Borragem alivia a febre, tosse, previne diabetes, trata artrites: veja os benefícios da planta
A Borragem é uma planta. Suas flores e folhas, assim como o óleo de suas sementes, são usados como remédio. O óleo de semente da planta é usado para doenças da pele, incluindo eczema (dermatite atópica), dermatite seborreica e neurodermatite.
Também é usado para artrite reumatoide (AR), inchaço das gengivas, estresse, síndrome pré-menstrual (TPM), diabetes, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), alcoolismo, dor e edema (inflamação ), asma e para prevenir doenças cardíacas e derrames.
O óleo da planta às vezes é adicionado à fórmula infantil em pequenas quantidades para fornecer ácidos graxos necessários para promover o desenvolvimento de bebês prematuros. A flor de Borragem e folhas são usadas para febre, tosse e depressão.
A planta é aplicada na pele para a dermatite seborreica infantil e também é usada em um curativo para amaciar a pele. Nos alimentos, a Borragem é consumida em saladas e sopas. Na fabricação, a planta é usada em produtos de cuidados com a pele.
O óleo de semente de Borragem contém um ácido graxo chamado ácido gama-linolênico (GLA). O GLA parece ter efeitos anti-inflamatórios. A flor da planta pode ter um efeito antioxidante.
Usos e Eficácia da Borragem:
A planta melhora a função dos pulmões em pacientes criticamente doentes. Há alguma evidência de que o óleo de semente de Borragem, quando tomado por via oral em combinação com ácido eicosapentaenóico (EPA), pode reduzir o número de dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e o tempo que uma máquina respiratória é necessária para pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
Crescimento e Desenvolvimento em Prematuros:
Fórmula infantil suplementada com ácidos graxos do óleo da planta e dos óleos de peixe parece melhorar o crescimento e o desenvolvimento do sistema nervoso em bebês nascidos precocemente, especialmente meninos.
Diminui os Sintomas de Artrite Reumatoide:
Há alguma evidência de que tomar óleo de semente de Borragem em combinação com analgésicos convencionais ou medicamentos anti-inflamatórios pode diminuir os sintomas de artrite reumatoide após seis semanas de tratamento. A melhoria parece durar até 24 semanas. A melhoria é medida como uma diminuição no número e na gravidade das articulações doloridas e inchadas.
Asma:
Uma pesquisa inicial sugere que tomar óleo da planta diariamente por 12 meses não melhora os sintomas da asma.
Periodontite:
Uma pesquisa inicial sugere que tomar óleo da planta diariamente por 12 semanas melhora a inflamação da gengiva, mas não reduz a placa em pessoas com periodontite.
Problemas de Pele em Bebês:
Existem algumas evidências de que a aplicação tópica de óleo de semente de Borragem pode ser útil para a dermatite seborreica infantil. Parece curar o problema dentro de 1 a 3 semanas.
Ressaltando os Benefícios da Borragem:
- Doença cardíaca;
- Acidente vascular encefálico;
- Febre;
- Tosse;
- Depressão;
- Pele seca;
- Síndrome pré-menstrual (PMS);
- Diabetes;
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
- Alcoolismo;
- Artrite;
- Alívio da dor;
- Veias inflamadas (flebite);
- Distúrbios da menopausa;
- Retenção de fluidos;
- Outros problemas.
Interações Sobre a Planta:
Medicamentos que aumentam a degradação de outros medicamentos no fígado (indutores do citocromo P450 3A4 (CYP3A4))
A Borragem é decomposta pelo fígado. Alguns produtos químicos que se formam quando o fígado quebra o óleo de semente da planta pode ser prejudicial.
Medicamentos que que quebram o óleo pode aumentar os efeitos tóxicos dos produtos químicos contidos no óleo de semente de Borragem. Alguns destes medicamentos incluem carbamazepina (Tegretol), fenobarbital, fenitoína (Dilantin), rifampicina, rifabutina (Mycobutin) e outros. Medicamentos que retardam a coagulação do sangue (remédios anticoagulantes / antiplaquetárias)
O óleo de semente da planta pode retardar a coagulação do sangue. Tomar óleo de semente de Borragem junto com medicamentos que também retardam a coagulação pode aumentar as chances de contusões e sangramento. O óleo de semente da planta contém GLA (ácido gama-linolênico). GLA é a parte do óleo de semente de Borragem que pode retardar a coagulação do sangue.
