O Câncer de Próstata é quando células do corpo começam a crescer fora de controle. As células em quase qualquer parte do corpo pode se tornar células cancerosas e pode se espalhar para outras áreas do corpo. O Câncer de Próstata ocorre quando as células da próstata começam a crescer descontroladamente. A próstata é uma glândula que só os homens têm. Esta glândula do líquido que forma o sêmen.
A próstata está localizada abaixo da bexiga e na frente do recto. O tamanho da próstata muda com a idade. Em homens mais jovens, a próstata é aproximadamente do tamanho de uma noz. No entanto, pode ser muito maior em homens mais velhos. Logo atrás da próstata são chamadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do fluido seminal. A uretra, o tubo que transporta a urina e sêmen fora do corpo através do pênis, passa através do centro da próstata.
Quais são as Causas do Câncer de Próstata:
Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa Câncer de Próstata. No entanto, os pesquisadores descobriram fatores certo risco e fizeram progressos na compreensão de como esses fatores fazem com que as células do câncer se tornar próstata.
Em geral, o Câncer de Próstata é causado por alterações no ADN de uma célula normal da próstata. ADN é o produto químico das nossas células que faz com que os nossos genes. Nossos genes controlar a forma como as nossas células funcionar. Geralmente, nós se assemelham a nossos pais por causa deles vem o nosso DNA. No entanto, DNA afeta mais do que apenas a nossa aparência.
Alguns genes controlar quando as nossas células crescem, quando eles se dividem para formar novas células e quando morrem:
- Certos genes que ajudam as células crescer, dividir e permanecer vivo são chamados oncógenes.
- Os genes que normalmente mantêm o controlo do crescimento celular, os erros de reparação de ADN em, ou que causam as células a morrer no momento certo são chamados genes supressores tumorais.
- O Câncer de Próstata pode ser causada, em parte, por modificações em DNA (mutações) que ativam os oncógenes ou inativam os genes supressores de tumores.
Mudanças no DNA pode ser herdado de um dos pais ou pode ser adquirido durante a vida de uma pessoa.
Sintomas do Câncer de Próstata:
Em muitos casos o Câncer de Próstata não manifesta sintomas na fase inicial, porém na fase mais avançada a doença pode manifestar-se através de sinais como:
- Dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas;
- Dor ou ardor ao urinar;
- Vontade frequente de urinar, acordando de noite para urinar;
- Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
- Urina escura devido à presença de sangue;
- Dor ao ejacular e sêmen escurecido.
Quando o Câncer de Próstata já se encontra numa fase avançada pode surgir infecções e dor nos ossos e, em alguns casos estes sintomas são comuns à infecção benigna da próstata, o que pode dificultar o diagnóstico da doença.
Que Tratamentos são Usados Para o Câncer de Próstata:
Dependendo da situação, as opções de tratamento para homens com Câncer de Próstata podem incluir:
- Espera vigilante e vigilância ativa;
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Crioterapia (criocirurgia);
- Terapia hormonal;
- Quimioterapia;
- Tratamento vacina;
- Terapia direcionado ao osso;
- Estes tratamentos são geralmente utilizados um de cada vez, embora em alguns casos, podem ser combinadas;
Para informações sobre o tratamento mais comum para abordagens de Câncer de Próstata, leia os seguintes tópicos:
- Factores a ter em conta ao considerar opções de tratamento;
- Opções de tratamento típicas para o estágio do câncer;
- A monitorização dos níveis de PSA durante e após o tratamento;
- Restante cancro ou Câncer de Próstata recorrente após tratamento;
O que os Médicos Tratar o Câncer de Próstata:
Os principais tipos de médicos que tratam de Câncer de Próstata incluem:
- Urologistas: Cirurgiões que o tratamento de doenças do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino (incluindo próstata).
- Oncologistas radiação especialistas: Médicos que tratam o Câncer de Próstata com radioterapia.
- Os oncologistas Clínicos: Os médicos que tratam o Câncer de Próstata com medicamentos, tais como quimioterapia ou terapia hormonal.
Você pode também muitos outros especialistas fazem parte da sua equipa de cuidados, incluindo assistentes médicos, enfermeiros licenciados para diagnosticar e tratar certas doenças, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. Para mais informações, consulte profissionais de saúde associados com o Câncer de Próstata.
As Decisões de Tratamento do Câncer de Próstata:
Assim, você pode tomar a decisão que melhor se adapte às suas necessidades, é importante conversar com seu médico sobre todas as opções de tratamento, incluindo os seus objetivos e possíveis efeitos colaterais. Alguns fatores a considerar são:
- A fase e o grau do Câncer de Próstata.
- Idade e expectativa de vida.
- Qualquer outra condição médica séria que você tem.
- Sua própria opinião (e a opinião do seu médico) sobre a necessidade de tratar imediatamente o Câncer de Próstata.
- A probabilidade de que sua cura tratamento do Câncer de Próstata (ou que alivia de alguma forma).
- A sua opinião sobre os possíveis efeitos colaterais de cada tratamento.
Você pode sentir que você deve tomar uma decisão rapidamente, mas isso é importante que você tome o tempo para assimilar as informações que você acabou de conhecer. Ele também é importante fazer perguntas se algo não entendeu bem.