Remédios Caseiros

Remédios caseiros para combater a gripe: como fazer, receitas e dicas

Por Alan Costa, em 30/04/2018 (atualizado em 12/11/2021)
gripe

A gripe é uma condição respiratória aguda de curta duração. Ela é causada pelo vírus Influenza, que ao entrar no nosso corpo pelo nariz, multiplica-se, disseminando-se para a garganta e outras partes respiratórias, incluindo os pulmões.

Os primeiros sintomas da doença surgem entre 1 a 4 dias após a infeção pelo vírus – é o chamado período de incubação – e a sua severidade varia de acordo com o indivíduo infetado. De fato, o vírus Influenza afeta qualquer pessoa; no entanto, as pessoas com idade avançada ou doenças crônicas são mais vulneráveis ao vírus, apresentando sintomas mais severos e maior mortalidade.

Ao detetar o vírus da gripe, o nosso sistema imunológico inicia um processo de defesa que vai sendo apurado enquanto atua. Este processo de defesa está associado aos sintomas da doença e, de um modo geral, resulta na eliminação do vírus em cerca de uma semana. Agora que você já tem um conhecimento básico sobre a gripe, confira os melhores Remédios Caseiros Para Combater a Gripe:

Remédios Caseiros Para Combater a Gripe:

1. Chá de Guaco Para Combater a Gripe:

  • Coloque 1 colher de sopa de folhas de guaco picadas em 1 xícara de chá de água fervente;
  • Deixe abafado por 10 minutos;
  • Coe e beba 1 xícara, duas vezes ao dia.

2. Remédios Caseiros Para Combater a Gripe: Canela:

  • Misture uma colher de sopa de canela em pó e dois dentes em um copo de água a ferver água e deixar ferver durante 15 a 20 minutos;
  • Coe e beba enquanto ainda está quente.

3. Óleo de Orégano Para Combater a Gripe:

Certos óleos de orégano não são diluídos (potentes), portanto, é aconselhável colocar 5-6 gotas em uma cápsula vegetariana vazia e tomá-la 3 vezes ao dia, durante o resfriado ou a gripe.

4. Remédios Caseiros Para Combater a Gripe: Pimenta Caiena:

Considerada uma erva milagrosa, a pimenta caiena é usada para aliviar úlceras intestinais e azia, aliviar dores articulares e musculares. Para um resfriado comum, pimenta caiena pode ser usada para romper o congestionamento e aquecer seu corpo, diminuindo a inflamação. Pimenta caiena contém altos níveis de vitamina C, o que é ótimo para resfriados e gripe.

5. Vinagre de Maçã Orgânico Para Combater a Gripe:

As propriedades antibacterianas e antivirais do vinagre de maçã orgânico matam os micróbios que causam dores de garganta. Também ajuda a soltar e expelir o excesso de muco do peito que dificulta a respiração.

6. Remédios Caseiros Para Combater a Gripe: Banho Morno:

Às vezes você pode reduzir a febre de uma criança, dando-lhes um banho de esponja quente. Banhos quentes também podem reduzir os sintomas de gripe e resfriados em adultos. Adicionando Epsom sal e bicarbonato de sódio para a água pode reduzir dores no corpo.

7. Remédios Caseiros Para Combater a Gripe: Alho:

O alho contém o composto alicina, que pode ter propriedades antimicrobianas. Adicionar um suplemento de alho à sua dieta pode reduzir a gravidade dos sintomas de gripe e resfriado. De acordo com algumas pesquisas , pode até mesmo ajudá-lo a evitar ficar doente.

8. Vitamina C Para Combater a Gripe:

A vitamina C desempenha um papel importante no seu corpo e tem muitos benefícios para a saúde. Junto com limões, laranjas, toranjas, verduras e outras frutas e legumes, os limões são uma boa fonte de vitamina C. Adicionando suco de limão fresco ao chá quente com mel pode combater a gripe.

9. Folha de Oliveira Para Combater a Gripe:

Extrato de folha de oliveira (OLE) é um impulsionador imune extremamente poderoso e tratamento da gripe. O principal constituinte da folha de oliveira é a oleuropeína fitoquímica, e é carregada com atividades farmacológicas incluindo: atividade antioxidante, anti-inflamatória, anti-câncer, atividade antimicrobiana, atividade antiviral e hipolipemiante (hipocolesterolemia) e hipoglicemia (açúcar no sangue) efeitos.

10. Mantenha-se Hidratado Para Combater a Gripe:

Um dos remédios para gripe é beber água sempre que puder. Se você tiver náusea ou vômito, tome pequenos goles frequentes. Procure por sinais de desidratação; procure atendimento médico imediatamente se tiver algum desses sintomas, especialmente em crianças: pele seca, boca seca, sede, micção reduzida, urina de cor escura, palpitações cardíacas, cãibras musculares, dores de cabeça ou sudorese reduzida.

11. Sopa de Frango Para Combater a Gripe:

Sopa de frango pode não ser uma cura para todos, mas é uma ótima opção quando você está doente. A pesquisa sugere que saborear uma tigela de sopa de frango com legumes, preparada a partir do zero ou aquecida de uma lata, pode retardar o movimento dos neutrófilos em seu corpo. Os neutrófilos são um tipo comum de glóbulos brancos. Eles ajudam a proteger seu corpo contra infecções e gripe.

12. Mel Para Combater a Gripe:

O mel possui uma variedade de propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Beber mel em chá com limão pode aliviar a dor de garganta. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que dar às crianças 10 gramas de mel na hora de dormir reduziu a gravidade de seus sintomas de tosse. As crianças supostamente dormiram mais profundamente, o que também ajuda a reduzir os sintomas de gripe e resfriado.

13. Remédios Caseiros Para Combater a Gripe: Gengibre:

Os benefícios da raiz de gengibre têm sido elogiados há séculos, mas agora temos provas científicas de suas propriedades curativas. Algumas fatias de raiz de gengibre cru em água fervente podem ajudar a aliviar a tosse ou a dor de garganta . A pesquisa sugere que também pode afastar os sentimentos de náusea que tantas vezes acompanham a gripe.

14. Chá de Verbasco Para Combater a Gripe:

  • Encha uma peneira com ervas secas de verbasco e coloque-as em uma xícara de água fervente por cinco a 10 minutos;
  • Adicione um pouco de mel e beber isso duas ou três vezes por dia.

15. Remédios Caseiros Para Combater a Gripe: Canela:

  • Misture uma colher de sopa de canela em pó e dois dentes em um copo de água a ferver água e deixar ferver durante 15 a 20 minutos;
  • Coe e beba enquanto ainda está quente.
Sair da versão mobile