Bronquite: o que é, quais as causas, tipos, principais sintomas e tratamentos
A Bronquite é uma infecção das principais vias aéreas dos pulmões (brônquios), fazendo com que elas se tornem irritadas e inflamadas. Os brônquios se ramificam de cada lado da traqueia. Eles levam a pequenas e menores vias aéreas dentro de seus pulmões, conhecidos como bronquíolos. As paredes dos brônquios produzem muco para capturar poeira e outras partículas que, de outro modo, poderiam causar irritação. A maioria dos casos de Bronquite se desenvolve quando uma infecção irrita e inflama os brônquios, fazendo com que eles produza mais muco do que o habitual. Seu corpo tenta mudar esse muco extra através da tosse.
Tipos de Bronquite:
A Bronquite pode ser descrita como sendo:
- Bronquite Aguda – inflamação temporária das vias aéreas, causando produção de tosse e muco, com duração de até três semanas; A Bronquite aguda pode afetar pessoas de todas as idades, mas afeta principalmente crianças menores de cinco anos; É mais comum no inverno e muitas vezes se desenvolve seguindo um resfriado comum , dor de garganta ou gripe
- Bronquite Crônica – tosse produtiva diária que dura três meses do ano e por pelo menos dois anos seguidos; A Bronquite crônica é uma das várias condições pulmonares, incluindo o enfisema , que são coletivamente conhecidos como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); Ela afeta principalmente adultos com mais de 40 anos.
É importante que você pare de fumar se você fumar e você tem Bronquite. A fumaça de cigarro e os produtos químicos nos cigarros tornam a Bronquite pior e aumentam o risco de desenvolver Bronquite crônica e DPOC.
Causas de Bronquite:
A Bronquite pode ser causada por vírus ou bactérias, embora a Bronquite viral seja muito mais comum. Na maioria dos casos, a Bronquite é causada pelos mesmos vírus que causam resfriado comum ou gripe. O vírus está contido em milhões de pequenas gotículas que saem do nariz e da boca quando alguém tosses ou espirra. Essas gotículas geralmente se espalham por cerca de 1 m (3 pés). Eles ficam suspensos no ar por um tempo, depois pousam em superfícies onde o vírus pode sobreviver por até 24 horas. Qualquer um que toque essas superfícies pode espalhar o vírus ainda mais tocando em algo mais.
Sintomas de Bronquite:
O principal sintoma de Bronquite aguda é uma tosse, que pode trazer muco claro, amarelo-cinza ou esverdeado (fleuma). Outros sintomas são semelhantes aos do resfriado comum ou sinusite e podem incluir:
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Nariz escorrido ou bloqueado
- Dores e dores
- Cansaço
- Tosse persistente
Se você tem Bronquite aguda, a tosse pode durar várias semanas após a ocorrência de outros sintomas. Você também pode achar que a tosse contínua torna os músculos do peito e do estômago doloridos. Algumas pessoas podem experimentar falta de ar ou sibilos, devido a vias aéreas inflamadas. No entanto, isso é mais comum com a Bronquite de longo prazo (crônica).
Complicações de Bronquite:
A pneumonia é a complicação mais comum da Bronquite. Ocorre quando a infecção se espalha mais nos pulmões, fazendo com que os pequenos sacos de ar dentro dos pulmões se encha com líquido. Cerca de 1 em 20 casos de Bronquite levam a pneumonia. Pessoas com risco aumentado de desenvolver pneumonia incluem.
- Pessoas idosas
- Pessoas que fumam
- Pessoas com outras condições de saúde, como doenças cardíacas, hepáticas ou renais
- Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido
A pneumonia leve geralmente pode ser tratada com antibióticos em casa. Casos mais graves podem exigir a admissão no hospital.
Tratamentos de Bronquite:
Na maioria dos casos, a Bronquite aguda será esclarecida por si só dentro de algumas semanas sem necessidade de tratamento. Enquanto isso, você deve beber muito fluido e descansar bastante (veja abaixo). Em alguns casos, os sintomas da Bronquite podem durar muito mais. Se os sintomas durarem pelo menos três meses, é conhecido como “Bronquite crônica”. Não há cura para a Bronquite crônica, mas algumas mudanças de estilo de vida podem ajudar a aliviar seus sintomas, tais como:
- Comer uma dieta saudável pode ajudar a prevenir infecções pulmonares
- O exercício moderado regular mais uma dieta saudável o ajudará a manter um peso saudável – o excesso de peso torna a respiração mais difícil
- Evite fumar e ambientes esfumaçados
Existem vários medicamentos para aliviar os sintomas. Broncodilatadores e esteroides “abrem” as vias aéreas e podem ser prescritos como inalador ou como comprimidos. Os medicamentos mucolíticos diminuem o muco nos pulmões, facilitando a tosse.