Escarola ajuda na perda de peso, é bom para digestão, olhos: veja os 10 benefícios
A Escarola é um tipo de Endívia, da mesma família da alface e era consumida pelos antigos romanos, gregos e egípcios. Possui largas folhas verde-escuras, que têm um sabor suave, amargo e textura crocante. Nativa das Índias Orientais; precisa de solo fértil e bem irrigado para ser cultivada. É popular na culinária siciliana.
As folhas exteriores da Escarola têm uma cor mais escura; depois de algumas camadas se revelam num tom ligeiramente mais leve do verde. Com isso, a amargura também diminui significativamente. O que significa que na preparação de um prato se utiliza diferentes camadas da Escarola, a fim de atingir um sabor particular. Isso permite que os chefs de cozinha alcancem uma variedade de sabores usando diferentes camadas da Escarola.
Valor Nutricional da Escarola:
A Escarola é rica em Vitamina A, B2, B5, C e betacaroteno, além de conter fibras e outras substâncias benéficas à nossa saúde. Então, confira Os 10 Benefícios da Escarola Para Saúde:
Benefícios da Escarola:
Benefícios da Escarola Para Combater o Câncer de Próstata: A Escarola possui ricas propriedades de bioflavonoides que protegem contra o câncer próstata e de útero. Bioflavonoides podem bloquear o aparecimento de novos tumores, inibir o crescimento e propagação de tumores existentes.
A Escarola deve ser utilizada na culinária porque é uma potência de nutrição. Apesar do gosto um pouco amargo, são mais nutritivas que alface. E estão disponíveis durante todo o ano e são de baixo custo.
Benefícios da Escarola Para o Bom Funcionamento do Sistema Nervoso: A Escarola possui uma quantidade significativa de ferro que é um nutriente essencial para a formação de células vermelhas do sangue e acabam com a anemia. Ajuda a produzir hemoglobina, que transporta oxigênio por todo o corpo. Elas fornecem folato, necessário para formar o DNA, RNA e para sintetizar certos aminoácidos. O folato também ajuda a prevenir defeitos neurológicos congênitos em mulheres grávidas ou que estão planejando a gravidez.
Benefícios da Escarola Contra a Osteoporose: A Escarola é um alimento rico em cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos, o cálcio também é um nutriente essencial para a formação ao longo da vida, ajudando a prevenir a osteoporose.
Benefícios da Escarola Como Energético Natural: A Escarola é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B que garantem a produção de energia para o corpo, boa para a produção de proteína, carboidratos e metabolismo da gordura.
Benefícios da Escarola Para Saúde Intestinal: A Escarola tem uma substância chamada inulina, um pré-biótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal e protege contra o câncer de cólon. Também promove a melhor absorção de nutrientes e minerais no intestino.
Benefícios da Escarola Para Recuperação Muscular: A Escarola é rica em potássio que atua como controle de pressão e Ph do sangue e contrações musculares após atividades físicas intensas. A Reposição de potássio no corpo ajuda na recuperação muscular.
Benefícios da Escarola Para Cicatrização de Feridas: A Escarola é rica em Vitamina C, que fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, promove a cicatrização de feridas, promove a absorção de ferro, ajuda a prevenir a aterosclerose, reduz o risco de certos tipos de câncer e outras doenças.
Benefícios da Escarola Para Combater os Radicais Livres: Os carotenoides presentes em quantidades significativas na Escarola, são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação de radicais livres, que danificam o DNA.
Benefícios da Escarola Para Saúde dos Olhos: Estudos comprovaram que a Escarola possui ricas fontes de Vitamina A em sua composição. A Vitamina A é essencial para a visão, ajudando a combater males como a Catarata.
Benefícios da Escarola Para Perda de Peso: A Escarola é livre de gordura e pobre em carboidratos e calorias. Por isso, a Escarola é bastante utilizada para enriquecer dietas de emagrecimento. Estudos comprovaram que pessoas que consumiram a Escarola regularmente apresentaram grandes resultamos comparando-as, com aqueles que não a consumiram.