Gastrite: o que é, quais as causas, riscos, principais sintomas e tratamentos
A Gastrite é uma doença que causa inflamação, infecção ou até erosão no revestimento estomacal, também conhecido como mucosa. A mucosa do estômago é responsável por produzir ácidos e enzimas que atuam na digestão dos alimentos, quando o revestimento do estômago está inflamado, essa produção de enzimas e ácidos é reduzida, causando desconforto ao paciente. Então, saiba sobre a Gastrite – O que é Causas, Sintomas e Tratamento:
O que é Gastrite:
Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).
Causas da Gastrite:
A Gastrite pode ser causada por ingerir muita bebida alcoólica, uso prolongado de remédios anti inflamatórios não-esteroides, ou infecção por bactéria como a Helicobacter pylori. Algumas vezes a Gastrite desenvolve-se depois de uma grande cirurgia, lesão traumática, queimadura ou infecção grave. Algumas doenças, como anemia perniciosa, doenças autoimunes e refluxo crônico da bile também podem causar Gastrite.
Sintomas de Gastrite:
Gastrite às vezes pode passar desapercebida, mas também pode manifestar alguns sinais. Conheça os principais sintomas de Gastrite:
- Indigestão
- Queimação e azia
- Náuseas
- Vômitos
- Perda de apetite
- Dores abdominais.
Diagnóstico da Gastrite:
Gastrite é diagnosticada através de um ou mais testes:
Endoscopia gastrointestinal superior. O médico insere o endoscópio, um tubo fino contendo uma pequena câmera, através da sua boca (ou as vezes do nariz) e o leva até seu estômago para ver o revestimento estomacal. O médico verificará se há inflamação e pode remover uma pequena amostra do tecido para testes. Esse procedimento de remoção de tecido é chamado de biópsia.
Como tratar a Gastrite:
O tratamento da Gastrite pode ser feito com uma combinação de remédios para proteger o estômago, eliminar a bactéria e adequando a alimentação. O gastroenterologista poderá indicar a toma de antibióticos que eliminam a H. Pylori, durante 7 dias.
Após esse período, se os sintomas ainda estiverem presentes, o médico poderá solicitar uma nova endoscopia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada.
No entanto, a alimentação é uma das partes mais importantes do tratamento para Gastrite e deve ser orientada por um nutricionista.
Deve-se evitar gorduras, frituras, alimentos ácidos e dar preferência aos alimentos moles e fáceis de serem digeridos como frutas cozidas, legumes bem cozidos ou amassados em forma de purê e carnes magras cozidas como peixe ou frango.