Cereja ajuda na perda de peso, trata a diabetes, insônia: veja os 15 benefícios
A Cereja é um fruto pequeno e arredondado que pode apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A Cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A Cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o kirsch, ginjinha e o marasquino.
Valor Nutricional da Cereja:
A Cereja contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C. Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. A Cereja tem altas concentrações de antocianina, e é considerada um anti-inflamatório natural, prevenindo inflamações e acalmando dores no corpo. As sementes encontradas no interior da fruta têm propriedades vermífugas e diuréticas.Como a Cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia. Então, confira Os 15 Benefícios da Cereja Para Saúde:
Benefícios da Cereja:
Benefícios da Cereja Para Combater os Radicais Livres: A Cereja é rica em antioxidantes fenólicos e poliflavonoides, como a luteína, zeaxantina e o betacaroteno, que auxiliam o organismo no combate dos radicais livres, e outras espécies de reações de oxigênio.
Benefícios da Cereja Para Saúde do Coração: foi altamente comprovado que a Cereja pode ativar os receptores de peroxissoma nos tecidos do corpo. Esses receptores, também conhecidos como PPAR, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, a Cereja é rica em potássio, que ajuda a regular o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea, e reduzir o risco de hipertensão e de fitoesterois que auxiliam na redução do mau colesterol.
Benefícios da Cereja Para Saúde dos Olhos: Os antioxidantes presentes na Cereja desempenham um papel poderoso. Eles protegem os olhos contra todos os danos causados por radicais livres e envelhecimento, como perda de visão, degeneração macular e secura. A Cereja também possui propriedades calmantes para os olhos irritados.
Benefícios da Cereja Para Aliviar Enxaquecas: Princípios ativos como as antocianinas e os bioflavonoides presentes na Cereja ajudam a aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduzindo a inflamação no corpo. O efeito desses compostos é comparável a o da aspirina e do ibuprofeno.
Benefícios da Cereja Para Controlar a Pressão Arterial: A Cereja é uma excelente fonte de potássio que desempenha um papel importante na redução da pressão arterial ao eliminar o excesso de sódio no organismo. O consumo de Cereja ajuda a manter o equilíbrio de potássio e sódio, prevenindo a hipertensão. Um copo de Cereja tem a mesma quantidade de potássio que uma banana que faz dele um excelente substituto para a banana.
Benefícios da Cereja Para Aliviar a Osteoartrite: Estudos comprovaram que a dor e o desconforto nas articulações inchadas foram reduzidos quando com o consumo do suco da Cereja duas vezes ao dia, durante três semanas em um estudo de vinte mulheres com idades entre 40 e 70 com osteoartrite inflamatória.
Benefícios da Cereja Para Saúde do Cérebro: Não é nenhuma novidade que a Cereja é rica em vitamina A, vitamina B, e minerais como cálcio e fósforo, que contribuem bastante para saúde do cérebro, auxiliando na preservação da memoria.
Benefícios da Cereja Para Prevenir a Insônia: O consumo da Cereja ou do suco da Cereja não só ajuda com melhores níveis de melatonina, mas também auxilia em um melhor tempo na cama. Portanto, um dos importantes benefícios da Cereja é fazer com que a pessoa tenha uma melhor duração e qualidade do sono, lutando assim contra os distúrbios do sono.
Benefícios da Cereja Para Tratamento da Gota: A Maioria das pessoas não sabem, mas a gota ocorre quando processos metabólicos que controlam a quantidade de ácido úrico no sangue não realizam o trabalho de forma eficaz, e como resultado, a pessoa tem rigidez e inchaço por conta do excesso de cristais formados por ácidos úricos nas articulações. E é nessa parte que surgem as inflamações causando as dores.
Em uma pesquisa feita com 600 pessoas com gota e que comiam por dia entre 10 a 12 Cerejas, houve 35% menor risco de ataque de gota, e outros que comiam mais que 3 porções em dois dias, tinham uma redução ainda maior, de 50%.
Benefícios da Cereja Para Tratamento do Alzheimer: Também por causa dos antioxidantes presentes na Cereja, a fruta é considerada pela Associação do Alzheimer como uma das melhores para a memoria.
Benefícios da Cereja Para Combater Dores Musculares: Atletas que consumiram o suco de Cereja antes de uma corrida de longa distância sentiram menos dores do que os que não consumiram, isso graças às propriedades e benefícios da Cereja antioxidantes e anti-inflamatórios, que auxiliam no dano muscular e nas dores.
Benefícios da Cereja Para Tratamento da Artrite: No caso da artrite, por conta das substâncias anti-inflamatórias, a fruta auxilia na diminuição da dor. Estudos aconselham beber suco de Cereja duas vezes por dia durante três semanas, garantindo que a dor diminuirá 20% e haverá uma melhora na inflamação, já que foram comprovado que estes benefícios da Cereja são os maiores entre os outros alimentos.
Benefícios da Cereja Para Perda de Peso: Estudos feitos com animais comprovaram que uma dieta rica em Cereja, gerou uma perda significativa de peso nos animais observados, os animais que consumiram a Cereja ganharam menos peso e acumularam menos gordura do que aqueles que não a consumiram. Além disso, tiveram baixos níveis de inflamação.
Benefícios da Cereja Para Controle do Diabetes: A Cereja possui um índice glicêmico baixo se comparado ao de outras frutas que pessoas com diabetes devem evitar. A Cereja fresca têm o índice glicêmico de 22 apenas. Por conta disso, esse é um dos benefícios da Cereja, que é mais liberada para pessoas que sofrem com essa doença.
Benefícios da Cereja Para Combater Dores de Cabeça: A Cereja possui em sua composição alguns tipos de antioxidantes, entre eles a antocianina, cianidina, quercetina (mais potente entre os antioxidantes) e a melatonina, que possui efeito calmante sobre os neurônios do cérebro, acalmando a irritabilidade do sistema nervoso, e consequentemente aliviando problemas de neurose, insônia e dor de cabeça.