Os tomates têm malefícios, e alguns deles podem ser sérios. Embora o fruto seja parte integrante da nossa dieta diária, é importante conhecer os seus efeitos negativos.
Cientificamente chamado Solanum lycopersicum, o tomate pertence à família das Solanáceas. Os tomates se originaram nas Américas Central e do Sul. No México, eles foram usados pela primeira vez como alimentos e, eventualmente, se espalharam por todo o mundo.
Hoje, o tomate é consumido de diversas maneiras: cru, cozido e como ingrediente em vários pratos, molhos, bebidas e saladas.
Mas agora vem a grande questão: Por que os tomates podem ser ruins para você ?
Embora os tomates geralmente sejam seguros para o consumo, eles podem causar complicações em algumas pessoas. Alguns dos problemas que os tomates podem causar incluem refluxo ácido, efeitos de intolerância, dores musculares, etc.
Até mesmo a folha da planta de tomate pode ser insegura. Em grandes quantidades, pode causar vômitos, tonturas, dor de cabeça e, em casos graves, até a morte.
Outro fator importante que contribui para este lado escuro dos tomates é o licopeno, o mesmo composto que, surpreendentemente, também é responsável por seus benefícios.
O licopeno é seguro na maioria dos casos. Mas os suplementos de licopeno podem não ser seguros durante a gravidez. O licopeno também pode agravar os sintomas do câncer de próstata.
O licopeno deve ser usado com cautela por pacientes com úlceras no estômago e outros problemas de estômago. O composto também pode causar baixa pressão arterial.
Indivíduos com medicação para reduzir a pressão arterial devem permanecer longe do licopeno.
O licopeno também pode aumentar o risco de sangramento e deve ser evitado por pessoas com distúrbios hemorrágicos.
Outros efeitos colaterais relacionados ao consumo de licopeno são dor torácica, acumulação de gordura sob a pele, indigestão e piscações de calor.
Constatou-se que o licopeno interage com certos agentes de quimioterapia contra o câncer. Portanto, indivíduos em tratamento de câncer devem ter cautela.
E agora, para os efeitos colaterais, em detalhes. Então, confira Os 12 malefícios do Tomate:
Malefícios do Tomate:
Refluxo Ácido / Azia: Os tomates são altamente ácidos, o que os torna susceptíveis à azia. Os tomates são embalados com ácidos málico e cítrico e podem fazer com que o estômago produza ácido gástrico excessivo (que é responsável pela degradação dos alimentos).
Quando o volume do ácido aumenta, o fluido volta forçadamente pelo esôfago, causando os sintomas. Na verdade, até mesmo cozinhar tomates pode não ser de grande ajuda.
Tomates e molho de tomate também são listados como um par de alimentos que podem desencadear um refluxo.
Os tomates também podem piorar os sintomas da DRGE (doença do refluxo gastroesofágico). De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, é melhor evitar alimentos ácidos como os tomates para evitar sintomas de refluxo ácido.
Alergias e Infecções: Os sintomas de uma alergia ao tomate geralmente ocorrem imediatamente após o consumo da fruta. Estes incluem urticária, erupções cutâneas, eczema, tosse, espirros, sensação de coceira na garganta e inchaço do rosto, boca e língua.
De acordo com um estudo polonês, os tomates contêm um composto chamado histamina que pode causar certas reações alérgicas.
Os tomates também podem causar dermatite de contato alérgica onde sua pele fica gravemente comichosa e inchada após tocar a fruta. Os tomates também podem provocar coceira nos lábios. Outra reação alérgica dos tomates é um remendo vermelho ao redor das sobrancelhas e das pálpebras.
Problemas Renais: Este é um dos Efeitos Colaterais do Tomate. De acordo com um relatório publicado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, indivíduos com doença renal crônicas avançadas devem limitar o consumo de potássio, e os tomates são ricos em minerais. Pessoas com problemas renais graves também devem limitar o consumo de tomate, pois eles contêm muita água.
Os altos níveis de potássio no sangue, que é uma das causas da doença renal, podem ser tratados evitando tomates ou molho de tomate ou qualquer coisa derivada do tomate. O molho de tomate também é rico em oxalato, o que é outro motivo pelo qual os indivíduos suscetíveis devem afastar-se disso.
