A Aterosclerose é uma doença em que placas constituídas por gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias, acumulam-se nas paredes das artérias. Ao longo do tempo, as placas endurecem, estreitam a abertura das artérias e restringem o fluxo sanguíneo. Quando estas placas gordurosas se rompem (abre-se), elas formam um trombo (coágulo sanguíneo) que pode limitar ainda mais, ou mesmo bloquear o fluxo de sangue rico em oxigênio para órgãos e outras partes do corpo. A Aterosclerose pode ocorrer em artérias em qualquer parte do corpo, mas é mais grave quando ele leva a um fornecimento de sangue reduzido ou bloqueado ao coração ou ao cérebro.
Se ocorrer em uma das duas principais artérias coronárias que fornecem sangue ao coração, isso resulta em um ataque cardíaco. Quando a trombose ocorre em uma das artérias do cérebro, ela causa um acidente vascular cerebral.
Causas de Aterosclerose: As causas da Aterosclerose são complicadas e ainda não são completamente compreendidas. Acredita-se que a Aterosclerose comece quando o revestimento interno da artéria se danifica. A parede do vaso sanguíneo reage a esta lesão depositando substâncias gordurosas, colesterol, cálcio e outras substâncias no revestimento interno da artéria.
Esta formação de placas gradualmente estreita os vasos sanguíneos, tornando mais difícil o fluxo de sangue. A placa também pode se separar e fazer com que um coágulo de sangue se forme na superfície quebrada ou se mova através da corrente sanguínea e evite o fluxo sanguíneo suave para órgãos próximos. O coágulo sanguíneo resultante também pode viajar para outras partes do seu corpo e bloquear o fluxo sanguíneo para outros órgãos.
Sintomas de Aterosclerose: Às vezes, a Aterosclerose não causa sintomas até que seja suficientemente avançado para bloquear uma grande parte de um vaso sanguíneo importante. Se o bloqueio ocorrer em uma artéria do coração (artéria coronária), isso causará angina (dor torácica). À medida que avança, a Aterosclerose nas artérias do coração pode causar um ataque cardíaco ou se desenvolver no cérebro, pode causar um acidente vascular cerebral.
Diagnóstico de Aterosclerose: Os achados de exame de Aterosclerose não coronária são altamente variáveis, mas podem fornecer evidências objetivas de deposição lipídica extracelular, estenose ou dilatação de grandes artérias musculares ou isquemia ou infarto de órgãos alvo, como o seguinte:
- Hiperlipidemia: Xanthelasma e tendão xanthomata
- Doença cerebrovascular: pulsos carotídeos diminuídos, traços de artéria carótida e déficits neurológicos focais
- Doença vascular periférica: diminuição de pulsos periféricos, brutas arteriais periféricas, palidez, cianose periférica, gangrena e ulceração
- Aneurisma da aorta abdominal: massa abdominal pulsátil, embolia periférica e colapso circulatório
- Ateroembolismo: Livedo reticularis, gangrena, cianose, ulceração, necrose digital, hemorragia intestinal, isquemia retiniana, infarto cerebral e insuficiência renal
Tratamentos de Aterosclerose: Seu médico tratará sua Aterosclerose com mudanças de estilo de vida, medicamentos, cirurgia ou outros procedimentos. Você pode diminuir o risco de Aterosclerose, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, sabendo e controlando sua pressão sanguínea, diabetes e colesterol no sangue. Também é importante levar um estilo de vida saudável:
- Não fume
- Ativo fisicamente
- Coma uma dieta saudável que seja mais baixa em gordura, especialmente gorduras saturadas e trans
- Alcançar e manter um peso saudável
- Limite o álcool
- Reduza o estresse