Astigmatismo: o que é, quais as causas, tipos, principais sintomas e tratamentos
O Astigmatismo (uh-STIG-muh-tiz-um) é uma imperfeição comum e geralmente tratável na curvatura do seu olho que causa uma distância borrada e uma visão próxima. O Astigmatismo ocorre quando a superfície frontal do olho (córnea) ou a lente, dentro do olho, tem curvas incompatíveis. Em vez de ter uma curva como uma bola redonda, a superfície é em forma de ovo. Isso causa visão turva em todas as distâncias. O Astigmatismo geralmente está presente no nascimento e pode ocorrer em combinação com miopia ou hipermetropia. Muitas vezes, não é pronunciado o suficiente para exigir ação corretiva. Quando for, suas opções de tratamento são lentes corretivas ou cirurgia.
Tipos do Astigmatismo:
Existem dois tipos de Astigmatismo – regulares e irregulares. O Astigmatismo regular é onde a córnea é curvada mais em uma direção do que a outra. É mais comum que o Astigmatismo irregular e pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato. O Astigmatismo irregular é onde a curvatura da córnea não é mesmo através da superfície do olho. Em vez de ser curvado principalmente em uma direção, pode ser curvado em múltiplas direções, ou a curva pode ser mais íngreme em direção ao fundo. O Astigmatismo irregular é muitas vezes o resultado de uma lesão ocular que causa cicatrizes na córnea. Não pode ser corrigido com óculos, mas pode ser corrigido com lentes de contato.
Causas do Astigmatismo:
Seu olho tem duas estruturas com superfícies curvas que dobram (refractar) a luz na retina, o que faz as imagens:
- A córnea, a superfície frontal clara do seu olho juntamente com o filme lacrimal
- A lente, uma estrutura clara dentro do seu olho que muda de forma para ajudar a se concentrar em objetos próximos
Em um olho perfeitamente moldado, cada um desses elementos tem uma curvatura redonda, como a superfície de uma bola lisa. Uma córnea e uma lente com curvatura curvam (refractar) toda a luz entrante para fazer uma imagem bem focada diretamente na retina, na parte de trás do seu olho.
Sintomas do Astigmatismo:
Sinais e sintomas de Astigmatismo podem incluir:
- Visão desfocada ou distorcida
- Eyestrain ou desconforto
- Dores de cabeça
- Dificuldade na visão noturna
- Apertando os olhos
Veja um oftalmologista se seus sintomas oculares prejudicam sua diversão de atividades ou interferindo na sua capacidade de realizar tarefas diárias. Um oftalmologista pode determinar se você tem Astigmatismo e, em caso afirmativo, até que ponto. Ele ou ela pode então aconselhá-lo sobre suas opções para corrigir sua visão.
Diagnóstico do Astigmatismo:
O Astigmatismo é diagnosticado por exame de olho. Um exame de olho completo envolve uma série de testes para verificar a saúde dos olhos e uma refração, o que determina como seus olhos se curvam. O seu médico pode usar vários instrumentos, apontar luzes brilhantes diretamente para seus olhos e pedir-lhe que olhe através de várias lentes. Seu médico usa esses testes para examinar diferentes aspectos de seus olhos e visão e para determinar a receita necessária para fornecer visão clara com óculos ou lentes de contato.
Tratamentos do Astigmatismo:
Em muitos casos, os sintomas do Astigmatismo são tão leves que o tratamento não é necessário para corrigir sua visão. Nos casos em que sua visão é significativamente afetada pelo Astigmatismo, lentes ou lentes de contato podem ser usadas para corrigi-la. Em adultos, o tratamento a laser também pode ser usado para corrigir permanentemente o Astigmatismo. No entanto, é improvável que você possa receber tratamento a laser através do NHS.