Câncer de Bexiga: o que é, quais as causas, sintomas, riscos e tratamentos
O Câncer de Bexiga é onde um crescimento de tecido anormal, conhecido como tumor, se desenvolve no revestimento da bexiga. Em alguns casos, o tumor se espalha nos músculos circundantes. O sintoma mais comum de Câncer de Bexiga é sangue em sua urina , que geralmente é indolor. Se você notar sangue na sua urina, mesmo que venha e vá, você deve visitar o seu médico de família, então a causa pode ser investigada. A maioria dos casos de Câncer de Bexiga parece ser causada pela exposição a substâncias nocivas, o que leva a alterações anormais nas células da bexiga ao longo de muitos anos.
Causas do Câncer de Bexiga:
O Câncer de Bexiga é causado por alterações nas células da bexiga. Muitas vezes, está associado à exposição a determinados produtos químicos, mas a causa nem sempre é conhecida. Fumar é o maior fator de risco para Câncer de Bexiga. Isso ocorre porque o tabaco contém produtos químicos cancerígenos (cancerígenos).
Se você fumar durante muitos anos, esses produtos químicos passam para a corrente sanguínea e são filtrados pelos rins na sua urina. A bexiga é repetidamente exposta a esses produtos químicos nocivos, pois atua como uma loja de urina. Isso pode causar alterações nas células do revestimento da bexiga, o que pode levar ao Câncer de Bexiga. Estima-se que apenas um terço de todos os casos de Câncer de Bexiga são causados pelo tabagismo. As pessoas que fumam podem ter até quatro vezes mais chances de desenvolver Câncer de Bexiga do que os não fumantes.
Sintomas do Câncer de Bexiga:
O sangue na sua urina é o sintoma mais comum de Câncer de Bexiga. O nome médico para isso é hematúria e geralmente não é indolor. Você pode notar listras de sangue em sua urina ou o sangue pode tornar sua urina marrom. O sangue nem sempre é visível e pode ir e vir. Menos sintomas comuns de Câncer de Bexiga incluem:
- Necessidade de urinar com mais freqüência
- Insetos repentinos para urinar
- Uma sensação de ardor ao urinar
Se o Câncer de Bexiga atinge um estágio avançado e começa a se espalhar, os sintomas podem incluir:
- dor pélvica
- Dor óssea
- Perda de peso involuntária
- Inchaço das pernas
Quando Procurar Conselho Médico:
Se você já tiver sangue na sua urina – mesmo que venha e vá – você deve visitar o seu médico de família, então a causa pode ser investigada. Ter sangue na sua urina não significa que você definitivamente tenha Câncer de Bexiga. Existem outras causas mais comuns, incluindo:
- Uma infecção do trato urinário, como a cistite
- Uma infecção renal
- pedras nos rins
- Uretrite
- Uma próstata alargada, em homens
Tratamentos do Câncer de Bexiga:
As opções de tratamento para Câncer de Bexiga dependem de uma série de fatores, incluindo o tipo de câncer, grau de câncer e estágio do câncer, que são levados em consideração, juntamente com sua saúde geral e suas preferências de tratamento. O tratamento do Câncer de Bexiga pode incluir:
- Cirurgia, para remover tecido canceroso
- Quimioterapia na bexiga (quimioterapia intravesical), para tratar tumores que estão confinados ao revestimento da bexiga, mas apresentam alto risco de recorrência ou progressão para um estágio superior
- Reconstrução, para criar uma nova maneira para a urina sair do corpo após a remoção da bexiga
- Quimioterapia para todo o corpo (quimioterapia sistêmica), para aumentar a chance de uma cura em uma pessoa submetida a cirurgia para remover a bexiga, ou como um tratamento primário nos casos em que a cirurgia não é uma opção
- Terapia de radiação, para destruir células cancerosas, muitas vezes como um tratamento primário nos casos em que a cirurgia não é uma opção ou não é desejada
- Imunoterapia, para desencadear o sistema imunológico do corpo para combater células cancerosas, seja na bexiga ou em todo o corpo
Uma combinação de abordagens de tratamento pode ser recomendada por seu médico e membros da sua equipe de cuidados.
Prevenção do Câncer de Bexiga:
Embora não haja nenhuma maneira garantida de prevenir o Câncer de Bexiga, você pode tomar medidas para ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença. Por exemplo:
- Não fume: Não fumar significa que substâncias cancerígenas na fumaça não serão armazenadas em sua bexiga, o que evita o desgaste de seu revestimento interno e ajuda a prevenir o câncer.
- Tome cuidado com produtos químicos: Se você trabalha com produtos químicos, siga todas as instruções de segurança para evitar a exposição.
- Beba água durante todo o dia: Beber líquidos, especialmente água, pode diluir as substâncias tóxicas que possam ser concentrados em sua urina e expulsá-los de sua bexiga de forma mais rápida. Estudos foram inconclusivos quanto ao fato de que beber água potável seja uma forma de prevenção de Câncer de Bexiga.