Doenças e Tratamentos

Câncer de Mama: o que é, quais as causas, riscos, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
Câncer de Mama Causas Sintomas e Tratamentos

O câncer de mama consiste em gordura, no tecido conjuntivo e glandular. Cada mama tem entre 10 e 20 secções conhecidos como lóbulos, que por sua vez são divididos em secções mais pequenas, os lóbulos. Lóbulos contêm o leite – glândulas produtoras na lactação. Através de dutos de leite atinge o mamilo. Lóbulos e condutas estão no estroma, o tecido adiposo na qual os vasos sanguíneos e linfáticos, nódulos linfáticos que variam também estão localizados. Estes nós são responsáveis ​​pela proteção contra bactérias, células tumorais e outras substâncias prejudiciais.

O câncer de mama ocorre quando as células do epitélio glandular reproduzir descontroladamente e muito rapidamente. Estas células cancerosas podem viajar através dos vasos sanguíneos e linfáticos e chegar a outras partes do corpo onde órgãos podem aderir e forma metástases. O câncer de mama pode ocorrer em homens e mulheres. No entanto, mais de 99 por cento dos diagnósticos ocorrem em mulheres .

Principais Causas do Câncer de Mama:

 Tal como em outros tipos de câncer, tais como o osteossarcoma ou tumores cerebrais, a causa ou causas de câncer da mama são não conhecida. No entanto, os especialistas identificaram fatores de risco que predispõem ao desenvolvimento da doença:

  • Idade é o Principal Fator de Risco: À medida que a mulher envelhece são mais propensos a desenvolver câncer de mama.
  • Genética: Mulheres com uma história familiar de câncer de mama têm um risco mais elevado. Esta é aumentada se a família é a mãe, irmã ou filha.
  • Factores Reprodutivos: Os agentes que aumentam a exposição a estrogênios endógenos, tais como o início precoce da primeira regra, a menopausa tardia ou a utilização de terapia de reposição hormonal após a menopausa aumenta o risco de câncer da mama. Sem nunca ter dado à luz também está relacionada com esse tipo de câncer.
  • Câncer de Mama Mais Cedo: Aqueles pacientes que tiveram câncer de mama invasivo são em maior risco de desenvolver câncer da mama contralateral.
  • Densidade da Mama: Se for alta, está também associada com esta câncer.
  • Radiação Ionizante: De exposição a esta radiação, em especial durante a puberdade, que aumenta a possibilidade de ter câncer da mama.
  • Obesidade .
  • O consumo de álcool.

Principais Sintomas do Câncer de Mama:

 Os primeiros sintomas do câncer de mama são geralmente uma área de tecido espessado na mama, ou um nódulo na mama ou em uma axila.

Outros sintomas incluem:

  • Uma dor nas axilas ou peito que não muda com o ciclo mensal
  • Picada ou vermelhidão da pele do peito, como a pele de uma laranja
  • Uma erupção cutânea ao redor ou em um dos peitos
  • Uma descarga de um mamilo, possivelmente contendo sangue
  • Um bico afundado ou invertido
  • Uma mudança no tamanho ou forma do peito
  • Descamação, descamação ou descamação da pele no peito ou mamilo
  • A maioria dos pedaços não são cancerígenos, mas as mulheres devem tê-los verificados por um profissional de saúde.

Tratamentos Para Câncer de Mama:

 A gestão do câncer de mama é baseado em vários fatores e exige a colaboração de diferentes especialistas: cirurgiões, oncologistas, etc.

Nas fases iniciais de tratamento geralmente começa com a cirurgia e continuar com radioterapia. Atualmente, em alguns casos, oferece a possibilidade de começar mais cedo com neoadjuvante que pode facilitar a conservação da mama.

A terapia depende de muitos factores, incluindo a fase, quando o tumor está incluído aplica-se, com ou sem metástases, o tamanho do câncer e como as células cancerosas são. Com a classificação feita por médicos estabeleceram o tamanho do tumor, os linfonodos afetados e a extensão da metástase ou se espalhar para outros órgãos, se houver. O mais comumente utilizado é o sistema TNM, criado pelo American Joint Committee on Cancer. Cada letra refere-se a uma característica que é definida por um número:

  • T (tamanho) seguido por um número de 0 a 4. refere-se ao tamanho do tumor, maior é o cancro, a maior for o número.
  • N (nós) : 0 a 3. Ela refere-se para os nódulos linfáticos são afetados pelas células cancerosas.
  • M (metástases): seguido por 0 ou 1. Indica se o cancro se espalhou (1) ou não (0) para outros órgãos.

Cirurgia:

 A cirurgia é usada com a intenção de remover o tumor e analisar os linfonodos axilares. Não são duas opções de cirurgia:

Conservante:

O especialista remove o tumor e uma pequena quantidade de tecido saudável é ao redor. Tal como indicado a partir SEOM, esta opção preserva a mama, mas usualmente exige a operação após a radioterapia para eliminar células de tumor remanescentes que administram na mama. Esta opção pode ser realizada de acordo com o tamanho do tumor, o peito e os desejos do paciente.

Mastectomia:

O especialista irá remover a toda mama. Nestas circunstâncias, os pacientes podem reconstruir a mama. Esta opção pode ser feito para remover a mama ou após a conclusão de todos os tratamentos. O momento depende de vários factores relacionados com o tratamento e preferências dos pacientes.

Sair da versão mobile