Dicas de Saúde

Bruxismo: o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos

Por Alan Costa, em 25/07/2017 (atualizado em 27/10/2021)
Bruxismo 1

O Bruxismo pode causar dano permanente aos dentes e pode desencadear outros sintomas como dor de ouvido, dor no maxilar e dores de cabeça. A maioria das pessoas aperta ou motiva os dentes de vez em quando. Quando isso se torna um hábito, geralmente desencadeado pelo estresse ou ansiedade, é conhecido como Bruxismo.

O Bruxismo geralmente ocorre durante a noite e é conhecido como Bruxismo do sono. O Bruxismo que ocorre durante o dia, geralmente subconscientemente, é conhecido como Bruxismo desperto.

O Bruxismo que ocorre por conta própria e não é desencadeado por qualquer outra condição médica é conhecido como Bruxismo primário. O Bruxismo secundário ocorre como resultado de outra condição ou de medicação.

Causas do Bruxismo:

Mais de 70% do Bruxismo ocorre por causa do estresse e da ansiedade. Geralmente ocorre subconscientemente enquanto você está dormindo. No entanto, outras coisas podem levar a isso, incluindo as possíveis causas descritas abaixo.

Medicamentos: O Bruxismo pode ocorrer como um efeito colateral de uma série de drogas, mais comumente antidepressivos, antipsicóticos e psicotrópicos.

O tipo mais comum de medicamentos para causar Bruxismo são inibidores seletivos da receptação da serotonina, ou ISRS, um tipo de antidepressivo. Os medicamentos comuns nesta categoria incluem paroxetina (Paxil) e sertralina (Zoloft).

Problemas de Mandíbula: Se você sofre de uma discrepância oclusal, o que significa que os dentes superiores e inferiores não se encontram corretamente, talvez seja mais provável que sofra de Bruxismo. Isso pode ocorrer se você tiver dentes perdidos ou dentes tortuosos.

Sintomas do Bruxismo:

São muitos os sintomas do Bruxismo, os principais incluem:

  • Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado;
  • dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • mandíbula ou dor na face;
  • Dor na mandíbula;
  • Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido – mas que na verdade é resultado de Bruxismo;
  • dores de cabeça;
  • Recuos de língua.

Outros sintomas mais graves incluem:

  • Transtornos alimentares;
  • Ansiedade, irritabilidade, estresse e tensão;
  • Depressão;
  • Sensação de calor ou frio nos dentes;
  • Insônia.

Diagnósticos do Bruxismo:

O Bruxismo é muito fácil de ser diagnosticado, você pode perceber deficiências em seus dentes e mandíbula apenas olhando em um espelho, mas somente um exame pode descartar outros transtornos que possam estar por trás da dor na mandíbula ou dor de ouvido, incluindo:

  • Distúrbios dentários;
  • Distúrbios do ouvido, como infecções;
  • Problemas com a articulação temporomandibular (ATM).

O diagnóstico de Bruxismo costuma ser feito por meio da observação clínica pelo dentista.

Tratamentos Para Bruxismo:

O tratamento para Bruxismo visa reduzir a dor que está sentindo, evitar danos nos dentes e reduzir o aperto e moagem, tanto quanto possível.

Cuidados Médicos: Seu dentista provavelmente prescreve um protetor bucal ou uma tala, um aparelho dental protetor, para proteger seus dentes de danos adicionais. Existem vários estilos de guarda-lamas disponíveis que podem caber sua boca de maneiras diferentes. O seu dentista escolherá o tipo mais provável de caber sua boca enquanto oferece a maior proteção aos dentes.

O objetivo de um protetor bucal é proteger seus dentes e evitar apertar enquanto segura seu maxilar em uma posição mais relaxada. Se uma tala ou um protetor não funcionar, seu dentista pode recomendar o ajuste ortodôntico, como aparelhos ou cirurgia, para corrigir os dentes desalinhados. No entanto, estes são tratamentos muito incomuns para o Bruxismo e podem não resolver o problema.

Perspectiva de Pessoas com Bruxismo: O Bruxismo pode muitas vezes ser resolvido e danos adicionais aos dentes podem ser prevenidos através de estratégias de aprendizado para lidar com o estresse e a ansiedade. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo exercício, terapia de conversa e técnicas de respiração e relaxamento.

Mesmo após o seu Bruxismo ter sido tratado, é importante visitar seu dentista regularmente. Eles podem detectar sinais de que seu Bruxismo retornou antes que você esteja ciente disso.

Sair da versão mobile