Diarreia : o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos
A diarreia é um problema tão comum, que todo mundo, ao longo da vida, vai ser acometido por ela diversas vezes. A maioria das pessoas apresenta pelo menos um quadro diarreico por ano, não sendo incomum, porém, pessoas que apresentam 2 a 5 episódios anuais de diarreia. Então, veja tudo sobre a Diarreia – O que é, Causas Sintomas e Tratamento:
O que é uma Diarreia:
a Diarreia é um desregulamento do intestino que provoca frequentes evacuações de aspecto aquoso, dores de barriga e cansaço. Ela pode ser causada por diversos fatores como aumento excessivo da flora intestinal, efeito colateral de medicamentos, infecções por vírus ou bactérias (diarreia infecciosa) ou intolerância à lactose.
Causas da Diarreia:
Há muitas causas diferentes, dependendo do tempo de duração da Diarreia ( Algumas causas e características da Diarreia).
- Infecção por vírus, bactérias ou parasitas (Gastroenterite — Gastroenterite)
- Intoxicação alimentar
- Efeitos colaterais de medicamentos
- As causas mais comuns de Diarreia crônica (duração de mais de quatro semanas) são
- Síndrome do intestino irritável
- Doença inflamatória intestinal
- Efeitos colaterais de medicamentos
- Má absorção
Sintomas da Diarreia:
Os sintomas da Diarreia costumam ser os mesmos, embora variem de intensidade. O principal sinal da doença é a presença de fezes líquidas na evacuação. Além disso o paciente também pode manifestar dores na região abdominal e uma vontade constante de ir ao banheiro.
Fatores de Risco:
Por ser uma doença muito comum, qualquer pessoa pode apresentar Diarreia. Não importa o gênero nem a idade. Entretanto, alguns comportamentos de risco podem levar ao surgimento da Diarreia.
- Aprenda como evitar a Diarreia no verão
- Ingerir água e alimentos contaminados com fezes humanas ou animais
- Viajar para países que não tenham bom saneamento de água
- Consumo exacerbado de cafeína
- Consumo exacerbado de álcool
- Fumo.
Tratamentos Para a Diarreia:
Durante a Diarreia, é muito importante beber muito líquido (ler em bons conselhos) para prevenir a perda de água. Alguns medicamentos podem ajudá-lo a melhorar os sintomas mais rápidos.
- Diminuidores do Transito Intestinal: medicamentos à base de loperamida. Esses medicamentos não podem ser tomados por muito tempo (2 dias no máximo), exceto em casos de recomendação médica, uma vez que estes são constipadores (o objetivo) e consequentemente mantêm substâncias patogênicas que devem ser eliminadas. O uso de medicamentos contendo loperamina não é aconselhável durante a Diarreia causada por efeitos colaterais de medicamentos(por exemplo, causada por um antibiótico).
- Adsorvente dos Agentes Infecciosos: medicamentos a base de carvão tem a função de adsorver substâncias tóxicas (geralmente liberadas por bactérias) para o sistema gastrointestinal, são necessários em caso de Gastroenterite. Antidiarreicos de origem microbiana para restaurar a flora intestinal À base de bactérias lácteas, para reconstituir a flora intestinal.