O principal objetivo de uma dieta funcional é promover uma reestruturação orgânica, expulsando do dia a dia hábitos nocivos à saúde, como o excesso de ingredientes gordurosos e industrializados, e favorecendo o consumo de alimentos ricos em nutrientes de forma saudável e equilibrada.
Essa dieta prioriza o consumo de alimentos orgânicos, antioxidantes, desintoxicantes e ricos em fibras e gorduras monoinsaturadas. Definitivamente, são excluídos aqueles que contenham glúten, bebidas alcoólicas, industrializados, processados e com ‘realçadores’ de sabor”. Além disso, As mudanças de hábitos têm como finalidade, além de favorecer a perda de peso, trazer ema serie de vantagens ao organismo e combater doenças.
A dieta funcional consiste em adicionar à rotina do paciente alimentos que apresentam alto valor nutritivo e que contenham também diversos benefícios relacionados à redução do risco de doenças, como câncer e Diabetes, além da melhora no sistema imunológico. O cardápio preconiza o equilíbrio e não visa somente as calorias. Então, Conheça alguns dos principais alimentos que devem ser priorizados nesse tipo de dieta e o por que de eles fazerem tão bem a saúde.
Dieta Funcional:
Noz: As Nozes são um alimento pequeno e poderoso, rico em nutrientes como Vitamina E, um eficiente antioxidante. Além disso, possui Vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, Cobre, Cálcio e Magnésio. As nozes são ricas em uma gordura graxa “do bem“ (ômega 3), que fortalece a memoria e a saúde do cérebro, evitando doenças neurodegenerativa, como Alzheimer e Parkison. Por ser rica em fibras solúveis, também combate o Diabetes tipo 2.
Tomate: A grande vantagem do Tomate é o alto teor de licopeno presente no alimento. Essa substância é anticancerígena prevenindo especialmente o câncer de próstata. Além disso, o vegetal tem vários fitonutrientes, como as Vitamina A, Vitamina B9 e Vitamina C, e os sais minerais, como Cálcio, Fósforo, Magnésio e Potássio. O tomate é muito pouco calórico e sua ação antioxidante combate o envelhecimento precoce e também protege o sistema cardiovascular.
Folhas verdes: A Acelga, Couve, Espinafre, Agrião, Alface, almeirão, chicória, endívia, escarola, Rúcula… São inúmeras as verduras de cor verde que podem e devem ser adicionadas à dieta das mais diferentes formas: nas saladas, refogadas, cozidas, em sucos etc. Todas possuem a mesma coloração devido à presença da clorofila que, além de ajudar (e muito) no emagrecimento, atua no sistema imunológico, aumentando o numero de anticorpos e evitando o envelhecimento das células.
Além disso, reduz a retenção dos líquidos no corpo, aumenta a contagem sanguínea, fornece ferro para todos os órgãos, revitaliza o sistema vascular e reduz a taxa de açúcar no sangue. São alimentos essenciais no prato de quem quer prevenir doenças como diabetes, Prisão de ventre e gastrite.
Frutas Cítricas: As frutas Cítricas trazem incontáveis benefícios, principalmente para a formação e para a manutenção da saúde das células. Todas elas, como a Laranja e o Abacaxi, são ricas em Vitamina C, que é um componente fundamental na formação do colágeno, por exemplo, uma proteína que dá elasticidade à pele. Essa vitamina também garante o fortalecimento do sistema imunológico, sendo essencial na hora de evitar doenças, desde as mais simples, como Gripes e resfriados, ate as mais graves, como a Anemia.
Chá Verde: O principal atributo da bebida é ajudar a perder peso, já que tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, levando o organismo a queimar mais energia, a facilitar a digestão, a ajudar a regular o intestino e a combater a retenção de líquidos. Além disso, a bebida é rica em antioxidantes, substância que retarda o envelhecimento precoce, reduzem o colesterol ruim (LDL), fortalecem a saúde do coração e ajudam a evitar uma serie de tumores. A cafeína presente no chá também estimula a concentração mental. A indicação é consumi-lo principalmente no café da manhã.
Uva: Conhecida como melhor amiga do coração, a fruta fornece energia instantânea por sua quantidade de carboidratos. Apesar disso, é um alimento pouco calórico (cada 100g possui apenas 70 calorias). A Uva também é uma excelente fonte de Vitamina C, Vitamina K e Vitamina E, Ferro, Magnésio, cálcio, fósforo, Potássio e Zinco. A fruta aumenta a quantidade de ácido nítrico no sangue, o que ajuda a reduzir a coagulação do sangue. Ela é rica em antioxidantes, que ajudam na redução do processo de oxidação do mau colesterol (LDL). Os flavonoides existentes no alimento protegem as paredes das artérias de danos, o que leva a uva a combater problemas como aneurisma. Por fim também ajuda a livrar o corpo de toxinas.
Leite Fermentado: Esse alimento possui muito lactobacilos, que são bactérias anaeróbicas, capazes de proteger o organismo. Esses “bichinhos” cuidam da mucosa gastrointestinal, já que estimulam a absorção de nutrientes e colocam o intestino para trabalhar em dia. Os lactobacilos conseguem converter lactose e outros açucares simples em ácido láctico, que ajuda a inibir o crescimento das bactérias nocivas à saúde.
Gengibre: A raiz, além de ser um emagrecedor natural poderoso, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo com eficácia gripes e resfriados, além de ajudar a aliviar Dores de Garganta e Cólicas. O Gengibre também age como um acelerador do metabolismo e protege o organismo de fungos e bactérias. além disso, O alimento ainda melhora a saúde cardiovascular, pois estimula o fluxo do sangue nas artérias, prevenindo coágulos, assim como a aspirina, porem, sem os efeitos colaterais da medicação.