O Câncer de Tireoide é uma parte do sistema endócrino. O sistema endócrino produz hormônios que regulam as funções normais do corpo. A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta na base da garganta. Tem um lobo esquerdo e direito. O istmo é a parte da glândula tireoide onde os lobos se conectam.
A tireoide faz o hormônio tiroxina, que ajuda o corpo a regular:
- Metabolismo
- Pressão sanguínea
- Frequência cardíaca
- Temperatura corporal
- Peso corporal
O Câncer de Tireoide é o tipo mais comum de câncer endócrino. O diagnóstico está a aumentar nos Estados Unidos. Isso pode ser porque se tornou mais fácil encontrar a doença.
Causas do Câncer de Tireoide:
As causas do Câncer de Tireoide não é conhecida, mas as pessoas com certos fatores de risco são mais vulneráveis que outras à doença.
Esses fatores de risco incluem:
- Tratamentos com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, especialmente na infância ou adolescência
- História familiar de Câncer de Tireoide
- Um grande nódulo ou em rápido crescimento
- Idade superior a 40 anos
Ter um fator de risco não significa que você terá Câncer de Tireoide e algumas pessoas desenvolvem a doença não tem nenhum fator de risco. Ainda assim, ter um nódulo de tireoide com qualquer um desses fatores de risco requer avaliação.
Sintomas do Câncer de Tireoide:
O Câncer de Tireoide precoce não apresenta sintomas. Você não poderá sentir sua glândula tireoide se for saudável. À medida que o Câncer de Tireoide avança, os seguintes sintomas podem ocorrer:
- Um nódulo na garganta
- Tosse
- Rouquidão
- Dor na garganta e no pescoço
- Dificuldade de deglutição
- Nódulos linfáticos inchados no pescoço
- Fale com o seu médico se tiver algum destes sintomas.
Diagnósticos do Câncer de Tireoide:
Normalmente, você pode encontrar um nódulo si mesmo ou seu médico poderá encontrar um nódulo durante um exame de rotina.
A maneira mais confiável de diagnosticar o Câncer de Tireoide é através da aspiração do nódulo com uma agulha fina. Este procedimento utiliza uma agulha fina que é inserida no nódulo para retirar células ou fluidos do nódulo que serão analisados ao microscópio. Esse teste é muito preciso para identificar nódulos cancerosos ou “suspeitos” e muitas vezes pode identificar o tipo de câncer.
Fatores de Risco do Câncer de Tireoide:
A história de irradiação do pescoço, mesmo em baixas doses, assim como a ocorrência de câncer da tireoide na família, podem ser considerados fatores de risco para o câncer da tireoide.
Tratamentos do Câncer de Tireoide:
O tratamento dependerá do tipo de câncer que você tiver e se for metástase ou se espalhe.
A maioria das pessoas é submetida a remoção cirúrgica de toda ou parte da glândula tireoide. Isso remove a capacidade do seu corpo de produzir hormônios tireoidianos normais. Os suplementos orais podem substituir hormônios tireoidianos.
Outros tratamentos incluem:
- Iodo radioativo
- Terapia de radiação de feixe externo
- Quimioterapia
Prevenção do Câncer de Tireoide:
A causa do Câncer de Tireoide não está determinada na maioria dos casos. Isso significa que, para a maioria das pessoas, não existe uma maneira conhecida de prevenir isso.
Sabe-se que o câncer medular da tireoide é hereditário. Converse com seu médico se sua família tiver um histórico deste tipo de Câncer de Tireoide. Seu médico pode encaminhá-lo a um conselheiro genético que possa determinar a probabilidade de desenvolver Câncer de Tireoide. As pessoas que vivem perto de usinas de energia nuclear são mais propensas a desenvolver Câncer de Tireoide do que as pessoas que não o fazem. Fale com o seu médico sobre pílulas de iodo de potássio se você mora perto de uma usina de energia nuclear.
Continue com seus exames anuais e informe o seu médico se você está tendo novos sintomas. Isso tornará mais provável que seu médico encontre todas as complicações de saúde graves nos estágios iniciais.