O Câncer de Esôfago é o câncer que ocorre no esôfago – um longo tubo oco que corre da garganta até o estômago. Seu esôfago ajuda a mover o alimento que você engola da parte traseira da garganta até o estômago para ser digerido. O Câncer de Esôfago geralmente começa nas células que alinham o interior do esôfago. O Câncer de Esôfago pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do esôfago. Mais homens do que mulheres obtêm Câncer de Esôfago. O Câncer de Esôfago é a sexta causa mais comum de mortes por câncer em todo o mundo. As taxas de incidência variam em diferentes locais geográficos.
Em algumas regiões, taxas mais altas de casos de Câncer de Esôfago podem ser atribuídas ao uso de tabaco e álcool ou hábitos nutricionais particulares e obesidade. O Câncer de Esôfago afeta principalmente pessoas nas décadas de 60 e 70 e é mais comum em homens do que em mulheres.
Causas do Câncer de Esôfago:
A causa exata do Câncer de Esôfago é desconhecida, mas as seguintes coisas podem aumentar seu risco:
- Doença persistente de refluxo gastro-esofágico (GORD)
- Fumando
- Beber muito álcool durante um longo período de tempo
- Estar com excesso de peso ou obesidade
- Ter uma dieta pouco saudável que é baixa em frutas e vegetais
Parar de fumar, reduzir o álcool, perder peso e ter uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver Câncer de Esôfago.
Sintomas do Câncer de Esôfago:
O Câncer de Esôfago geralmente não causa sintomas em estágios iniciais quando o tumor é pequeno. É somente quando aumenta quando os sintomas tendem a se desenvolver. Os sintomas do Câncer de Esôfago podem incluir:
- Dificuldade de deglutição
- Indigestão persistente ou azia
- Trazendo comida logo depois de comer
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Dor ou desconforto na barriga, no peito ou na parte de trás
Quando Obter Conselhos Médicos:
Procure seu médico se você tiver:
- Dificuldades de deglutição
- Azia na maioria dos dias por três semanas ou mais
- Outros sintomas incomuns ou persistentes
Os sintomas podem ser causados por várias condições e, em muitos casos, não serão causados por câncer – mas é uma boa ideia fazê-los verificados. Se o seu médico achar que precisa de alguns testes, eles podem encaminhá-lo para um especialista do hospital.
Tratamentos do Câncer de Esôfago:
Se o Câncer de Esôfago é diagnosticado em estágio inicial, pode ser possível curá-lo com:
- Cirurgia para remover a seção afetada do esôfago
- Quimioterapia , com ou sem radioterapia (quimiorradiação), para matar as células cancerosas e encolher o tumor
Se o Câncer de Esôfago é diagnosticado em um estágio posterior, uma cura pode não ser alcançável. Mas, nestes casos, a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia podem ser usadas para ajudar a controlar o câncer e aliviar quaisquer sintomas que você tenha.