Cisto do Ovário: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
O Cisto do Ovário são sacos cheios de líquido ou bolsos em um ovário ou na sua superfície. As mulheres têm dois ovários – cada um sobre o tamanho e a forma de uma amêndoa – em cada lado do útero. Os ovos (óvulos), que se desenvolvem e amadurecem nos ovários, são liberados em ciclos mensais durante os anos da gravidez. Muitas mulheres têm Cisto do Ovário em algum momento. A maioria do Cisto do Ovário apresentam pouco ou nenhum desconforto e são inofensivos. A maioria desaparece sem tratamento em poucos meses. Contudo, o Cisto do Ovário – especialmente aqueles que se rompem – podem causar sérios sintomas. Para proteger sua saúde, obtenha exames pélvicos regulares e conheça os sintomas que podem sinalizar um problema potencialmente grave.
A maioria do Cisto do Ovário se desenvolve como resultado do seu ciclo menstrual (cistos funcionais). Outros tipos de cistos são muito menos comuns.
Sintomas de Cisto do Ovário:
Sintomas de um Cisto do Ovário muitas vezes, o Cisto do Ovário não causam nenhum sintoma. No entanto, os sintomas podem aparecer à medida que o cisto cresce. Os sintomas podem incluir:
- Inchaço abdominal ou inchaço
- Movimentos intestinais dolorosos
- Dor pélvica antes ou durante o ciclo menstrual
- Relação sexual dolorosa
- Dor na parte inferior das costas ou coxas
- Mastalgia
- Náusea e vomito
Os sintomas graves de um Cisto do Ovário que requerem atenção médica imediata incluem:
- Dores pélvicas severas ou afiadas
- Febre
- Fraqueza ou tonturas
- Respiração rápida
Estes sintomas podem indicar ruptura de cisto ou torção de ovário. Ambas as complicações podem ter sérias conseqüências se não forem tratadas precocemente.
Fatores de Risco de Cisto do Ovário:
Seu risco de desenvolver um Cisto do Ovário é aumentado por:
- Problemas hormonais. Estes incluem tomar o fármaco de fertilidade do clomifeno (Clomid), que é usado para fazer você ovular.
- Gravidez. Às vezes, o cisto que se forma quando você ovula permanece no seu ovário durante a gravidez.
- Endometriose. Esta condição faz com que as células do endométrio uterino cresçam fora do seu útero. Alguns dos tecidos podem ser anexados ao seu ovário e formar um crescimento.
- Uma infecção pélvica grave. Se a infecção se espalhar para os ovários, ela pode causar cistos.
- Um cisto anterior do ovário. Se você teve um, você provavelmente irá desenvolver mais.
Complicações de Cisto do Ovário:
Algumas mulheres desenvolvem tipos mais comuns de cistos que um médico encontra durante um exame pélvico. As massas ováricas císticas que se desenvolvem após a menopausa podem ser cancerosas (malignas). É por isso que é importante ter exames pélvicos regulares. As complicações infrequentes associadas ao Cisto do Ovário incluem:
- Torsão ovariana. Os cistos que se ampliam podem fazer com que o ovário se mova, aumentando a chance de torção dolorosa do seu ovário (torção ovariana). Os sintomas podem incluir um início abrupto de dor pélvica severa, náuseas e vômitos. A torção ovariana também pode diminuir ou interromper o fluxo sanguíneo para os ovários.
- Ruptura. Um cisto que se rompe pode causar dor intensa e sangramento interno. Quanto maior o cisto, maior o risco de ruptura. A atividade vigorosa que afeta a pelve, como a relação sexual vaginal, também aumenta o risco.
Um Cisto do Ovário pode ser encontrado durante um exame pélvico. Dependendo do seu tamanho e se é cheio de líquido, sólido ou misturado, seu médico provavelmente irá recomendar testes para determinar seu tipo e se você precisa de tratamento. Os possíveis testes incluem:
- Teste de gravidez. Um teste positivo pode sugerir que você tenha um cisto do lúteo do corpus.
- Ultrassom pélvico. Um dispositivo de varinha (transdutor) envia e recebe ondas de som de alta freqüência (ultra-som) para criar uma imagem de seu útero e ovários em uma tela de vídeo. Seu médico analisa a imagem para confirmar a presença de um cisto, ajuda a identificar sua localização e determina se é sólido, cheio de líquido ou misturado.
- Laparoscopia. Usando um laparoscópio – um instrumento fino e iluminado inserido em seu abdômen através de uma pequena incisão – seu médico pode ver seus ovários e remover o Cisto do Ovário. Este é um procedimento cirúrgico que requer anestesia.
- Teste de sangue da CA 125. Os níveis sanguíneos de uma proteína chamada antígeno de câncer 125 (CA 125) são muitas vezes elevados em mulheres com câncer de ovário. Se seu cisto é parcialmente sólido e você está em alto risco de câncer de ovário, seu médico pode solicitar esse teste.
Os níveis elevados de CA 125 também podem ocorrer em condições não cancerosas, como endometriose, fibromas uterinos e doenças inflamatórias pélvicas.
Tratamentos de Cisto do Ovário:
O tratamento depende da sua idade, do tipo e tamanho do seu cisto e dos seus sintomas. O seu médico pode sugerir:
- Espera atenta. Em muitos casos, você pode esperar e ser reexaminado para ver se o cisto desaparece dentro de alguns meses. Isso geralmente é uma opção – independentemente da sua idade – se você não tem sintomas e um ultra-som mostra que você possui um cisto simples, pequeno e cheio de líquido. Seu médico provavelmente recomendará que você obtenha acompanhamento de ultra-sons pélvicos em intervalos para verificar se seu cisto muda de tamanho.
- Medicação. Seu médico pode recomendar anticoncepcionais hormonais, como pílulas anticoncepcionais, para evitar que o Cisto do Ovário se repitam. No entanto, as pílulas anticoncepcionais não encolherão um cisto existente.
- Cirurgia. Seu médico pode sugerir a remoção de um cisto que é grande, não parece um cisto funcional, está crescendo, continua por dois ou três ciclos menstruais ou causa dor. Alguns cistos podem ser removidos sem remover o ovário (cistectomia ovariana). Em alguns casos, seu médico pode sugerir a remoção do ovário afetado e deixar o outro intacto (ooforectomia). Se uma massa cística é cancerígena, seu médico provavelmente irá encaminhá-lo para um especialista em câncer ginecológico. Você pode precisar ter seu útero, ovários e trompas de falópio removidos (histerectomia total) e possivelmente quimioterapia ou radiação. Seu médico também recomendará a cirurgia quando um Cisto do Ovário se desenvolver após a menopausa.
Prevenção de Cisto do Ovário:
Embora não haja maneira de prevenir Cisto do Ovário, os exames pélvicos regulares ajudam a garantir que as alterações nos seus ovários sejam diagnosticadas o mais cedo possível. Esteja atento às mudanças em seu ciclo mensal, incluindo sintomas menstruais incomuns, especialmente aqueles que persistem por mais de alguns ciclos. Converse com seu médico sobre mudanças que o preocupam.