Câncer Cervical: o que é, quais as causas, riscos, sintomas e tratamentos
O Câncer Cervical é um tipo de câncer que se desenvolve no colo do útero (a entrada no útero da vagina). O câncer do colo do útero geralmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Se você tem sintomas, o mais comum é o sangramento vaginal incomum, que pode ocorrer após o sexo, entre períodos ou após a menopausa.
Principais Causas:
Em quase todos os casos, o Câncer Cervical é o resultado de uma alteração no DNA celular causada pelo vírus do papiloma humano (HPV). O câncer começa com uma mudança na estrutura do DNA que está presente em todas as células humanas. O DNA fornece às células um conjunto básico de instruções, incluindo quando crescer e se reproduzir.
Uma mudança na estrutura do DNA é conhecida como mutação. Pode alterar as instruções que controlam o crescimento celular, o que significa que as células continuam crescendo em vez de parar quando deveriam. Se as células se reproduzem incontrolavelmente, elas produzem um pedaço de tecido chamado tumor.
Principais Sintomas do Câncer Cervical:
Os sintomas do Câncer Cervical nem sempre são óbvios, e pode não causar sintomas até que ele atinja um estágio avançado. É por isso que é muito importante que você assista a todas as suas consultas de triagem cervical. Sangrado incomum. Na maioria dos casos, o sangramento vaginal é o primeiro sintoma notável de Câncer Cervical.
Geralmente os sintomas do Câncer Cervical ocorre depois de ter relações sexuais. O sangramento em qualquer outro momento, além do seu período mensal esperado , também é considerado incomum. Isso inclui o sangramento após a menopausa (quando os períodos mensais de uma mulher param). Visite seu médico de clínica geral para obter conselhos se você tiver algum tipo de sangramento vaginal incomum.
Tratando Câncer Cervical:
O tratamento para Câncer Cervical depende de quão longe o Câncer Cervical se espalhou. Como os tratamentos contra o câncer são muitas vezes complexos, os hospitais utilizam equipes multidisciplinares (MDTs) para tratar o Câncer Cervical e adaptar o programa de tratamento ao indivíduo.
Os MDTs são compostos por vários especialistas diferentes (veja abaixo) que trabalham juntos para tomar decisões sobre a melhor forma de prosseguir com seu tratamento.
Sua equipe de câncer recomendará o que eles acham que são as melhores opções de tratamento, mas a decisão final será sua. Na maioria dos casos, as recomendações serão:
Câncer Cervical Precoce – cirurgia para remover algum ou todo o útero, radioterapia ou uma combinação dos dois
Câncer Cervical Avançado – radioterapia e / ou quimioterapia , embora a cirurgia também seja usada às vezes
A perspectiva de uma cura completa é boa para Câncer Cervical diagnosticado em estágio inicial, embora as chances de uma cura completa diminuam ainda mais, o câncer se espalhou.