Câncer Esofágico: o que é, quais as causas, sintomas, riscos e tratamentos
O Câncer Esofágico é um tipo de câncer que afeta o esôfago (gullet) – o tubo longo que transporta alimentos da garganta para o estômago. Ela afeta principalmente pessoas nas décadas de 60 e 70 e é mais comum em homens do que em mulheres.
Na maioria dos casos, os cânceres do esôfago são diagnosticados em função dos sintomas. O diagnóstico em pessoas assintomáticas é raro e geralmente acidental. Infelizmente, a maioria dos cânceres de esôfago não causam sintomas até que tenham atingido um estágio avançado, quando eles são mais difíceis de serem tratados.
Principais Causas do Câncer Esofágico:
A doença de refluxo gastroesofágico (GORD) é uma condição em que uma fraqueza nos músculos acima do estômago significa que o ácido do estômago pode viajar para o esôfago. Em cerca de 1 em cada 10 pessoas com GORD, os danos repetidos do ácido do estômago durante muitos anos podem eventualmente causar alterações nas células que alinham o esôfago.
Isso é chamado de esôfago de Barretá. Essas células anormais estão em maior risco de se tornarem cancerosas no futuro, embora o risco ainda seja pequeno. Estima-se que um em cada 10-20 pessoas com esôfago de Barretá desenvolverá Câncer Esofágico dentro de 10 a 20 anos.
Principais Sintomas do Câncer Esofágico:
O Câncer Esofágico geralmente não apresenta sintomas no início. Mas, à medida que o Câncer Esofágico cresce, pode causar problemas de deglutição e outros sintomas. Outros sintomas do Câncer Esofágico podem incluir:
- Indigestão persistente ou azia:
- Trazendo comida logo depois de comer:
- Perda de apetite e perda de peso:
- Vômito persistente:
- Dor ou desconforto na barriga, no peito ou na parte de trás:
- Uma tosse persistente:
- Rouquidão:
- Cansaço, falta de ar e pele pálida:
- Vomitando sangue ou tossindo sangue – embora isso seja incomum:
Você pode ter que mastigar seus alimentos mais completamente, ou você só pode comer alimentos moles. Se o tumor continuar a crescer, mesmo os líquidos podem tornar-se difíceis de engolir.
Tratamentos para Câncer de Esôfago:
Os principais tratamentos para Câncer Esofágico são cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Você será atendido por um grupo de profissionais de saúde diferentes e sua equipe recomendará um plano de tratamento que eles acham que é mais adequado para você (veja abaixo), embora as decisões finais de tratamento sejam suas. Seu plano dependerá em grande medida de quão longe o seu Câncer Esofágico se espalhou – conhecido como o “estágio”.
- O câncer esofágico do estágio 1-3: geralmente é tratado com cirurgia para remover a seção afetada do esôfago (esofagectomia). A quimioterapia e, por vezes, a radioterapia podem ser administradas antes da cirurgia para torná-la mais efetiva ou às vezes é usada em vez de cirurgia.
- O câncer esofágico do estágio 4: geralmente se espalhou demais para que uma cura seja possível, mas a quimioterapia, a radioterapia e outros tratamentos podem retardar a propagação do Câncer Esofágico e aliviar os sintomas.