Asbestose: o que é, quais as causas, como prevenir, sintomas e tratamentos
A Asbestose é uma doença pulmonar crônica causada pela inalação de fibras de amianto. A exposição prolongada a estas fibras pode causar cicatrizes de tecido pulmonar e falta de ar. Os sintomas da Asbestose podem variar de leve a grave e geralmente não aparecem até muitos anos após a exposição contínua. O amianto é um produto mineral natural que é resistente ao calor e à corrosão. Foi usado extensivamente no passado em produtos como isolamento, cimento e algumas telhas. A maioria das pessoas com Asbestose adquiriu no trabalho antes que o governo federal começasse a regular o uso de produtos de amianto e amianto na década de 1970. Hoje, o manuseio é estritamente regulamentado. Adquirir Asbestose é extremamente improvável se você seguir os procedimentos de segurança do seu empregador. O tratamento concentra-se no alívio de seus sintomas.
Causas de Asbestose:
Se você está exposto a altos níveis de pó de amianto durante um longo período de tempo, algumas fibras do ar podem ficar alojadas dentro de seus alvéolos – os pequenos sacos dentro dos pulmões onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono no sangue. As fibras de amianto irritam e cicatrizam o tecido pulmonar, fazendo com que os pulmões fiquem rígidos. Isso dificulta a respiração.
À medida que a Asbestose avança, cada vez mais tecido pulmonar fica cicatrizado. Eventualmente, seu tecido pulmonar torna-se tão rígido que não pode se contrair e se expandir normalmente. Fumar cigarros parece aumentar a retenção de fibras de amianto nos pulmões, e muitas vezes resulta em uma progressão mais rápida da doença.
Sintomas de Asbestose:
Os efeitos da exposição a longo prazo ao amianto geralmente não se mostram por 10 a 40 anos após a exposição inicial. Os sinais e sintomas da Asbestose podem incluir:
- Falta de ar
- Uma tosse persistente e seca
- Perda de apetite com perda de peso
- Fingertips e dedos do pé que aparecem mais largos e redondos do que o normal (clubbing)
- Aperto ou dor no peito
Se você tem um histórico de exposição ao amianto e está com falta de ar cada vez maior, fale com seu médico sobre a possibilidade de Asbestose.
Fatores de Risco de Asbestose:
As pessoas que trabalharam na mineração, moagem, fabricação, instalação ou remoção de produtos de amianto antes do final da década de 1970 estão em risco de Asbestose. Exemplos incluem:
- Mineiros de amianto
- Aeronaves e mecânica de automóveis
- Operadores de caldeiras
- Construção de trabalhadores da construção civil
- Eletricistas
- Trabalhadores ferroviários
- Trabalhadores do estaleiro
- Trabalhadores que removem o isolamento de amianto em torno de tubos de vapor em edifícios antigos
Em geral, é seguro estar em torno de materiais que são feitos com amianto, desde que as fibras de amianto estejam contidas. Isso os impede de entrar no ar. Se você tem Asbestose, você está em maior risco de desenvolver câncer de pulmão – especialmente se você fuma ou tem história de tabagismo.
Diagnósticos de Asbestose:
A Asbestose pode ser difícil de diagnosticar porque seus sinais e sintomas são semelhantes aos de muitos outros tipos de doenças respiratórias. Uma variedade de testes de diagnóstico podem ser necessários para ajudar a identificar o diagnóstico. O Diagnóstico de Asbestose incluem: Testes de imagem:
- Raio-x do tórax. A Asbestose avançada aparece como brancura excessiva no tecido pulmonar. Se a Asbestose é grave, o tecido em ambos os pulmões pode ser afetado, dando-lhes uma aparência em favo de mel.
- Tomografia computadorizada (CT). As tomografias digitais combinam uma série de visualizações de raios-X de vários ângulos diferentes para produzir imagens transversais dos ossos e tecidos moles dentro do corpo. Essas varreduras geralmente fornecem maiores detalhes e podem ajudar a detectar a Asbestose em seus estágios iniciais, mesmo antes de aparecer em uma radiografia de tórax.
- Testes de função pulmonar. Esses testes determinam quão bem seus pulmões estão funcionando. Testes de função pulmonar medem a quantidade de ar que seus pulmões podem segurar e o fluxo de ar dentro e fora de seus pulmões. Durante o teste, você pode ser solicitado a soprar tão forte quanto você pode em um dispositivo de medição de ar chamado espirômetro. Testes de função pulmonar mais completos podem medir a quantidade de oxigênio que está sendo transferido para a corrente sanguínea.
Tratamentos de Asbestose:
Não há tratamento para reverter os efeitos do amianto nos alvéolos. O tratamento concentra-se em diminuir a progressão da doença e aliviar os sintomas. Você precisará de cuidados de acompanhamento de rotina, como radiografias de tórax e testes de função pulmonar, em intervalos regulares, dependendo da gravidade de sua condição.
- Terapia: Para aliviar a dificuldade respiratória causada por Asbestose avançada, seu médico pode prescrever oxigênio suplementar. Isto é entregue por tubos de plástico fino com dentes que se encaixam nas narinas ou uma máscara.
- Cirurgia: Se seus sintomas são graves, você pode ser um candidato para um transplante de pulmão.