O Câncer de Duto Biliar é um tipo raro de câncer que afeta principalmente adultos maiores de 65 anos. Os ductos biliares são pequenos tubos que conectam o fígado e o intestino delgado. Eles permitem que o fluido chamado bile flua do fígado, através do pâncreas, até o intestino, onde ajuda com a digestão.
O Câncer de Duto Biliar pode afetar qualquer parte desses ductos. O Câncer de Duto Biliar às vezes pode ser curado se capturado muito cedo, mas geralmente não é levado até uma fase posterior, quando a cura não é possível. Então, confira agora Câncer de Duto Biliar – O que é, Causas e Tratamentos:Causas do Câncer de Duto Biliar:
A causa exata do Câncer de Duto Biliar é desconhecida. A maioria ocorre sem uma causa clara, embora algumas coisas possam aumentar o risco de obtê-lo. Esses incluem:
- Colangite esclerosante primária – um tipo raro de doença hepática que causa inflamação prolongada do fígado:
- Anormalidades do ducto biliar – como cistos (sacos cheios de líquido) nos canais biliares que estão presentes desde o nascimento:
- Pedras biliares dentro do fígado – pedras duras, semelhantes aos cálculos biliares , que se formam na via biliar:
- Infecção com um parasita do fígado (principalmente um problema na Ásia):
- Exposição a certos produtos químicos e toxinas, incluindo o thorotrast (um tinte especial que costumava ser usado em varreduras médicas):
- Também pode haver uma ligação com hepatite B e hepatite C a longo prazo, cicatrizes hepáticas (cirrose), diabetes, obesidade , tabagismo e consumo excessivo de álcool:
Sintomas do Câncer de Duto Biliar:
Normalmente, não há sintomas de Câncer de Duto Biliar até crescer suficientemente grande para bloquear os canais biliares. Isso pode causar:
- Amarelamento da pele e dos brancos dos olhos (icterícia):
- comichão na pele:
- Fezes pálidas e urina escura:
- Perda de apetite e perda de peso:
- Cansaço persistente e sensação de indisposição:
- Dor abdominal e inchaço – algumas pessoas sentem uma dor maçante no lado superior direito da barriga:
- Alta temperatura (febre) de 38 C (100. 4F) ou acima:
- Calafrios e tremores:
Consulte o seu médico de família se você tiver sintomas persistentes sobre os quais você está preocupado – especialmente se você tiver icterícia. Estes sintomas podem ter uma série de causas, por isso é importante obter um diagnóstico adequado.
Tratamentos Para o Câncer de Duto Biliar:
Normalmente, não é possível curar o Câncer de Duto Biliar porque muitas vezes ele só é diagnosticado depois de crescer e se espalhar.
Mas mesmo nestes casos, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas por meses ou possivelmente anos. Os principais tratamentos para o Câncer de Duto Biliar são:
- Cirurgia para remover a área afetada – isso só é adequado para um pequeno número de pessoas, mas pode se livrar completamente do Câncer de Duto Biliar:
- Inserindo um tubo oco (stent) no ducto biliar para impedir que ele seja bloqueado – isso pode ajudar a aliviar sintomas como a icterícia:
- Quimioterapia – onde a medicação é administrada para impedir que as células cancerosas cresçam e para aliviar seus sintomas:
- Radioterapia – onde um feixe de radiação é cuidadosamente orientado para as células cancerosas para detê-los crescendo e aliviar seus sintomas: