A Embolia Pulmonar ( PE ) é um bloqueio de uma artéria nos pulmões por uma substância que percorreu de outro lugar do corpo através da circulação sanguínea ( embolia ). Os sintomas de uma PE podem incluir falta de ar , dor no peito particularmente após a respiração e tosse sangue. Os sintomas de um coágulo de sangue na perna também podem estar presentes, como uma perna vermelha, quente, inchada e dolorosa. Os sinais de uma Embolia Pulmonar incluem baixos níveis de oxigênio no sangue , respiração rápida , freqüência cardíaca rápida e às vezes uma febre leve. Casos graves podem levar à desmaquilação , pressão arterial anormalmente baixa e morte súbita.
A Embolia Pulmonar geralmente resulta de um coágulo de sangue na perna que viaja para o pulmão. O risco de coágulos sanguíneos é aumentado por câncer, repouso prolongado em cama , tabagismo, acidente vascular cerebral, certas condições genéticas , medicamentos à base de estrogênio , gravidez , obesidade e após alguns tipos de cirurgia. Uma pequena proporção de casos deve-se à embolização de ar, gordura ou líquido amniótico. O diagnóstico é baseado em sinais e sintomas em combinação com os resultados do teste.
Se o risco for baixo, um exame de sangue conhecido como D-dímero irá descartar a condição. Caso contrário, uma angiografia pulmonar por TC, ventilação pulmonar / perfusão ou ultra – sonografia das pernas pode confirmar o diagnóstico. Em conjunto trombose venosa profunda e PE são conhecidos como o tromboembolismo venoso (VTE).
Os esforços para prevenir Embolia Pulmonar incluem começar a se mover o mais rápido possível após a cirurgia, exercícios de perna na sala de estar e o uso de diluentes de sangue após alguns tipos de cirurgia. O tratamento é tipicamente com diluentes no sangue, como heparina ou varfarina. Muitas vezes, estes são recomendados por seis meses ou mais.
Casos graves podem requerer trombólise usando medicamentos como ativador de plasminogênio tecidual (tPA), ou podem requerer cirurgia, como uma trombectomia pulmonar. Se os diluentes de sangue não forem apropriados, um filtro de veia cava pode ser usado. A Embolia Pulmonar afetam cerca de 430 mil pessoas por ano na Europa.
No brasil, entre 300.000 e 600.000 casos ocorrem a cada ano, o que resulta em 50.000 e 200.000 mortes. As taxas são semelhantes em homens e mulheres. Eles se tornam mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. Então, confira agora As 4 Principais Causas da Embolia Pulmonar:
Principais Causas da Embolia Pulmonar:
As causas da Embolia Pulmonar ocorre quando um grato de material, na maioria das vezes um coágulo de sangue, fica encaixado em uma artéria em seus pulmões. Estes coágulos sanguíneos mais comumente vêm das veias profundas de suas pernas. Esta condição é conhecida como trombose venosa profunda (TVP).
Na maioria dos casos, múltiplos coágulos estão envolvidos, mas não necessariamente todos de uma só vez. As porções de pulmão atendidas por cada artéria bloqueada são roubadas de sangue e podem morrer. Isso é conhecido como infarto pulmonar. Isso torna mais difícil para seus pulmões fornecer oxigênio ao resto do corpo. Ocasionalmente, os bloqueios nos vasos sanguíneos são causados por substâncias que não sejam coágulos sanguíneos, tais como:
- Gordura da medula de um osso longo quebrado;
- Colágeno ou outro tecido;
- Parte de um tumor;
- Bolhas de ar.
A Embolia Pulmonar pode ser fatal. Procure atendimento médico imediato se você tiver falta de respiração inexplicável, dor torácica ou tosse que produza escarro sangrento.