A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma doença da pele bastante comum e de pouca gravidade. Esta forma de dermatite seborreica é uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas.
A dermatite seborreica não afeta a sua saúde de forma relevante, mas pode ser desconfortável, devido à coceira, e causa constrangimento quando as lesões se desenvolvem em partes visíveis do corpo, como no caso da dermatite seborreica no rosto. Então, confira Dermatite Seborreica – O que é, Causas e Tratamentos.
Sintomas da Dermatite Seborreica:
A dermatite seborreica se caracteriza por um rash avermelhado na pele, geralmente em placas ou crostas, associado à coceira e descamação da pele. A descamação pode gerar caspa no couro cabeludo, nas sobrancelhas, barba e outras regiões com pelos, como a região torácica nos homens.
As lesões do couro cabeludo podem ultrapassar os limites do cabelo, tornando-se visíveis, apresentando-se como crostas ou placas ligeiramente elevadas, cor de salmão e com descamações amareladas ou prateada. Pode haver queda de cabelo, que costuma regredir com o tratamento.
A dermatite seborreica no rosto costuma surgir na testa, sobrancelhas, cílios, atras da orelha, região da barba e ao redor dos sulcos do nariz e da boca. O acometimento ao redor dos olhos favorece o desenvolvimento de blefarite e terço
Causas da Dermatite Seborreica:
As causas exatas da dermatite seborreia ainda não são conhecidas. Parece ser uma combinação de vários fatores, tais como:
- Tendência individual (tipo de pele)
- Estresse
- Um fungo (Pityrosporum ovale) que vive normalmente na pele
- Certas condições médicas e medicamentos
- Tempo frio e seco.
No entanto, sabe-se que a dermatite seborreica não é causada por uma alergia ou falta de higiene.
Tratamento Para Dermatite Seborreica:
Não existe cura para dermatite seborreica. Porém, a tratamentos e a doença pode ser controlada de forma a quase não causar incômodo ao paciente. Os casos leves, somente com caspa no couro cabeludo, podem ser controlados apenas com shampoo anti-caspa . Há vários tipos de shampoos anti-caspa disponíveis no mercado. A diferença entre eles é o ingrediente ativo. Shampoos com qualquer uma das substâncias abaixo são igualmente eficazes após quatro semanas de uso:
- Sulfeto de selênio
- Ciclopirox.
- Ácido salicílico
- Alcatrão
- Piritionato de zinco
- Cetoconazol
- Clotrimazol