Enxaqueca: o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos
A Enxaqueca é ruim e afeta milhares de brasileiros diariamente. Sabemos que o mal crônico ainda não tem cura e ainda não tem cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a pessoa a conviver com o problema. Então veja saiba tudo sobre Enxaqueca – O que é Causas, Sintomas e Tratamento:
O que é Enxaqueca:
A Enxaqueca é uma dor de cabeça forte e constante, que dura de quatro a 72 horas, sendo conhecida por ser uma dor latejante e mais intensa em um lado do crânio do que de outro. De tão poderosa que essa dor é a pessoa costuma sentir náuseas e muita sensibilidade à luz e ao barulho. Veja abaixo, ficar com a luz acesa, se alimentar direito e estar em um ambiente de barulho pode te prejudicar.
Sintomas da Enxaqueca:
Durante a Enxaqueca, o sistema nervoso no corpo é estimulado, componente que é muitas vezes visto como a parte que controla as respostas primitivas de estresse e dor, a chamada resposta de “luta ou fuga” do organismo. Por exemplo, o aumento da atividade do sistema nervoso no intestino provoca náuseas, vômitos e diarreia, além disso, ela também retarda o esvaziamento do estômago para o intestino delgado e, portanto, impede a entrada de medicamentos via oral no intestino de serem absorvidos.
O aumento da atividade do sistema nervoso também minimiza a circulação de sangue, fazendo com que a pele fique pálida e as mãos e pés fiquem gelados.
As crises de Enxaqueca geralmente estão relacionadas a uma dor profunda e latejante, que podem ocorrer na testa, ao redor dos olhos, ou na parte traseira da cabeça.
- Sensibilidade à luz e som.
- Sonolência
- Irritação
- Cansaço
- Depressão ou euforia
- Sede abundante, retenção de líquidos, e elevação do volume de urina.
- Constipação ou diarreia
- Letargia
- Vontade de comer alimentos doces ou salgados.
Tratamento de Enxaqueca:
Antes de iniciar o tratamento para Enxaqueca, é necessário saber se o diagnóstico está correto e qual o fator desencadeante dela. No geral, o melhor é evitar esses desencadeantes e tomar o medicamento indicado pelo médico quando uma crise aparecer. Os medicamentos para prevenção da Enxaqueca incluem neuromoduladores, betabloqueadores, antidepressivos, antivertiginosos. A indicação, no entanto, dependerá de cada caso. Os medicamentos mais usados para o tratamento de Enxaqueca são:
- Flanax
- Flancox
- Ibupril (cápsula)
- Ibupril 400mg
- Amato
- Buscofem
- Cefalu
- Naproxeno
- Naramig
- Nululento
- cefálico
- Cinarizina
- Deocil
- Depakote
- Dorflex
- Doril
- Lisador
Diagnóstico da Enxaqueca:
A Enxaqueca é diagnosticada quando os sintomas citados no tópico anterior estão presentes. O problema pode começar na infância até a idade adulta mais cedo e também está relacionado à causa genética.
Segundo os critérios diagnósticos criados pela Sociedade Internacional de Cefaleia, a Enxaqueca existe quando um indivíduo tem sofrido de cinco ou mais episódios de dor de cabeça com duração de 4 a 72 horas.