Whey Protein: o que é, para que serve, como tomar, benefícios, efeitos colaterais
O whey protein já é bastante conhecido na língua portuguesa e é um dos suplementos mais estudados no mundo, por boas razões. O Whey protein tem um valor nutritivo muito elevado e os estudos científicos revelaram inúmeros benefícios à saúde. O Whey Protein pode ser benéfico se consumido de forma correta. Seu uso é muito indicado para quem deseja ganhar massa muscular e, até o momento, o suplemento tem mostrado seu valor. Aliando o Whey Protein à musculação e a uma dieta adequada, com certeza o corpo tão sonhado vai se tornar realidade.
O uso de Whey Protein é indicado após o treino de força, pois dá ao corpo uma grande quantidade de proteínas de fácil absorção, que são necessárias para regenerar os músculos. Apesar de ser possível consumir a quantidade necessária de proteínas que nosso organismo precisa ao longo do dia, o suplemento fornece uma grande quantidade de uma só vez. Essa forma de ingestão de proteína é muito indicada por nutricionistas, que acreditam que isso acelera o ganho de massa magra. Então, confira
Os 15 Benefícios do Whey Protein Para Saúde.
Os Três Principais Tipos São: Whey Protein Concentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e o Whey Protein Hidrolisado (WPH).
Whey Protein Concentrado (WPC): tipo que passa por poucos estágios de filtragem e geralmente é o mais barato dos três. Apesar de ter a menor quantidade de proteínas por porção dos três tipos, ainda assim possui uma percentagem muito alta, que pode variar de 50% a 90%. O restante é composto de gordura e de carboidratos (lactose), e possui uma alta quantidade de lactoalbumina e imunoglobulina. O Whey Protein Não é recomendado para intolerantes a lactose. Geralmente possui o melhor sabor dos três.
Whey Protein Isolado (WPI): passa por mais processos de filtragem, o que garante uma quantidade mínima de 90% de proteínas por porção, sendo mais caro que o concentrado. Normalmente é retirada toda a gordura e a lactose, contudo, pode haver traços dessas substâncias. Normalmente são utilizados por quem é intolerante a lactose.
Whey Protein Hidrolisado (WPH): é considerada uma forma pré-digerida do Whey Protein, pois já passou por uma hidrólise parcial, processo necessário para o corpo absorver a proteína. Dos tipos de Whey Protein é a que possui a maior quantidade de proteínas (99%) e requer menos esforço para a digestão. Geralmente é o mais caro dos três tipos e tem o pior sabor.
Benefício do Whey Protein Para Saúde dos Ossos: Pode-se notar contribuições significativas para a densidade óssea. Há inúmeros fabricantes que disponibilizam o Whey Protein combinada com colágeno , principalmente as versões destinadas ao público feminino, e ele é muito importante para a saúde dos ossos e principalmente articulações, o que melhora o apoio às articulações no momento das atividades.
Benefício do Whey Protein Para Colesterol: Podemos notar para que serve Whey Protein, e sua contribuição é tamanha, que seus efeitos podem se estender para o controle dos níveis de colesterol. O Whey Protein pode agir na conversão de LDL, e prevenir lesões e até condições como a aterosclerose. É dito que o suplemento contém substâncias anti-aterogênicas, estas responsáveis pela proteção contra efeitos oxidativos. A lactoferrina é uma das principais responsáveis por esse benefício.
Benefício do Whey Protein Para Combater o Câncer: Alguns estudos demonstraram que o Whey Protein pode contribuir na prevenção de Câncer, se o seu consumo for aliado a um cardápio saudável. Pode-se notar o Whey Protein auxilia na inibição do crescimento de células cancerígenas. Em testes, pode-se notar inclusive que o Whey Protein é um bom apoio para a regressão de tumores. Esse efeito também é obtido a partir do controle de glutationa.
Benefício do Whey Protein Para Sistema Cardiorrespiratório: É um erro pensar que o Whey Protein serve apenas para hipertrofia, pois ele também pode beneficiar na prática de exercícios cardiorrespiratórios. Esse benefício é garantido devido a sua ação sobre o sistema cardiovascular. O Whey Protein pode ser conveniente para o controle de níveis de glutationa, o que pode influenciar no corpo de uma maneira geral, melhorando o funcionamento gastrointestinal, fortalecendo o sistema imunológico e nervoso.
