Chá de Babosa faz bem para a pele, cabelo, digestão: veja os 10 benefícios
A Babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloé vera, Caraguatá, Erva Babosa, Babosa de botica ou Babosade jardim, que pode ser utilizada em diferentes tratamentos de beleza, especialmente para melhorar a saúde do cabelo ou da pele.
O seu nome científico é Aloe vera e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres e mercados. Além disso, a Babosa pode ainda ser facilmente cultivada em casa, pois não precisa de cuidados especiais.
O uso desta planta é de longa tradição em várias partes do mundo, dado os seus muitos benefícios observados ao longo dos anos, inicialmente confirmados apenas pela experiência, mas hoje também por uma gama de pesquisas científicas.
Valor Nutricional da Babosa:
O Babosa contém quase oitenta substancias como:
- Vitaminas: C e E possui efeito antioxidante e vitamina B12.
- Minerais: cobre, ferro, potássio, cálcio, manganês, magnésio e zinco.
- Aminoácidos: possui 20 deles os construtores de proteína, entre eles oito que são aminoácidos especiais, porque não podem ser produzidos pelo corpo.
- Açucares: Contém açúcares que atuam fortalecendo o sistema imunológico.
- Enzimas: Atuam nas moléculas dos alimentos auxilia na digestão, caracteriza-se também como um excelente antiinflamatório.
- Esterol da planta: Age como um fortíssimo anti-inflamatório.
- Lignina: Substância que penetra camadas profundas da pele.
- Saponina: Tem potente função antimicrobiana combate bactérias, fungos e micoses.
- Antriquinonas: Formados pela associação da Aloina com a Emodina, que juntos são considerados um ótimo analgésico.
- Ácido salicílico: Componente básico da aspirina é um anti-inflamatório, que ajuda a diminuir a morte dos tecidos.
Agora que já conhecemos os valores nutricionais da Babosa, agora, confira Os 10 Benefícios do Chá de Babosa Para Saúde:
Benefícios do Chá de Babosa:
Benefícios do Chá de Babosa Para Saúde da Pele: O Chá de Babosa é muito usado para fins cosméticos. O Chá de Babosa pode ser utilizada para tratar queimaduras de sol ou quando há um surto de espinhas. O Chá de Babosa ajuda a matar as bactérias e seca a espinha. Ela também ajuda no rejuvenescimento da pele e reduz o envelhecimento e as rugas. Também podem ser aplicada a diversos cortes, queimaduras, feridas e irritações da pele. Além disso, o Chá de Babosa também podem ser aplicado sobre a pele antes da exposição ao sol, pois ajuda na prevenção de raios nocivos entrem na pele.
Benefícios do Chá de Babosa Para Prevenir o Envelhecimento Precoce: o consumo do Chá de Babosa também colabora para a manutenção de uma pele mais saudável e bonita, já que, utilizando-se dos nutrientes da Babosa, a pele combate de forma mais eficiente os efeitos do envelhecimento precoce.
Benefícios do Chá de Babosa Para a Saúde Capilar: O Chá de Babosa Mostrou ser eficaz em promover o crescimento do cabelo. O Chá de Babosa ajuda a recuperar o cabelo perdido. Enzimas proteolíticas ajudam na remoção de pele morta do couro cabeludo, permitindo, assim, os nutrientes entrar. Além disso, o Chá de Babosa evita a secura e ainda ajuda no condicionamento do couro cabeludo. A Composição do extrato da Babosa é um pouco semelhante à queratina, que é o bloco de construção do cabelo. Vários aminoácidos da Babosa também nutrim a qualidade do cabelo favorecendo o crescimento.
Benefícios do Chá de Babosa Para Controlar a Diabetes: O Chá de Babosa por ser uma fonte de anti-oxidante, ajuda no controlo do nível de açúcar no organismo. Consumir Chá de Babosa regularmente ajuda na limitação da absorção de insulina no corpo. Devido ao seu elevado teor de fibras e na presença de polissacáridos e glicoproteínas, que permite uma melhor utilização da glicose no corpo.
Benefícios do Chá de Babosa Para Fortalecer o Sistema Imunológico: O Chá de Babosa dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar de acordo com suas necessidades. Ou seja, consumir o Chá de Babosa com certa regularidade reforça o sistema imunológico.
Benefícios do Chá de Babosa Para Reduzir o Colesterol Ruim: Como mencionado anteriormente, o Chá de Babosa é uma boa fonte de antioxidantes, que é bastante útil contra o colesterol e vários problemas relacionados com o coração. A superóxido-dismutase é um antioxidante encontrado no Chá de Babosa que ajuda na proteção contra a oxidação por radicais livres. Os antioxidantes ajudam a reduzir o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias.
Benefícios do Chá de Babosa Para Melhorar a Digestão: O Chá de Babosa e seu gel ajudam na eliminação de toxinas do corpo. Devido às suas propriedades laxativas, eles podem ajudar contra a prisão de ventre. Além disso, o Chá de Babosa pode impedir significativamente vários distúrbios gastrointestinais e neutraliza o ácido alcalino no corpo. É, portanto, útil contra úlceras do estômago e outros problemas relacionados.
Benefícios do Chá de Babosa Para Combater o Câncer: O Chá de Babosa contém polissacáridos que ajudam no combate à produção de células de câncer no corpo. Ela provoca a produção de óxido nítrico, Estudos demonstraram que o Chá de Babosa pode reduzir tumores. Manana acetilada é também encontrada em no Chá de Babosa, que possui propriedades anti-câncer.
Benefícios do Chá de Babosa Para Combater Inflamações: Os ácidos gordos contidos no Chá de Babosa ajudam no combate à inflamação em várias partes do corpo. Além do Chá de Babosa, pode ser utilizado também o seu gel diretamente nos tecidos ou cortes e feridas. O Chá de Babosa atua como um agente anti-inflamatório, uma vez que é uma fonte de ácido salicílico e salicilatos. Eles ajudam na prevenção da produção de hormônios chamados prostaglandinas.
Benefícios do Chá de Babosa Para Controlar a Pressão Arterial: O Chá de Babosa ajuda na dilatação dos capilares, aumenta a circulação e, portanto, proporciona um fluxo adequado de sangue. Adaptogen é um composto do Chá de Babosa, que ajuda a combater e reduzir o estresse. Além disso, o Chá de Babosa é uma rica fonte de Vitamina C que fortalece as artérias e veias, reduzindo a Hipertensão.