos nas articulações. Procure cuidados médicos imediatamente se tiver febre e uma articulação é quente e inflamada, o que pode ser um sinal de infecção.

Complicações: 

Pessoas com Gota podem desenvolver condições mais severas, tais como:

  • Gota recorrente. Algumas pessoas podem nunca sentir sinais de Gota e sintomas novamente. Mas outros podem sentir Gota várias vezes ao ano. Os medicamentos podem ajudar a prevenir ataques de Gota em pessoas com Gota recorrente. Se não for tratada, a Gota pode causar erosão e destruição de uma articulação.
  • Gota avançada. A Gota não tratada pode fazer com que depósitos de cristais de urato se formem sob a pele em nódulos chamados tophi (TOE-fie). Tophi pode se desenvolver em várias áreas, como seus dedos, mãos, pés, cotovelos ou tendões de Aquiles ao longo das costas dos tornozelos. Tophi geralmente não é doloroso, mas eles podem ficar inchados e macios durante ataques de Gota.
  • Pedras nos rins. Os cristais de Urate podem se reunir no trato urinário de pessoas com gota, causando cálculos renais. Os medicamentos podem ajudar a reduzir o risco de cálculos renais.

Tratamentos de Gota:

 O tratamento da Gota geralmente envolve medicamentos. Quais medicamentos você e seu médico escolherão serão baseados em sua saúde atual e suas próprias preferências. Os medicamentos para Gota podem ser usados ​​para tratar ataques agudos e prevenir futuros ataques, bem como reduzir o risco de complicações da Gota, como o desenvolvimento de tofitos a partir de depósitos de cristais de urato.

Prevenção de Gota:

 Durante períodos sem sintomas, essas diretrizes dietéticas podem ajudar a proteger contra futuros ataques de Gota :

  • Mantenha a sua ingestão de líquidos elevada. Fique bem hidratado, incluindo muita água. Limite quantas bebidas açucaradas você bebe, especialmente aquelas adoçadas com xarope de milho rico em frutose.
  • Limite ou evite álcool. Converse com seu médico sobre se qualquer quantidade ou tipo de álcool é seguro para você. Evidências recentes sugerem que a cerveja pode ser particularmente provável aumentar o risco de sintomas de Gota, especialmente nos homens.
  • Obtenha sua proteína de produtos lácteos com baixo teor de gordura. Os produtos lácteos com baixo teor de gordura podem realmente ter um efeito protetor contra a Gota, então estas são suas fontes de proteína melhoradas.
  • Limite a ingestão de carne, peixe e aves. Uma pequena quantidade pode ser tolerável, mas preste muita atenção a quais tipos – e quanto – parecem causar problemas para você.
  • Manter um peso corporal desejável. Escolha porções que lhe permitam manter um peso saudável. Perder peso pode diminuir os níveis de ácido úrico em seu corpo. Mas evite o jejum ou perda de peso rápida, pois isso pode aumentar temporariamente os níveis de ácido úrico.
Sair da versão mobile