Flexão de Pernas Deitado: como fazer corretamente, variações, execução e dicas
Execução
1 – Deite-se de bruços sobre o aparelho e enganche os calcanhares por baixo dos rolos almofadados.
2 – Levante o peso dobrando os joelhos e eleve os calcanhares na direção das nádegas.
3 – Abaixe o peso de volta à posição inicial.
Músculos envolvidos
Primário: Músculos posteriores da coxa
Secundário: Glúteos, músculos da panturrilha
Enfoque anatômico
Posição do corpo: A superfície acolchoada da maioria dos aparelhos tem uma angulação no nível do quadril, o que dobra ligeiramente o torso para frente. Essa posição do corpo inclina a pelve e alonga ligeiramente o torso para frente.
Amplitude de movimento: Dobre os joelhos o máximo possível durante a fase de subida. Interrompa o movimento alguns graus antes da extensão completa na parte baixa do exercício; dessa forma, é mantida a tensão nos músculos posteriores da coxa, sendo ainda minimizada a tensão na articulação do joelho.
Resistência: A resistência é razoavelmente uniforme, mas em muitas das máquinas mais modernas ela é mais baixa na posição inicial, em que os músculos posteriores da coxa estão completamente alongados – e mais vulneráveis a lesões.
Variação
Flexão da perna, sentado: O encosto vertical do aparelho para flexão da perna sentado gera um ângulo de flexão do quadril de 90 graus entre o torso e as coxas. Embora essa posição do corpo permita maior alongamento, também impede a extensão do quadril, necessária para a máxima contração dos músculos posteriores da coxa.
Imagens e explicações retiradas do livro Boydbuilding Anatomy, de Nick Evans.