Câncer de Garganta: o que é, principais sintomas, quais o tipos e tratamentos
O câncer de garganta refere-se a tumores cancerosos que se desenvolvem em sua garganta (faringe), caixa de voz (laringe) ou amígdalas. Sua garganta é um tubo muscular que começa por trás do nariz e termina no pescoço. O câncer de garganta geralmente começa nas células planas que alinham o interior da garganta.
O câncer de garganta também pode afetar o pedaço de cartilagem (epiglota) que atua como uma tampa para sua traqueira. O câncer de amígdalas, outra forma de câncer de garganta, afeta as amígdalas, que estão localizadas na parte traseira da garganta.
Os Sintomas de Câncer de Garganta Podem Incluir:
- Tosse;
- Mudanças na sua voz, como roubo ou não falando claramente;
- Dificuldade em engolir;
- Dor de ouvido;
- Um nódulo ou ferida que não cura;
- Uma dor de garganta;
- Perda de peso;
- Quando consultar um médico;
Faça uma consulta com o seu médico se detectar quaisquer novos sinais e sintomas persistentes. A maioria dos sintomas de câncer de garganta não são específicos para o câncer, então seu médico provavelmente investigará outras causas mais comuns primeiro.
O câncer de garganta ocorre quando as células da garganta desenvolvem mutações genéticas. Essas mutações fazem com que as células cresçam de forma incontrolável e continuem vivendo depois que as células saudáveis normalmente morreriam. As células acumuladas podem formar um tumor na garganta.
Não está claro o que causa a mutação que causa câncer de garganta. Mas os médicos identificaram fatores que podem aumentar seu risco.
Tipos de Câncer de Garganta:
O câncer de garganta é um termo geral que se aplica ao câncer que se desenvolve na garganta (câncer da faringe) ou na caixa de voz (câncer de laringe). A garganta e a caixa de voz estão intimamente conectadas, com a caixa de voz localizada logo abaixo da garganta.
Embora a maioria dos cânceres de garganta envolva os mesmos tipos de células, os termos específicos são usados para diferenciar a parte da garganta onde o câncer se originou.
- O câncer nasofaríngeo começa na nasofaringe – a parte da garganta logo atrás do nariz;
- O câncer orofaríngeo começa na orofaringe – a parte da garganta logo atrás da boca que inclui suas amígdalas;
- O câncer de hipofaringe (câncer de laringofaringe) começa na hipofaringe (laringofaringe) – a parte inferior da garganta, logo acima do esôfago e da traqueia.
- O câncer glótico começa nas cordas vocais.
- O câncer supraglótico começa na parte superior da laringe e inclui câncer que afeta a epiglota, que é um pedaço de cartilagem que impede os alimentos de entrar em sua traqueia.
- O câncer subglótico começa na parte inferior da sua caixa de voz, abaixo de seus cabos vocais.
Suas opções de tratamento são baseadas em muitos fatores, como a localização e o estágio do câncer da garganta, o tipo de células envolvidas, a saúde geral e suas preferências pessoais. Discuta os benefícios e os riscos de cada uma das suas opções com o seu médico. Juntos você pode determinar quais tratamentos serão mais apropriados para você.
Não existe uma maneira comprovada de prevenir o aparecimento de câncer de garganta. Mas, para reduzir o risco de câncer de garganta, você pode:
- Pare de Fumar ou não comece a fumar: Se você fumar, sair. Se você não fumar, não comece. Parar de fumar pode ser muito difícil, então procure alguma ajuda. Seu médico pode discutir os benefícios e os riscos das muitas estratégias para parar de fumar, como medicamentos, produtos de substituição de nicotina e aconselhamento.
- Beba Álcool Apenas com Moderação: Para as mulheres, isso significa uma bebida por dia. Para os homens, beber moderado significa não mais que duas bebidas por dia.
- Escolha uma Dieta saudável Cheia de Frutas e Vegetais: As vitaminas e antioxidantes em frutas e vegetais podem reduzir seu risco de câncer de garganta. Coma uma variedade de frutas e vegetais coloridos.
- Proteja-se do HPV: Alguns cânceres de garganta são pensados para serem causados pela infecção sexualmente transmissível do vírus do papiloma humano (HPV). Você pode reduzir seu risco de HPV, limitando seu número de parceiros sexuais e usando um preservativo toda vez que você faz sexo. Considere também a vacina contra o HPV, que está disponível para meninos, meninas e mulheres e homens jovens.
Terapia de Radiação:
A radioterapia usa feixes de alta energia de fontes como raios-X e prótons para fornecer radiação para as células cancerosas, fazendo com que elas morram.
A terapia de radiação pode vir de uma grande máquina fora do seu corpo (radiação de feixe externo), ou a terapia de radiação pode vir de pequenas sementes e fios radioativos que podem ser colocados dentro do seu corpo, perto do seu câncer (braquiterapia).