Doenças e Tratamentos

Eczema: o que é, quais as causas, riscos, principais sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 19/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
Eczema

A Eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão, podendo ser causado por uma alergia. Esta doença de pele não tem cura mas pode ser controlada com o tratamento indicado pelo dermatologista.

Esta alteração pode afetar indivíduos de todas as idades, mas são mais frequentes nas crianças e nos profissionais da saúde que tendem a lavar as mãos com sabonete anti-séptico com muita frequência, o que pode machucar a pele. Então, confira agora Eczema – O que é, Causas Sintomas e Tratamentos:

O que é Eczema:

 Processo crônico ou agudo de inflamação da pele, o Eczema apresenta-se em manchas avermelhadas com pequenas bolhas e, apesar de prevalecer em algumas partes do corpo, como nas mãos e no rosto, a doença também pode se apresentar no corpo todo. Mesmo sendo considerada como uma desordem genética, o Eczema não é contagioso.

Quando se tem um Eczema, os óleos que nossa pele produz não são suficientes e, por isso, a pele torna-se seca, dura e pode apresentar algumas crostas e coceiras também, o que acaba confundindo com outras doenças que apresentam sintomas parecidos.

Quais são as Causas do Eczema:

 As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que o fator genético influencia no tipo atópico e substâncias irritantes influenciam no tipo de contato. As pessoas predispostas a essa doença acabam sofrendo com a inflamação da pele e precisam se adaptar a convivência com essa situação que desencadeia sem mais nem menos. Alguns casos são mais controláveis que outros, mas o devido tratamento ajuda a espaçar as crises e a minimizar os sintomas.

Os Sintomas do Eczema: 

Os sintomas da doença variam de acordo com o seu tipo (contato ou atópico) e da sua frequência (agudo ou crônico). Alguns sinais da doença são:

  • Vermelhidão:
  • Coceira:
  • Bolhas:
  • Inchaço:
  • Descamação:
  • Crostas:
  • Feridas:
  • Após inúmeras coceiras, a pele pode se tornar escura e grossa:

Tratamento Para Eczema: 

O tratamento para Eczema pode ser feito com uso de um remédio antialérgico para acalmar a coceira e facilitar o sono, pomada ou creme com remédios corticoides, como a hidrocortisona e antibióticos para infecções bacterianas. Durante o tratamento é importante manter a pele hidratada, pois a pele ressecada é um dos fatores de risco para a piora dos sintomas. Quando as prescrições são necessárias para controlar os sintomas de Eczema, os tratamentos normalmente incluem uma combinação de:

Cremes: Estes são usados para adicionar mais umidade à pele seca.

Sabonetes e Shampoos Para Pele Sensível: Porque muitos produtos de beleza e limpeza contêm aromas sintéticos irritantes e aditivos que pioram os sintomas de Eczema.

Sair da versão mobile