Principais causas da doença de lúpus: sintomas, riscos e tratamentos
As Causas da Doença de Lupos são bastante complexas e distintas. O Lúpus é um tipo de doença autoimune que faz com que as células de defesa da pessoa ataque suas próprias células sadias provocando inflamação nas articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração ou pulmões, não sendo um tipo de câncer.
Na Maioria das Vezes, os sinais do Lúpus vão surgindo após o nascimento, mas, em alguns casos, pode surgir anos mais tarde devido a uma infecção, uso de alguns medicamentos ou, até mesmo devido à exposição exagerada ao sol, por exemplo. Embora o Lúpus não tenha cura, existem alguns tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas e evitar que estes reapareçam por isso, é recomendado ser acompanhado pelo médico reumatologista.
Sintomas da Doença de Lúpus:
Na maioria dos casos da Doença de Lupos as os sintomas se manifestam mesma maneira, pois os sintomas variam de acordo com a fase em que a enfermidade se encontra (atividade ou remissão) e o local onde ocorre a inflamação. Mas é comum que pacientes com LES apresentem cansaço, desânimo, febre e perda de peso nos períodos em que a doença está ativa. Além disso, são comuns:
- Dor e inchaço nas articulações (principalmente nas mãos);
- Manchas vermelhas na pele, em especial nas maçãs do rosto e que pioram ao tomar sol;
- Inchaço ou dificuldade para urinar devido à inflamação nos rins;
- Dores no peito ou para respirar decorrentes de inflamações nas membranas que recobrem os pulmões e o coração;
- Problemas neurológicos, a exemplo de convulsão e psicose -, em virtude de comprometimento do sistema nervoso central.
O Lúpus é Contagioso?
O Lúpus não é contagioso, pois é uma doença auto-imune, provocada por mutações no próprio organismo que não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra.
Alguns Fatores de Risco da Doença de Lúpus:
Certos indivíduos com determinadas características estão mais propícios a desenvolver o Lúpus. A ocorrência da doença é mais comum em mulheres e a maioria dos diagnósticos é feito entre 15 e 40 anos. No entanto, a doença pode se manifestar em qualquer idade. Indivíduos de origem asiática, hispânica e afrodescendentes também têm mais tendência a ter Lúpus. Então, conheça As 6 Principais Causas da Doença de Lúpus:
As Principais Causas da Doença de Lúpus:
Médicos e pesquisadores não tem certeza de quais são as causas exatas do Lúpus. No entanto, a maioria acredita que o Lúpus pode ser causado pelos seguintes fatores:
Genética: Embora não haja evidências concretas, a maioria dos pesquisadores acredita que a hereditariedade desempenha um papel. Ter uma história familiar de Lúpus não significa que você irá desenvolver. No entanto, você pode ter um risco um pouco maior de desenvolvê-lo.
Meio Ambiente: Os desencadeantes ambientais da doença podem incluir:
- Fumando
- Estresse
- Toxinas
- Pó de sílica
No entanto, é necessário fazer mais pesquisas para tirar conclusões definitivas.
A exposição à luz solar ou à luz ultravioleta (UV) é a única influência ambiental que tem sido associada à inflamação da pele e à erupção cutânea malária em Lúpus. A exposição à luz UV também foi associada à inflamação nos órgãos internos em pessoas propensas ao desenvolvimento de Lúpus.
Hormônios: Alguns estudos sugerem que os hormônios podem ser responsáveis. Muitos médicos e pesquisadores consideram níveis anormais de estrogênio como um fator de risco.
Infecções: Algumas pessoas infectadas com certos vírus, como o citomegalovírus, podem desenvolver Lúpus. A associação entre hepatite C e Lúpus ainda está sob investigação. Os vínculos causais diretos entre essas doenças e Lúpus nunca foram estabelecidos. O vírus Epstein-Barr tem sido associado ao desenvolvimento do Lúpus infantil, mas os estudos não foram conclusivos.
Medicamentos: Em alguns casos raros, o uso prolongado de certos medicamentos pode desencadear Lúpus. O Lúpus eritematoso induzido por drogas (DILE) é um subconjunto da doença. Várias dezenas de drogas estão ligadas ao DILE.
Alguns dos medicamentos mais comuns ligados ao DILE incluem medicamentos utilizados para tratar a hipertensão arterial, como a hidralazina, e medicamentos utilizados para tratar batimentos cardíacos irregulares, incluindo procainamida e quinidina.
O DILE é uma conseqüência rara de tomar estes medicamentos a longo prazo.
Fatores Múltiplos: Muitos médicos e pesquisadores acreditam que uma combinação de fatores causa Lúpus. Por exemplo, alguém com antecedentes familiares da doença que está exposto a certos fatores ambientais pode desenvolvê-lo.