Alguns medicamentos que retardam a coagulação do sangue incluem aspirina, clopidogrel (Plavix), diclofenac (Voltaren, Cataflam, outros), ibuprofeno (Advil, Motrin, outros), naproxeno (Anaprox, Naprosyn, outros), dalteparina (Fragmin), enoxaparina (Lovenox), heparina, varfarina (Coumadin) e outros.
Medicamentos Usados Durante a Cirurgia (Anestesia):
O óleo de semente de Borragem pode interagir com medicamentos usados durante a cirurgia. Informe ao seu médico quais produtos naturais você está tomando antes de fazer uma cirurgia. Para ficar seguro, você deve parar de tomar óleo de semente de Borragem pelo menos duas semanas antes da cirurgia. AINEs (antiinflamatórios não-esteroides) interagem com o BORAGE.
Os AINEs são medicamentos anti-inflamatórios usados para diminuir a dor e o inchaço. O óleo de semente de Borragem também é usado como medicamento anti-inflamatório. Às vezes, os AINEs e o óleo de semente de borragem são usados juntos para a artrite reumatoide. Mas o óleo de semente da planta parece funcionar de maneira diferente dos AINEs.
Alguns cientistas pensam que tomar AINEs juntamente com óleo de semente da planta pode diminuir a eficácia do óleo. Mas é muito cedo para saber se isso é verdade. Alguns AINEs incluem ibuprofeno (Advil, Motrin, Nuprin, outros), indometacina (Indocina), naproxeno (Aleve, Anaprox, Naprelan, Naprosyn), piroxicam (Feldene), aspirina e outros.
Borragem e Sua Dosagem:
As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:
ADULTOS: Oral: Para artrite reumatoide: 4,5-7,2 gramas de óleo de semente de Borragem diariamente por até 24 semanas.
CRIANÇAS: Oral: Para crescimento e desenvolvimento em bebês prematuros: fórmula infantil contendo óleo de Borragem e óleos de peixe tem sido usada. O óleo de Borragem e óleo de peixe foram adicionados à fórmula para fornecer 0,9 gramas de ácido gama linolênico, 0,1 grama de ácido eicosapentaenóico e 0,5 gramas de ácido docosahexaenóico por 100 gramas de gordura.
Precauções Especiais e Advertências:
Crianças: O óleo de Borragem é seguro quando tomado adequadamente por via oral. Já óleo de semente da semente é inseguro quando produtos contendo alcalóides pirrolizidínicos são tomados por via oral.
Gravidez e Amamentação: O óleo de semente da planta é inseguro durante a gravidez e a amamentação. É importante evitar produtos de Borragem que possam conter alcalóides pirrolizidínicos (APs). APs são um risco para a mãe porque podem causar doença hepática grave e causar câncer.
Eles também são um risco para o bebê porque podem causar defeitos congênitos e podem passar para o leite materno. Os pesquisadores não têm certeza se os produtos de Borragem certificados alcaloides pirrolizidínicos são seguros durante a gravidez e a amamentação. É melhor ficar seguro e evitar o uso de planta.
Distúrbios Hemorrágicos:
Existe alguma preocupação de que o óleo de semente da planta possa prolongar o tempo de hemorragia e aumentar o risco de hematomas e hemorragias. Caso tenha um distúrbio de sangramento, use Borragem com cautela.
Doença hepática:
Os produtos de Borragem contendo alcalóides pirrolizidínicos hepatotóxicos podem piorar a doença hepática.
Cirurgia:
A Borragem pode aumentar o risco de sangramento durante e após a cirurgia. Pare de ingerir a planta pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.
Malefícios e Segurança:
O óleo de semente da planta é seguro quando tomado por via oral ou aplicado adequadamente na pele. O óleo de semente de Borragem é inseguro quando produtos contendo substâncias químicas perigosas chamadas alcalóides pirrolizidínicos (PAs) são administrados por via oral.
As partes da planta de Borragem, incluindo a folha, a flor e a semente, podem conter esses compostos. APs podem danificar o fígado ou causar câncer, especialmente quando usado em altas doses ou por um longo tempo. Use somente produtos certificados e rotulados como livres de alcalóides pirrolizidínicos.