Dicas de Saúde

Como diagnosticar uma embolia pulmonar: testes e como prevenir

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 28/10/2021)
embolia pulmonar 5

O diagnóstico de uma Embolia Pulmonar pode ser difícil porque os sintomas são comuns a muitas outras condições. No entanto, um diagnóstico preciso é importante porque o tratamento de uma Embolia Pulmonar nem sempre é fácil e o tratamento utilizado pode causar efeitos colaterais. Uma série de testes podem ajudar a determinar se você tem uma Embolia Pulmonar ou descartar outras causas de seus sintomas. Por exemplo, você pode ter uma radiografia de tórax ou testes para verificar o quão bem seus pulmões estão funcionando. Então, confira agora Como Diagnosticar uma Embolia Pulmonar:

Como Diagnosticar uma Embolia Pulmonar:

 Às vezes, pode ser difícil diagnosticar uma Embolia Pulmonar porque os sintomas variam entre indivíduos e são semelhantes a muitas outras condições. Cerca de metade de todas as pessoas que desenvolvem uma Embolia Pulmonar fazem isso enquanto estão no hospital. A condição pode ser suspeitada se:

  • Você tem um ou mais fatores de risco associados , tais como ter mais de 60 anos de idade ou ter antecedentes de coágulos sanguíneos
  • Você tem um coágulo de sangue em uma das pernas – conhecida como trombose venosa profunda (TVP)
  • Não há outra explicação provável para seus sintomas

É importante que as embolias pulmonares sejam diagnosticadas corretamente porque tratá-las nem sempre é fácil e os tratamentos utilizados podem causar efeitos colaterais.

Testes:

 Uma série de testes podem ser usados ​​para determinar se você tem uma Embolia Pulmonar ou para descartar outras causas de seus sintomas. Por exemplo, você pode ter um baú Raios-X ou testes para verificar quão bem seus pulmões estão funcionando. Você também pode ter alguns dos testes mais especializados discutidos abaixo.

Exames de Sangue: 

Testes de sangue podem ser realizados para detectar uma série de sinais de Embolia Pulmonar. Um dos principais testes procura uma substância chamada D-dímero. D-dímero é uma proteína encontrada no sangue depois que um coágulo sanguíneo se derrubou. Um teste de D-dímero pode ser usado para ajudar a diagnosticar anormalidades de coagulação sanguínea, como a trombose (onde um coágulo sanguíneo se desenvolve em um vaso sanguíneo). Se o resultado do exame de sangue indicar altos níveis de D-dímero, sugere que os pedaços de coágulo de sangue estão soltos na corrente sanguínea e podem ter se hospedado em sua artéria pulmonar.

Tomografia Computadorizada Angiografia Pulmonar: 

Tomografia computadorizada de angiografia pulmonar (CTPA) é um procedimento em que você é injetado com um tinte especial antes de ter uma tomografia computadorizada (TC) . O corante facilita a visualização dos vasos sanguíneos nos pulmões durante a varredura.

Uma tomografia computadorizada envolve a realização de uma série de raios-X para criar uma imagem altamente detalhada do interior do seu corpo. Se houver uma Embolia Pulmonar em um dos seus pulmões, pode aparecer na varredura como uma lacuna no seu suprimento de sangue.

Varredura Ventilação-Perfusão:

 Uma varredura de ventilação e perfusão é usada para examinar o fluxo de ar e sangue nos pulmões. Antes de ter a varredura, você será solicitado a inalar um gás insípido, inodoro e ligeiramente radioativo através de um bocal. O gás ajuda a destacar o fluxo de ar em seus pulmões durante a varredura.

Você também receberá uma injeção que contém uma pequena quantidade de material radioativo para destacar os vasos sanguíneos em seus pulmões durante a varredura. Se a varredura mostrar partes de seus pulmões tem ar neles, mas sem suprimento de sangue, pode ser o resultado de uma Embolia Pulmonar.

Prevenção da Embolia Pulmonar: 

Uma série de medidas podem reduzir o risco de Embolia Pulmonar.

  • Um paciente de alto risco pode usar drogas anticoagulantes, como heparina ou varfarina.
  • A compressão das pernas é possível, usando meias de compressão anti-embolismo ou compressão pneumática. Uma luva inflável, luva ou bota segura a área afetada e aumenta a pressão quando necessário.

Os métodos de compressão impedem os coágulos sanguíneos, forçando o sangue a veias profundas e reduzindo a quantidade de sangue combinado. Outras formas de diminuir o risco incluem atividade física, exercícios regulares, uma dieta saudável e desistindo ou evitando fumar tabaco.

Sair da versão mobile