Disfunção Erétil: o que é, quais as causas, riscos, sintomas e tratamentos
A Disfunção Erétil é importante destacar que eventuais disfunções eréteis não devem ser motivo de preocupação para os homens. No entanto, quando recorrente, o problema se torna responsável por gerar dificuldades como baixa autoestima e estresse, além de prejudicar a intimidade sexual e o relacionamento do casal.
O que é Disfunção Erétil:
A Disfunção Erétil (impotência) é a incapacidade de obter e manter uma ereção firme o suficiente para o sexo. Ter problemas de ereção de tempos em tempos não é necessariamente motivo de preocupação. Se a Disfunção Erétil é um problema contínuo, no entanto, isso pode causar estresse, afetar sua autoconfiança e contribuir com problemas de relacionamento. Problemas para obter ou manter uma ereção também podem ser um sinal de uma condição de saúde subjacente que precisa de tratamento e um fator de risco para doença cardíaca.
Se você está preocupado com a Disfunção Erétil, fale com seu médico – mesmo se você estiver envergonhado. Às vezes, tratar uma condição subjacente é suficiente para reverter a Disfunção Erétil. Em outros casos, medicamentos ou outros tratamentos diretos podem ser necessários.
Causas da Disfunção Erétil:
Excitação sexual masculina é um processo complexo que envolve o cérebro, hormônios, emoções, nervos, músculos e vasos sanguíneos. A disfunção eréctil pode resultar de um problema com qualquer um destes. Da mesma forma, estresse e saúde mental preocupações podem causar ou agravar a disfunção eréctil.
Às vezes, uma combinação de problemas físicos e psicológicos faz com que a disfunção eréctil. Por exemplo, uma condição física menor que retarda a sua resposta sexual pode causar ansiedade sobre como manter uma ereção. A ansiedade resultante pode causar ou agravar a disfunção eréctil.
Em muitos casos, a Disfunção Erétil é causada por algo físico. As causas mais comuns incluem:
- Doença cardíaca
- vasos sanguíneos obstruídos (aterosclerose)
- Colesterol alto
- Pressão alta
- Diabetes
- Obesidade
- síndrome metabólica – uma condição que envolve o aumento da pressão sanguínea, os níveis elevados de insulina, a gordura corporal em torno da cintura e colesterol
- elevado
- Mal de Parkinson
- Esclerose múltipla
- Certos medicamentos de prescrição
- O uso do tabaco
- A doença de Peyronie – desenvolvimento de tecido cicatricial no interior do pénis
- Alcoolismo e outras formas de abuso de substâncias
- Distúrbios do sono
- Tratamentos para o cancro da próstata ou hiperplasia prostática
- Cirurgias ou lesões que afetam a região pélvica ou da medula espinhal
- causas psicológicas da disfunção eréctil
O cérebro desempenha um papel fundamental no desencadeamento da série de eventos físicos que causam uma ereção, começando com sentimentos de excitação sexual. Um certo número de coisas pode interferir com sentimentos sexuais e causar ou agravar a disfunção eréctil. Esses incluem:
- Depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental,
- Estresse
- problemas de relacionamento devido ao estresse, má comunicação ou outras preocupações
- Fatores de risco
Conforme você envelhece, ereções pode levar mais tempo para desenvolver e pode não ser tão firme. Você pode precisar de contato mais direto para o seu pénis para obter e manter uma ereção.
Fatores de Risco da Disfunção Erétil:
Vários factores de risco podem contribuir para a disfunção eréctil, incluindo:
- Condições médicas, particularmente diabetes ou doenças cardíacas
- O uso de tabaco, o que restringe o fluxo de sangue para as artérias e veias, podem – ao longo do tempo – causar doenças crónicas que conduzem a disfunção eréctil
- Estar acima do peso, especialmente se você é obeso
- Certos tratamentos médicos, tais como cirurgia da próstata ou o tratamento de radiação para o cancro
- Lesões, particularmente se eles danificar os nervos ou artérias que controlam erecções
- Medicamentos, incluindo antidepressivos, anti-histamínicos e medicamentos para o tratamento de condições de pressão arterial elevada, dor ou da próstata
- Condições psicológicas, como estresse, ansiedade ou depressão
- Uso de drogas e álcool, especialmente se você é um usuário de drogas a longo prazo ou bebedor pesado
- complicações
Complicações resultantes da disfunção eréctil pode incluir:
- Uma vida sexual insatisfatória
- Estresse ou ansiedade
- Embaraço ou baixa auto-estima
- problemas de relacionamento
- A incapacidade de obter a sua companheira grávida
Sintomas da Disfunção Erétil:
Estas dificuldades do pênis ficar duro podem indicar que você possui algum grau de Disfunção Erétil.
Este problema pode acontecer com qualquer homem ao longo da sua vida, salientando que eventualmente você pode não ter ereção, mas que isso precisa acontecer com certa freqüência para que você seja considerado impotente.
Este problema é mais comum após os 40 anos, sendo que após esta idade cerca de 50% dos homens vão apresentar algum grau de Disfunção Erétil.
As causas de impotência são inúmeras, e a gente pode dividir em 2 grupos: psicogênicas e orgânicas.
Tratamentos da Disfunção Erétil:
Para muitos homens, um exame físico e responder perguntas (história médica) são tudo que é necessário para um médico para diagnosticar a Disfunção Erétil e recomendar um tratamento. Se você tem condições crônicas de saúde ou o seu médico suspeita que uma doença subjacente pode estar envolvido, pode ser necessário mais testes ou uma consulta com um especialista.
Os testes de condições subjacentes podem incluir:
- Exame físico. Isto pode incluir um exame cuidadoso do seu pênis e testículos e verificando seus nervos para a sensação.
- Exames de sangue. Uma amostra de seu sangue pode ser enviado para um laboratório para verificar se há sinais de doença cardíaca, diabetes, níveis baixos de testosterona e de outras condições de saúde.
- Os testes de urina (análise de urina). Como exames de sangue, testes de urina são usados para procurar sinais de diabetes e outros problemas de saúde subjacentes.
- Ultra-som. Este teste é geralmente realizada por um especialista em um escritório. Ele envolve o uso de um dispositivo wandlike (transdutor) realizada ao longo dos vasos
- sanguíneos que fornecem o pênis. Ele cria uma imagem de vídeo para deixar o seu médico ver se você tem problemas de fluxo de sangue.
Este teste é feito às vezes em combinação com uma injeção de medicamentos para o pênis para estimular o fluxo de sangue e produzir uma ereção.
Exame psicológico: O seu médico pode fazer perguntas para triagem de depressão e outras causas psicológicas possíveis de Disfunção Erétil.
A primeira coisa que o médico vai fazer é ter certeza de que você está recebendo o tratamento certo para quaisquer condições de saúde que poderiam estar causando ou agravando a sua Disfunção Erétil.
Dependendo da causa e da gravidade de sua Disfunção Erétil e quaisquer condições de saúde subjacentes, você pode ter várias opções de tratamento. O seu médico pode explicar os riscos e benefícios de cada tratamento e irá considerar as suas preferências. preferências do seu parceiro também pode desempenhar um papel em suas escolhas de tratamento.