Benefício do Whey Protein Para Massa Muscular: O segredo para obter benefícios do Whey Protein para os músculos é escolher a categoria adequada para os seus objetivos. O nível de absorção pode variar de acordo com as categorias, reparando os músculos de diferentes formas.
Benefício do Whey Protein Para Dá Força: Se você já ficou olhando outra pessoa treinar e admirar a força que aplicavam no levantamento de carga, saiba que muitas delas utilizam o Whey Protein como apoio para fornecimento energético. Ele pode melhorar o nível de resistência e performance nos exercícios físicos.
É importante que para obter esses efeitos a curto prazo, seja escolhido um Whey Protein com carboidratos de rápida absorção. É interessante escolher o Whey Protein de rápida absorção como refeição pré-treino, pois ele proporcionará uma forcinha para o melhor rendimento nos treinos, ajudando você a levantar maiores cargas e com mais eficiência.
Benefício do Whey Protein Para Tratrar Diabetes: As propriedades do Whey Protein podem ainda serem comparáveis aos das drogas diabéticas, tais como sulfonilureias. Como resultado, o whey protein pode ser eficaz e utilizado como tratamento complementar para a diabetes tipo 2. Ao tomar um suplemento de proteína de soro de leite antes ou com uma refeição de alta carboidrato, foi percebido que o açúcar no sangue foi moderado entre os indivíduos saudáveis e os diabéticos tipo 2.
Benefício do Whey Protein Para Reduzir Inflamação: A inflamação é a parte da resposta do organismo à uma lesão. A inflamação de curto prazo é benéfica, mas sob certas circunstâncias, pode se tornar crônica. A inflamação crônica pode ser prejudicial e é um fator de risco para muitas doenças. A inflamação pode refletir em problemas de saúde subjacentes ou maus hábitos de vida. Um grande estudo de revisão descobriu que as altas doses de suplementos do Whey Protein reduziu significativamente a proteína C-reativa (CRP), um indicador de inflamação importante no corpo.
Benefícios do Whey Protein Para o Fígado: Whey Protein, quando tomado em quantidade moderada, suporta o funcionamento do fígado. O fígado é responsável, aproximadamente, por 500 funções no corpo. Isso seria impossível sem a presença de aminoácidos.
Benefícios do Whey Protein Para a Cicatrização: O Whey Protein é uma excelente escolha de proteína para as mulheres. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que foram submetidos a cirurgias. Ela auxilia na cicatrização de feridas e é absorvido facilmente pelo corpo.
Beneficio do Whey Protein tem Ação Antioxidantes: Os antioxidantes do Whey Protein são substâncias que atuam contra a oxidação no organismo, reduzindo o stress oxidativo e cortando o risco de várias doenças crônicas. Um dos antioxidantes mais importantes nos seres humanos é a glutationa. Diferentemente da maioria dos antioxidantes, a glutationa é produzida pelo organismo. No organismo, a produção de glutationa depende do fornecimento de diversos aminoácidos, tais como a cisteína, o que é, por vezes, de fornecimento limitado e que Whey Protein fornece para o organismo.
Por esta razão, os alimentos ricos em cisteína, tais como a proteína do soro do leite, pode aumentar as defesas antioxidantes naturais do corpo. Um número de estudos, com humanos e roedores, descobriu que o Whey Protein pode reduzir o stress oxidativo e aumentar os níveis de glutationa.
Benefícios do Whey Protein Para o Envelhecimento: O Whey Protein contém glutationa. Este é um antioxidante que limpa os radicais livres e atrasa os sinais de envelhecimento. A glutationa é feita a partir de três aminoácidos fundamentais. O Whey Protein também retarda a degeneração dos músculos e mantém-los fortes durante a velhice.
Benefícios do Whey Protein Para Manter os Níveis de Colágeno: O colágeno é um tecido estrutural que proporciona elasticidade à pele. Ele compreende 30 por cento da proteínatotal do corpo e ajuda a fortalecer a pele, vasos sanguíneos, ossos e dentes. Consumir Whey Protein irá fornecer-lhe uma ampla quantidade de colágeno para manter sua pele firme e saudável.
Benefícios do Whey Protein Para Caspas: O consumo de Whey Protein nutre e fortalece o cabelo proporcionando um cabelo grosso, saudável e brilhante. As propriedades ácidas do whey protein cura a caspa e psoríase do couro cabeludo.
Benefícios do Whey Protein Para a Pele: Os aminoácidos no Whey Protein ajudam a manter a elasticidade e a firmeza da pele.