Chá de Sene ajuda na perda de peso, trata prisão de ventre: veja os 9 benefícios
O sene é uma planta medicinal da família das Cesalpiniáceas, originária do continente africano, tendo se desenvolvido de maneira rápida também no Oriente Médio e na Índia. No entanto, o sene pode ser encontrado em qualquer parte do mundo. O chá da planta é bastante conhecido devido a sua propriedade laxativa, que é muito potente, mas não se dá tão rapidamente. O efeito do chá só é sentindo cerca de 10 horas depois de tomado.
- Benefício do Chá de Sene Para Tratar Prisão de Ventre
- Benefício do Chá de Sene Para Perder Peso
- Benefício do Chá de Sene Para Tratar Constipação
- Benefício do Chá de Sene Como Diurético
- Benefícios do Chá de Sene Para Saúde
- Benefício do Chá de Sene Para Inflamação
- Benefício do Chá de Sene Como Antioxidantes
- Benefício do Chá de Sene Para Infecção Parasitária
- Benefício do Chá de Sene Para Emagrecer
O sene (em chá ou em cápsulas) pode ajudar a emagrecer, sim, se você sofre de prisão de ventre. Só que o sene só deve ser usado se você já tentou uma alimentação rica em fibras e associada à muita água e o problema não foi resolvido. Por exemplo, esse shake caseiro de mamão com linhaça já estimula o funcionamento intestinal. O sene é um medicamento natural que pode ser usado em emergências. Em 10 horas, ele exerce o seu efeito purgativo. E, quando resolvido o problema da prisão de ventre, o corpo funcionará melhor. Então, confira agora em detalhes Os 9 Benefícios do Chá de Sene Para Saúde:
Benefícios do Chá de Sene:
Benefícios do Chá de Sene Para Tratar Prisão de Ventre: Se você sofre de prisão de ventre constantemente, você sabe que esse pode ser um problema doloroso. O Chá de Sene é um laxativo forte usado para aliviar prisão de ventre ao estimular o músculo do seu cólon.
Prisão de ventre pode ser o resultado de desidratação e pouco consumo de fibras, e até estresse e tensão podem ser causas.
Então, comece tomando o Chá de Sene na menor dose possível, já que se você tomar demais pode haver efeitos indesejáveis. Seja paciente e espere entre 6 a 12 horas para que ele comece a funcionar. Embora o sene vá ajudar como um tratamento ocasional para a prisão de ventre, é melhor começar a incluir fibras na sua dieta e beber bastante água. Exercícios também podem ajudar se seus problemas intestinais são causados por estresse.
Benefícios do Chá de Sene Para Perder Peso: O Chá de Sene é recomendada para perda de peso, uma vez que pode liberar os excessos de toxinas e resíduos no cólon e tratos digestivos. Esta estimulação do movimento peristáltico e desintoxicação geral através do efeito laxante do chá pode ser rápida. No entanto, grande parte do peso que é “perdido” é da água, por isso, o uso de Chá de Sene deve ser emparelhado com restrições dietéticas e exercício para ter um efeito completo.
Benefícios do Chá de Sene Para Tratar Constipação: Se você está lutando contra constipação, inchaço, cólicas ou indigestão, o Chá de Sene, muitas vezes, auxiliar, promovendo o fluxo normal de alimentos e resíduos através de seus intestinos. Enquanto o rápido esvaziamento do intestino pode resultar em flatulência e inchaço temporário, a melhoria geral do seu sistema digestivo vale a pena.
Benefícios do Chá de Sene Como Diurético: Este chá é bem conhecido como um diurético, o que significa que ele pode auxiliar a desintoxicar o corpo, estimulando a micção; Isso pode liberar o excesso de sais, gorduras, toxinas e água do corpo. Novamente, o sene pode resultar em desidratação, por isso preste atenção ao seu corpo.
Benefícios do Chá de Sene Para Saúde: Os benefícios do chá de sene para saúde são particularmente bons para aqueles que sofrem de constipação, altos níveis de toxicidade, infecções parasitárias, obesidade, colesterol alto, doenças articulares, artrite, doença hepática e renal e aqueles com alto estresse oxidativo em seu corpo. Os efeitos deste chá de ervas são atribuídos à presença de produtos químicos chamados senoides, que têm poderosas propriedades laxantes.
Benefícios do Chá de Sene Para Inflamação: Tradicionalmente, o Chá de Sene tem sido usado para uma ampla variedade de problemas inflamatórias, incluindo as dores de cabeça, febres e inflamação nas articulações e tecidos. Pesquisas sobre esse problema específico estão em andamento, mas as evidências anedóticas mostram que o Chá de Sene é bastante eficaz quando usado adequadamente.
Benefícios do Chá de Sene Como Antioxidantes: As folhas de sene não só contêm produtos químicos laxantes, mas também flavonoides e glicosídeos, entre outros ingredientes ativos, que podem funcionar como antioxidantes. Isso pode ajudar a reduzir a ocorrência de doenças crônicas no corpo, neutralizando os radicais livres antes que possam causar estresse oxidativo, doenças crônicas e até mesmo câncer.
Benefícios do Chá de Sene Para Infecção Parasitária: Determinados compostos encontrados no Chá de Sene possui efeitos antiparasitário. Ao erradicar os vermes intestinais e outros parasitas no intestino, este chá pode garantir que tenha tantos nutrientes quanto qualquer outra de suas refeições.
Como Consumir o Sene:
Estão disponíveis em farmácias homeopáticas e de produtos naturais cápsulas de sene, xaropes à base de sene e grânulos, que podem ser adicionados na alimentação, mas a maneira mais comum de se obter os benefícios da planta é através do chá, que é muito fácil de fazer:
- Coloque em uma panela 150ml de água, aproximadamente uma xícara;
- .Leve ao fogo e desligue dois minutos depois da água começar a ferver;
- Em uma xícara coloque uma colher de café de folhas secas ou de frutos secos de sene;
- Despeje a água por cima e cubra a xícara, de modo que o chá fique abafado por uns cinco minutos;
- Beba quando estiver morno, e adoce se preferir.
O consumo aconselhado é uma xícara de chá antes de dormir, e não se deve tomar o chá por um período maior que sete dias seguidos.
OBS: Por ser muito forte, o Chá de Sene é contraindicado em alguns casos, como quando a pessoa que vai ingerir tem inflamações intestinais ou apendicite. NÃO deve ser consumido por gestantes, crianças menores de 12 anos e mulheres no período de lactação. Pacientes que estiverem com dores abdominais não identificadas devem evitar o chá e só tomar depois de autorização médica. Quem estiver com colite, inflamação no útero e constipação crônica também deve parar com o consumo do chá, que se tomado por mais de sete dias seguidos promove diarreia intensa e perda de eletrólitos e de minerais, como o potássio.