Escabiose: o que é, quais as causas, riscos, principais sintomas e tratamentos
A Escabiose ou sarda é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.
A fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele. Logo após o macho morrer, a fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por um período aproximado de 30 dias. Depois, deposita seus ovos. Quando eles eclodem, liberam as larvas que retornam à superfície da pele para completar seu ciclo evolutivo. Este processo de maturação é de 21 dias.
Importante: animais como gato e cachorro não transmitem a Escabiose humana. A transmissão desse parasita ocorre por meio do contato direto entre os indivíduos e pelo compartilhamento de vestimentas. Esta afecção é comum entre os humanos e não está relacionado à falta de higiene, embora seja mais comum em ambientes de elevada aglomeração e pouco higiênicos.
Este ácaro alimenta-se de queratina, a proteína que compõe a camada externa da pele. Por conseguinte ao acasalamento, a fêmea deposita os ovos (em media seis por fêmea), que eclodem após duas semanas.
Causas da Escabiose:
A Escabiose é causada por um ácaro, Sarcoptes scabiei, que se aloja sob a pele do hospedeiro e ali se reproduz. Os ovos demoram entre 3 a 4 dias para eclodir e as larvas recém-nascidas fazem seu caminho da epiderme até a superfície da pele, onde amadurecem e se espalham para outras áreas do corpo.
Conforme eles se movem, vão deixando para trás as suas fezes, que criam lesões lineares na pele. A doença é resultado de uma reação alérgica contra o ácaro, seus ovos e as fezes, e a Escabiose causa coceiras intensas e borbulhas, como erupções cutâneas.
Sintomas da Escabiose:
Após entrar em contato com a Escabiose, caso nunca tenha passado pela doença antes, os sintomas da Escabiose podem demorar até 6 semanas para aparecerem. Caso o indivíduo já tenha tido a doença antes, os sintomas podem surgir em até 4 dias. Os sinais e sintomas mais comuns da Escabiose são:
- Presença de pápulas e lesões, como pontinhos ou bolinhas com relevo, que surgem principalmente nas dobras da pele;
- Coceira, geralmente intensa e que piora no período noturno.
As áreas mais comuns para surgir as pápulas são:
- Dedos das mãos e pés;
- Cintura;
- Em homens, podem surgir na região genital;
- Cotovelos;
- Punhos;
- Em mulheres, podem aparecer também nos seios.
- Axilas;
- Parte inferior das nádegas.
Tratamento da Escabiose
O tratamento da Escabiose é feito com a aplicação de um creme contendo permetrina, peróxido de benzoíla ou ivermectina em todo o corpo, da linha do nariz para baixo, por cerca de 3 dias consecutivos.
Após 7 ou 10 dias, deve-se realizar um novo tratamento que também deverá durar cerca de 3 dias, para eliminar possíveis ovos que não tenham eclodido durante a primeira fase do tratamento. A limpeza normal das roupas é suficiente para eliminar o ácaro, mas os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada também devem ser tratados.