O Glaucoma é uma doença ocular que pode prejudicar seu nervo óptico. O nervo óptico fornece informações visuais ao seu cérebro de seus olhos. O Glaucoma geralmente é, mas nem sempre, o resultado de uma pressão anormalmente alta dentro do seu olho.
Ao longo do tempo, o aumento da pressão pode prejudicar seu tecido do nervo óptico, o que pode levar a perda de visão ou mesmo a cegueira. Se for apanhado cedo, você poderá prevenir a perda de visão adicional. Então, confira agora Glaucoma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:O que Causa o Glaucoma:
A parte de trás do seu olho faz continuamente um líquido claro chamado humor aquoso. À medida que este fluido é feito, ele enche a parte da frente do seu olho. Então, deixa o seu olho através de canais na córnea e na íris. Se esses canais estão bloqueados ou parcialmente obstruídos, a pressão natural em seu olho, que se chama pressão intra-ocular (PIO), pode aumentar.
À medida que sua PIO aumenta, seu nervo óptico pode ficar danificado. Como o dano ao seu nervo progride, você pode começar a perder a visão em seus olhos. O que causa que a pressão no seu olho aumente nem sempre é conhecida. No entanto, os médicos acreditam que um ou mais desses fatores podem desempenhar um papel importante.
- Dilatação de colírios:
- Drenagem bloqueada ou restrita no seu olho:
- Medicamentos, como corticosteroides:
- Fluxo sanguíneo pobre ou reduzido para o seu nervo óptico:
- Pressão sanguínea alta ou elevada:
Sintomas do Glaucoma:
O tipo mais comum de Glaucoma é o Glaucoma primário de ângulo aberto. Não tem sinais ou sintomas, exceto perda gradual de visão. Por esse motivo, é importante que você faça exames oculares completos para que seu oftalmologista ou especialista em olho possa monitorar qualquer alteração na sua visão.
O Glaucoma de fechamento de ângulo agudo, que também é conhecido como Glaucoma de ângulo estreito, é uma emergência médica. Consulte seu médico imediatamente se você tiver algum dos seguintes sintomas:
- Dores oculares graves:
- náusea:
- Vômito:
- Vermelhidão no seu olho:
- Perturbações repentinas da visão:
- Vendo anéis coloridos em volta das luzes:
- Visão borrada repentina:
Como o Glaucoma é Tratado:
O objetivo do tratamento com Glaucoma é reduzir a PIO para impedir qualquer perda adicional de visão. Normalmente, seu médico começará o tratamento com colírios para prescrição. Se estes não funcionam ou é necessário um tratamento mais avançado, o seu médico pode sugerir um dos seguintes tratamentos:
Medicamentos: Vários medicamentos destinados a reduzir a Glaucoma estão disponíveis. Estes medicamentos estão disponíveis sob a forma de colírios ou pílulas, mas as gotas são mais comuns. Seu médico pode prescrever uma ou uma combinação destes.
Cirurgia: Se um canal bloqueado ou lento está causando o aumento do Glaucoma, seu médico pode sugerir uma cirurgia para fazer um caminho de drenagem para fluidos ou destruir os tecidos que são responsáveis pelo aumento do fluido.