Chá de Alcachofra ajuda a emagrecer, é bom para a pele, coração: veja os 5 benefícios
Apesar de não ser uma planta muito popular no Brasil, a alcachofra vem ganhando popularidade graças aos relatos de pessoas que emagrecerem com o seu auxílio. Ela pode ser consumida em cápsulas, em receitas ou na forma do Chá de Alcachofra, um chá com propriedades medicinais. Se você ficou interessado, continue lendo, vamos falar mais sobre os seus benefícios, indicações e como fazer nos tópicos a seguir. Tomar um copo de Chá de Alcachofra não é a bebida mais comum para relaxar, mas é surpreendentemente bom para sua saúde do corpo.
O que é o Chá de Alcachofra?
Chá de Alcachofra é um chá terroso e benéfico fabricado a partir das folhas, caule e raízes da planta de alcachofra. Cientificamente conhecido como Cynara scolymus, a maioria das pessoas está familiarizada somente com alcachofras como aperitivos, ou gostam de comer os corações de alcachofra em conserva. A ideia de preparar um chá com este vegetal incomum remonta milhares de anos, aos antigos gregos e romanos, e continua sendo um remédio viável para muitos problemas de saúde comuns.
O sabor do Chá de Alcachofra é inesperadamente agradável, com um sabor doce e suave que é bastante sutil. Apesar da doçura, há uma nota da terra que algumas pessoas tentam cobrir com um pouco de adoçante natural. Este chá exclusivo pode ter alguns efeitos de saúde muito impressionantes.
Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde:
O Chá de Alcachofra rico em nutrientes contém vitaminas, folato e minerais como fósforo, zinco e ferro, que trazem benefícios para a saúde do fígado e ajudam desintoxicar o corpo. Outros benefícios do Chá de Alcachofra para saúde incluem redução da pressão arterial, ajuda na perda de peso e otimiza os processos digestivos, para citar alguns.
Aparência da Pele:
Este vegetal é muito denso em antioxidantes, como a quercetina e a rutina, assim como a vitamina C, que podem ajudar na proteção da pele contra doenças crônicas e estresse oxidativo, prevenindo rugas, manchas senis e manchas.
Doença Crônica:
Em uma nota semelhante, os densos níveis de antioxidantes da alcachofra também ajudarão evitar os efeitos negativos dos radicais livres no resto do corpo, prevenindo doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e artrite reumatoide.
Saúde do Coração:
Este chá é conhecido por reduzir a pressão arterial e os níveis gerais de colesterol, o que pode prevenir doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.
Perda de Peso:
Existem alguns minerais no chá que podem suprimir o apetite, o que pode evitar excessos e ajuda na perda de peso.
Desintoxicar:
Estudos descobriram que o Chá de Alcachofra é capaz de aumentar a limpeza do fígado e reduzir a toxicidade no corpo, o que ajudará o metabolismo e reduzirá a pressão sobre o sistema imunológico.
Como Fazer Chá de Alcachofra?
Você pode preparar alcachofra em casa, desde que não queira beber imediatamente, pois o processo é um pouco intenso.
- Passo 1 – Apare a alcachofra e deixe apenas o vegetal.
- Passo 2 – Adicione a alcachofra a uma panela de água e leve para ferver.
- Passo 3 – Continue fervendo a panela por 4 horas.
- Passo 4 – Desligue o fogo, mas deixe a alcachofra de molho por mais 4-6 horas.
- Passo 5 – Retire a alcachofra; descarte ou use para cozinhar.
- Passo 6 – Despeje o Chá de Alcachofra em uma jarra de vidro e guarde na geladeira.
Malefícios do Chá de Alcachofra:
Existem algumas coisas boas sobre o Chá de Alcachofra, mas existem algumas considerações, como reações alérgicas e problemas com cálculos biliares. Algumas pessoas são alérgicas a alcachofras ou podem reagir a essa concentração de seus ingredientes ativos. Comece bebendo um pouco, e caso sinta efeitos colaterais além de um pouco mais de flatulência, pode ser sensível a esse chá. Pessoas com rim ou cálculos biliares podem evitar esse chá, pois pode exacerbar esses problemas. Mulheres grávidas e lactantes não são recomendadas para beber esta preparação potente.