Síndrome do Intestino Irritável: Os tomates, devido às suas peles e sementes, podem ser um motivo para a síndrome do intestino irritável. E caso já tenha sofrido da Síndrome do Intestino irritável, os tomates tambéPm podem desencadear inchaço. Os tomates também são um dos alérgenos alimentares mais comuns que podem causar problemas intestinais.
Diarreia: A diarreia pode ocorrer em indivíduos que sofrem de intolerância ao tomateiro.
De acordo com um relatório publicado pela Universidade de Longwood, os tomates são gordurosos e ácidos e devem ser evitados durante a diarreia. E de acordo com outro relatório da Universidade de Minnesota, o tomate pode ser a fonte de um organismo chamado salmonela, que causa diarreia.
Sódio Excessivo: Este é um dos Efeitos Colaterais do Tomate. Escolha molho de tomate com versões mais baixas em sódio, pois a maioria dos molhos tem um alto teor de sódio.
Até mesmo a sopa de tomate pode ter muito de sódio. Apenas um copo da sopa pode conter entre 700 a 1,260 mg de sódio. Os tomates enlatados podem conter 220 mg de sódio para cada meia xícara.
Licopenodermia: Sabemos que os tomates são excelentes fontes de licopeno. Isso também pode ser uma falha. O consumo excessivo de licopeno pode causar a licopenodermia, que é a coloração da pele profunda. Isso pode não ser uma ameaça para a saúde, mas certamente não é muito atraente para ser olhado.
A licopenodermia também pode ocorrer com o consumo excessivo de suplementos de licopeno. Mas não se preocupe – a condição é reversível.
Problemas Urinários: Alimentos ácidos, como os tomates, podem irritar a bexiga e resultar em incontinência urinária. Os tomates também podem causar sintomas da bexiga e, em certos casos, cistite (sensação de queimação na bexiga).
Doenças do Corpo: Este é um dos Efeitos Colaterais do Tomate. Quando o sistema imunológico no corpo reage às proteínas nos tomates, um composto chamado histamina (já falamos sobre isso) é liberado nos tecidos. Este composto pode causar dores de inchaço e juntas.
Os tomates também contêm um alcalóide chamado solanina, que acumula cálcio nos tecidos e causa inflamação.
Consumir tomates também pode aumentar os níveis de ácido úrico e isso pode levar à gota. Os tomates também podem desencadear problemas de artrite em algumas pessoas, causando dor.
Problemas Respiratórios: As pessoas alérgicas aos tomates podem ter dificuldade em respirar.
Também podemos acusar os tomates de serem propícios ao desenvolvimento de mofo e os mofos, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, podem causar alergias e problemas respiratórios.
Enxaqueca: Os tomates são conhecidos por desencadear enxaquecas. De acordo com especialistas, pode-se evitar enxaquecas em 40% simplesmente fazendo algumas mudanças na dieta.
De acordo com um estudo iraniano, o tomate é um poderoso desencadeador de enxaqueca.
Dor de Estomago Aguda: Este é um dos Efeitos Colaterais do Tomate. Uma vez que os tomates são altamente ácidas, eles podem causar dor de estômago aguda caso esteja sofrendo de refluxo ácido ou azia.
Os tomates também podem fazer com que o estômago produza mais ácido, o que pode causar um transtorno gastrointestinal agudo.
Esses efeitos colaterais simplesmente nos dizem que devemos ter cuidado e não consumir tomates em excesso. Mas isso não é tudo há outro grupo de pessoas que, neste aspecto, devem praticar cautela mais do que qualquer outra pessoa.
Mulheres Grávidas e Amamentando: Em quantidades regulares, os tomates são seguros para mulheres grávidas e em amamentação. No entanto, não há evidências suficientes quando se trata de grandes quantidades. A melhor recomendação é conversar com seu médico sobre esse assunto.
O tomate, especialmente o molho, tem um sabor forte e pode entrar no leite materno. Isso pode fazer com que o bebê fique irritado.