Cálculos renais: o que é, principais sintomas, riscos e tratamentos naturais
As pedras nos rins afetaram humanos por muitos anos. Restos de pedras foram encontrados nos rins de uma múmia egípcia com 7.000 anos de idade. As pedras nos rins são pedras que deveriam ser expulsas do corpo, de preferência através da micção normal para evitar a cirurgia de cálculos renais.
Uma pedra nos rins é definida como um nódulo duro de massas que são formadas a partir de cristais que permanecem no trato urinário. Em uma pessoa saudável, a urina contém substâncias químicas que desativam a formação desses cristais, mas quando os inibidores não fazem seu trabalho, as pedras são formadas.
O estresse, o estilo de vida atual e a dieta química está causando um aumento na aparência de cálculos renais. Por isso é importante prevenir a doença ou, na sua falta, a detecção precoce pode lhe oferecer um tratamento atempado.
A melhor maneira de começar se prevenindo dos cálculos renais é aumentando o consumo de água e diminuindo o consumo de refrigerantes e sucos processados.
Noventa por cento do tempo você nem precisa passar pela sala de operações porque seu corpo poderá expulsar o cálculo, mas e os dez por cento restantes?
Se as pedras forem tão grandes que tenham entupido o sistema, será necessário um dos seguintes métodos:
Lipotripsia extracorpórea. As ondas elétricas de choque tornam as pedras em areia.
Nefrolitotomia percutânea. Incisão nas costas para criar um túnel no rim e remover a pedra com um nefroscópio.
Extração de pedra de ureteroscopia. Um instrumento de fibra óptica passa através da uretra e da bexiga para alcançar o ureter. Quando estiver no local e a pedra for encontrada, ela é removida com um instrumento que emite uma onda de choque.
Cirurgia aberta: a área afetada é aberta e as pedras nos rins são eliminadas.
Sintomas de Cálculos Renais:
- Distensão abdominal;
- Sangue na urina;
- Urina nebulosa;
- Aumento da frequência de micção;
- Náusea;
- Vômito;
- Dor ao urinar;
- Dor na região renal;
- Calafrios;
- Febre;
- Perda de apetite;
Sintomas de Cálculos Renais:
Caso tenha algum desses sintomas de cálculos renais, você deve ir ao médico imediatamente. Se a pedra medir menos de 4 mm de diâmetro, não precisará de cirurgia, se medir mais de 8 mm, você provavelmente precisará de uma cirurgia.
Pedras nos rins também podem ser tratadas por remédios alternativos.
Caso as pedras possuam um tamanho adequado para ser expulso pela urina, você pode tomar ervas, como goiaba, seda de milho, raiz de cascalho, raízes de sete pedras.
Tratamentos homeopáticos e compressas quentes também funcionam.
Os sintomas das pedras nos rins devem ser levados a sério para não se submeter à um procedimento cirúrgico. Você terá que fazer mudanças em seu estilo de vida e seguir as instruções médica para que não seja necessário um transplante de rim.
Tratamento de Cálculos Renais:
A pedra nos rins pode voltar mesmo depois da cirurgia. Para evitar que isso aconteça, devem ser tomadas algumas medidas preventivas, tais como:
- Tome 6 ou 8 copos de água por dia;
- Faça mudanças na dieta;
- Reduza o consumo de carne e álcool.
- Coma mais fibras;
Cura Natural Para Cálculos Renal:
- Beba chá de ervas chinesa ou salsaparrilha;
- Beba chá de seda de milho, raiz de inhame silvestre, raiz de hortênsia e folhas de milho;
- Beba liquido diurético, como chá de dente-de-leão;
- Tomar muita água;
- Beba limonada;
- Consuma alimentos ricos em fibras e com pouca proteína, cálcio e sal;
- Faça exercícios físicos regulares;
- Pare de comer junk food;