Dicas de Saúde

Demência vascular: o que é, quais as causas, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/07/2017 (atualizado em 26/10/2021)
demencia vascular2

A Demência Vascular é um termo geral que descreve problemas com raciocínio, planejamento, julgamento, memória e outros processos mentais causados por danos cerebrais a partir do fluxo prejudicial para o seu cérebro.

Oque é Demência Vascular:

Demência Vascular pode ser definida como uma síndrome caracterizada por declínio de memória associado a déficit de pelo menos uma outra função cognitiva (linguagem, gnosias reconhecimento dos objetos por intermédio de um dos sentidos: gnosia visual, auditiva etc praxias ou funções executivas) com intensidade suficiente para interferir no desempenho social ou profissional do indivíduo.

Causas da Demência Vascular: 

A Demência Vascular resulta de condições que prejudicam os vasos sanguíneos do seu cérebro, reduzindo sua capacidade de fornecer ao seu cérebro as quantidades de nutrição e oxigênio necessárias para realizar processos de pensamento de forma eficaz.

Condições comuns que podem levar à Demência Vascular incluem:

Curso (infarto) bloqueando uma artéria cerebral. Estroso que bloqueiam uma artéria cerebral geralmente causam uma série de sintomas que podem incluir Demência Vascular. Mas alguns traços não causam sintomas visíveis. Estes “infartos do cérebro silencioso” ainda aumentam o risco de demência.

Com os movimentos silenciosos e aparentes, o risco de Demência Vascular aumenta com o número de infartos que ocorrem ao longo do tempo. Um tipo de Demência Vascular envolvendo vários acidentes vasculares cerebrais é chamada de demência multi-infarto.

Vinhos sanguíneos cerebrais estreitos ou cronicamente danificados. Condições que estreitam ou infligem danos a longo prazo em seus vasos sanguíneos cerebrais também podem levar à Demência Vascular. Estas condições incluem o desgaste associado ao envelhecimento; pressão alta; endurecimento das artérias; diabetes; lúpus eritematoso; hemorragia cerebral; E arterite temporal.

Sintomas da Demência Vascular:

Os sintomas da Demência Vascular variam, dependendo da parte do cérebro onde o fluxo sanguíneo é prejudicado. Os sintomas geralmente se sobrepõem com os de outros tipos de demência, especialmente a doença de Alzheimer.

Os sintomas da Demência Vascular podem ser mais claros quando ocorrem de repente após um acidente vascular cerebral. Quando as mudanças em seu pensamento e raciocínio parecem claramente vinculadas a um acidente vascular cerebral, esta condição às vezes é chamada de demência pós-AVC.

Outro padrão característico de sintomas de Demência Vascular às vezes segue uma série de traços ou mini-traços. Nesse padrão, as mudanças em seus processos de pensamento ocorrem em passos notáveis ​​para baixo do seu nível de função anterior, ao contrário do declínio gradual e constante que normalmente ocorre na doença de Alzheimer.

Mas a Demência Vascular também pode se desenvolver muito gradualmente, assim como a doença de Alzheimer. Além disso, a Demência Vascular e a doença de Alzheimer geralmente ocorrem juntas.

Estudos mostram que as pessoas com sintomas de demência geralmente apresentam alterações cerebrais típicas de mais de um tipo. Alguns médicos chamam essa condição de demência mista.

Os sintomas da Demência Vascular incluem:

  • Confusão
  • Problema em prestar atenção e concentrar-se
  • Capacidade reduzida de organizar pensamentos ou ações
  • Recusar a capacidade de analisar uma situação, desenvolver um plano eficaz e comunicar esse plano para outros
  • Dificuldade em decidir o que fazer a seguir
  • Problemas com a memória
  • Inquietude e agitação
  • Marcha instável
  • Incidente repentino ou frequente para urinar ou incapacidade de controlar a urina passante
  • Depressão

Tratamentos da Demência Vascular:

 As condições de controle que afetam a saúde subjacente do seu coração e dos vasos sanguíneos, por vezes, retardam a taxa em que a Demência Vascular piora, e também pode evitar um declínio adicional. Dependendo da sua situação individual, seu médico pode prescrever medicamentos para:

  • Abaixar a pressão sanguínea
  • Reduzir o seu nível de colesterol
  • Impeça o seu sangue de coagulação e mantenha suas artérias limpas
  • Ajude a controlar o açúcar no sangue se você tiver diabetes
  • Medicamentos de Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA) não aprovou nenhum medicamento especificamente para tratar mudanças no julgamento, planejamento, memória e outros processos de pensamento causados ​​por Demência Vascular. No entanto, certos medicamentos aprovados pela FDA para tratar esses sintomas na doença de Alzheimer também podem ajudar as pessoas com Demência Vascular na mesma medida modesta que ajudam as pessoas com doença de Alzheimer.

Os médicos podem prescrever um ou ambos os tipos das seguintes drogas de Alzheimer:

Os inibidores da colinesterase – incluindo donepezil (Aricept), galantamina (Razadyne) e rivastigmina (Exelon) – funcionam aumentando os níveis de um mensageiro químico das células cerebrais envolvido na memória e no julgamento. Os efeitos colaterais podem incluir náuseas, vômitos, cãibras musculares e diarreia.
Memantine (Namenda) regula outro mensageiro químico de células cerebrais importante para processamento, armazenamento e recuperação de informações. Os efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça, constipação, confusão e tonturas.

 

Sair da versão mobile