A Doença de Parkinson é uma doença progressiva do sistema nervoso que afeta o movimento. Desenvolve-se gradualmente, às vezes começando com um tremor quase notável em uma só mão. Mas enquanto um tremor pode ser o sinal mais conhecido de Doença de Parkinson, a desordem também geralmente causa rigidez ou desaceleração do movimento. Nos estágios iniciais da Doença de Parkinson, seu rosto pode mostrar pouca ou nenhuma expressão, ou seus braços podem não balançar quando você anda. Seu discurso pode tornar-se macio ou arrasado.
Os sintomas da Doença de Parkinson pioram à medida que sua condição progride ao longo do tempo. Embora a Doença de Parkinson não possa ser curada, os medicamentos podem melhorar consideravelmente seus sintomas. Em casos ocasionais, seu médico pode sugerir cirurgia para regular determinadas regiões do seu cérebro e melhorar seus sintomas.
Causas de Doença de Parkinson:
A Doença de Parkinson é causada por uma perda de células nervosas em parte do cérebro chamada substância negra. Isso leva a uma redução em um químico chamado dopamina no cérebro. A dopamina desempenha um papel vital na regulação do movimento do corpo. A redução da dopamina é responsável por muitos dos sintomas da Doença de Parkinson. Exatamente o que causa a perda de células nervosas não é claro. A maioria dos especialistas pensa que uma combinação de fatores genéticos e ambientais é responsável.
Sintomas de Doença de Parkinson:
A Doença de Parkinson é uma condição em que partes do cérebro se tornam progressivamente danificadas ao longo de muitos anos. Os três principais sintomas da Doença de Parkinson são:
- Agitação involuntária de partes específicas do corpo (tremor)
- Movimento lento
- Músculos rígidos e inflexíveis
Uma pessoa com Doença de Parkinson também pode experimentar uma ampla gama de outros sintomas físicos e psicológicos, incluindo:
- Depressão e ansiedade
- Problemas de equilíbrio – isso pode aumentar a chance de uma queda
- Perda de sentido do sono (anosmis)
- Problemas para dormir (insônia)
- Problemas de memória
Consulte o seu médico se tiver algum dos sintomas associados à Doença de Parkinson – não apenas para diagnosticar a sua condição, mas também para excluir outras causas dos seus sintomas.
Tratamentos de Doença de Parkinson:
Embora atualmente não haja cura para a Doença de Parkinson, os tratamentos estão disponíveis para ajudar a reduzir os principais sintomas e manter a qualidade de vida o maior tempo possível. Esses incluem:
- Tratamentos de suporte – como fisioterapia e terapia ocupacional
- Medicação
- Em alguns casos, cirurgia cerebral
Você pode não precisar de nenhum tratamento durante os estágios iniciais da Doença de Parkinson, pois os sintomas geralmente são leves. No entanto, você pode precisar de compromissos regulares com seu especialista para que sua condição possa ser monitorada.