Doenças e Tratamentos

Giardíase: o que é, quais as causas, sintomas, como prevenir e tratamentos

Por Alan Costa, em 21/07/2017 (atualizado em 11/11/2021)
Giardíase

A Giardíase é uma infecção no intestino delgado. É causada por um parasita microscópico chamado Giardia lamblia. A Giardíase se espalha através do contato com pessoas infectadas. Cães e gatos também freqüentemente contratam giardia. Você também pode obter Giardíase comendo alimentos contaminados ou bebendo água contaminada. Giardia pode ser encontrada em todo o mundo, de acordo com os Centers for Disease Control (CDC). No entanto, é mais comum em países em desenvolvimento superlotados que carecem de condições sanitárias e controle de qualidade da água.

Causas da Giardíase:

A Giardíase é causada por um parasita chamado giárdia, que se hospeda nos intestinos de pessoas e animais. Antes dos parasitas microscópicos serem eliminados nas fezes, encasulam-se em cascas duras chamadas de cistos, o que lhes permite sobreviver fora dos intestinos durante meses. Uma vez dentro do hospedeiro, os cistos se dissolvem e os parasitas são liberados.

A infecção ocorre quando você acidentalmente ingere os parasitas. Isso pode ocorrer por ingestão de água contaminada, pela ingestão de alimentos contaminados ou pelo contato pessoa-a-pessoa.

Sintomas da Giardíase:

Os Sintomas da Giardíase podem demorar até 1 mês após a infecção para aparecerem. Muitas vezes, a doença é assintomática (não possui sintomas), e o parasita é eliminado normalmente pelas fezes. Quando a Giardia lamblia não é eliminada, sintomas começam a surgir. Os principais são:

  • Cansaço;
  • Perda de peso;
  • Diarreia aquosa, que pode ser alternada com fezes gordurosas;
  • Inchaço e cólicas abdominais;
  • Eructação com gosto ruim;
  • Náuseas.

Diagnósticos da Giardíase:

Você pode ter que enviar uma ou mais amostras de fezes para testes. Um técnico verificará sua amostra de fezes para parasitas de giardia. Você também pode enviar mais amostras durante o tratamento. Seu médico também pode realizar uma enteroscopia. Este procedimento executa um tubo flexível pela garganta e no intestino delgado para examinar seu trato digestivo e tomar uma amostra de tecido.

Fatores de Risco da Giardíase:

A giárdia é um dos parasitas intestinais mais comum. Embora qualquer pessoa esteja suscetível a uma contaminação, algumas pessoas estão especialmente em risco:

Crianças: A Giardíase é muito mais comum em crianças do que em adultos. As crianças são mais propensas a entrar em contato com fezes, especialmente se usam fraldas, estão aprendendo a usar o banheiro ou frequentam creches e escolas infantis. As pessoas que vivem ou trabalham com crianças pequenas também estão em maior risco de desenvolver a infecção por giárdia

Pessoas sem acesso à água potável: a Giardíase é mais incidente onde o saneamento é inadequado ou a água não é segura para beber. Você está em risco se você viajar para lugares onde a giardíase é comum, especialmente se você não for cuidadoso sobre o que você come e bebe. O risco é maior em áreas rurais ou selvagens

Pessoas que fazem sexo anal: fazer sexo anal sem o uso de preservativo coloca em maior risco de infecção por giárdia, bem como para DSTs.

Tratamentos Para Giardíase:

Na maioria dos casos, a Giardíase eventualmente aclara por conta própria. Seu médico pode prescrever medicamentos se sua infecção for grave ou prolongada. A maioria dos médicos recomendará que você seja tratado com drogas antiparasitárias, em vez de deixá-lo curar por conta própria. Certos antibióticos são comumente usados ​​para tratar a Giardíase:

  • O metronidazol é um antibiótico que pode causar náuseas e deixar um gosto metálico na boca.
  • Tinidazole frequentemente trata a Giardíase em uma única dose e é tão eficaz quanto o metronidazol.
  • Nitazoxanide é uma opção popular para crianças porque está disponível em forma líquida.

A paromomicina tem menor chance de causar defeitos congênitos do que outros antibióticos, embora as mulheres grávidas esperem até o parto antes de tomar qualquer medicação para a Giardíase.

Prevenção da Giardíase:

Existem diversas formas para você evitar a Giardíase, mas você pode diminuir o risco de obtê-la lavando completamente as mãos, especialmente se você trabalha em locais onde os germes se espalham facilmente, como creches.

Lagoas, córregos, rios e outros corpos de água são todas fontes potenciais de giardia. Não engula água se você for nadar em uma dessas. Evite beber água superficial, a menos que tenha sido cozido, tratado com iodo ou filtrado. Traga água engarrafada com você quando você faz caminhadas ou acampar.

Ao viajar em uma região onde ocorre Giardíase, não beba água da torneira. Mesmo se escovar os dentes com água da torneira deve ser evitado. Tenha em mente que a água da torneira também pode estar presente no gelo e outras bebidas. Evite comer produtos locais não cozidos.

Tenha cuidado com as práticas sexuais associadas à disseminação desta infecção, como o sexo anal. Use um preservativo para reduzir a chance de contrair Giardíase.

Sair da versão mobile