Câncer de Pâncreas: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
O Câncer de Pâncreas começa nos tecidos do pâncreas – um órgão no abdômen que se encontra horizontalmente atrás da parte inferior do estômago. Seu pâncreas libera enzimas que ajudam a digestão e hormônios que ajudam a administrar seu açúcar no sangue. O Câncer de Pâncreas normalmente se espalha rapidamente aos órgãos próximos. É raramente detectado em seus estágios iniciais. Mas para pessoas com cistos pancreáticos ou história familiar de Câncer de Pâncreas, algumas etapas de triagem podem ajudar a detectar um problema cedo.
Um sinal de Câncer de Pâncreas é diabetes, especialmente quando ocorre com perda de peso, icterícia ou dor no abdômen superior que se espalha para trás. O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação destes.
Causas de Câncer de Pâncreas:
Não está claro o que causa Câncer de Pâncreas na maioria dos casos. Os médicos identificaram fatores, como o tabagismo, que aumentam o risco de desenvolver a doença.
Compreendo o seu Pâncreas: Seu pâncreas tem cerca de 6 polegadas (15 centímetros) de comprimento e parece algo como uma pera deitada do seu lado. Ele libera (secreta) hormônios, incluindo insulina, para ajudar seu organismo a processar o açúcar nos alimentos que você come. E produz sucos digestivos para ajudar seu corpo a digerir os alimentos.
Como Formas de Câncer de Pâncreas: O Câncer de Pâncreas ocorre quando as células do pâncreas desenvolvem mutações no DNA. Essas mutações fazem com que as células cresçam incontrolavelmente e continuem vivendo depois que as células normais morreriam. Essas células acumuladas podem formar um tumor. O Câncer de Pâncreas não tratado se espalha para órgãos e vasos sanguíneos próximos.
A maioria do câncer pancreático começa nas células que alinham os ductos do pâncreas. Este tipo de câncer é chamado de adenocarcinoma pancreático ou câncer pancreático exocrino. Raramente, o câncer pode se formar nas células produtoras de hormonas ou nas células neuroendócrinas do pâncreas. Estes tipos de câncer são chamados de tumores de células de ilhotas, câncer de endócrino pancreático e tumores neuroendócrinos pancreáticos.
Sintomas de Câncer de Pâncreas:
Sinais e sintomas de Câncer de Pâncreas, muitas vezes, não ocorrem até que a doença seja avançada. Eles podem incluir:
- Dor na parte superior do abdômen que irradia para as costas
- Perda de apetite ou perda de peso não intencional
- Depressão
- Diabetes de novo aparecimento
- Coágulos de sangue
- Fadiga
- Amarelar a sua pele e os brancos dos seus olhos (icterícia)
Consulte o seu médico se tiver uma perda de peso inexplicada ou se tiver fadiga persistente, dor abdominal, icterícia ou outros sinais e sintomas que o incomodem. Muitas condições podem causar esses sintomas, pelo que seu médico pode verificar essas condições, bem como o Câncer de Pâncreas.
Fatores de Risco de Câncer de Pâncreas:
Fatores que podem aumentar seu risco de Câncer de Pâncreas incluem:
- Inflamação crônica do pâncreas (pancreatite)
- Diabetes
- História familiar de síndromes genéticas que podem aumentar o risco de câncer, incluindo uma mutação de gene BRCA2, .síndrome de Lynch e síndrome de melanoma mole-maligno atípico familiar (FAMMM)
- História familiar de Câncer de Pâncreas
- Fumando
- Obesidade
- Idade mais avançada, já que a maioria das pessoas é diagnosticada após os 65 anos
Um grande estudo demonstrou que a combinação de tabagismo, diabetes de longa data e uma dieta fraca aumenta o risco de Câncer de Pâncreas além do risco de qualquer um desses fatores por si só.
Tratamentos de Câncer de Pâncreas:
O tratamento para Câncer de Pâncreas depende do estágio e da localização do câncer, bem como da sua saúde geral e preferências pessoais. Para a maioria das pessoas, o primeiro objetivo do tratamento do Câncer de Pâncreas é eliminar o câncer, quando possível. Quando isso não é uma opção, o foco pode ser melhorar sua qualidade de vida e evitar que o câncer cresça ou cause mais danos.
O tratamento pode incluir cirurgia, radiação, quimioterapia ou uma combinação destes. Quando o Câncer de Pâncreas é avançado e esses tratamentos não são susceptíveis de oferecer um benefício, seu médico oferecerá alívio de sintomas (cuidados paliativos) que o torna o mais confortável possível.