Arteriosclerose: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Arteriosclerose ocorre quando os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes do seu coração para o resto do corpo (artérias) tornam-se espessos e rígidos – às vezes restringem o fluxo sanguíneo para seus órgãos e tecidos. As artérias saudáveis são flexíveis e elásticas, mas ao longo do tempo, as paredes nas artérias podem endurecer, uma condição comumente chamada de endurecimento das artérias. A aterosclerose é um tipo específico de Arteriosclerose, mas os termos às vezes são utilizados de forma intercambiável. A Arteriosclerose refere-se ao acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias (placas), que podem restringir o fluxo sanguíneo.
Essas placas podem explodir, desencadeando um coágulo de sangue. Embora a Arteriosclerose seja freqüentemente considerada um problema cardíaco, isso pode afetar as artérias em qualquer lugar do seu corpo. A Arteriosclerose pode ser evitável e é tratável.
Causas de Arteriosclerose: A Arteriosclerose é uma doença lenta e progressiva que pode começar tão cedo quanto a infância. Embora a causa exata seja desconhecida, a Arteriosclerose pode começar com danos ou lesões na camada interna de uma artéria. O dano pode ser causado por:
- Pressão alta
- Colesterol alto
- Triglicerídeos altos, um tipo de gordura (lipídico) em seu sangue
- Fumar e outras fontes de tabaco
- Resistência à insulina, obesidade ou diabetes
- Inflamação de doenças, como artrite, lúpus ou infecções, ou inflamação de causa desconhecida
Uma vez que a parede interna de uma artéria está danificada, as células do sangue e outras substâncias geralmente se aglomeram no local da lesão e se acumulam no revestimento interno da artéria. Ao longo do tempo, os depósitos de gordura (placas) feitos de colesterol e outros produtos celulares também se acumulam no local da lesão e endurecem, reduzindo suas artérias. Os órgãos e tecidos ligados às artérias bloqueadas não recebem sangue suficiente para funcionar corretamente.
Eventualmente, pedaços de depósitos gordurosos podem quebrar e entrar na corrente sanguínea. Além disso, o revestimento liso de uma placa pode se romper, derramando colesterol e outras substâncias na corrente sanguínea. Isso pode causar um coágulo sanguíneo, que pode bloquear o fluxo sanguíneo para uma parte específica do seu corpo, como ocorre quando o fluxo sanguíneo bloqueado para o coração causa um ataque cardíaco. Um coágulo de sangue também pode viajar para outras partes do seu corpo, bloqueando o fluxo para outro órgão.
Sintomas de Arteriosclerose: Arteriosclerose desenvolve-se gradualmente. Arteriosclerose leve geralmente não apresenta nenhum sintoma. Você geralmente não terá sintomas de Arteriosclerose até uma artéria tão estreitada ou entupida que não pode fornecer sangue adequado aos seus órgãos e tecidos.
Às vezes, um coágulo de sangue bloqueia completamente o fluxo sanguíneo, ou mesmo quebra e pode desencadear um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Os sintomas de Arteriosclerose moderada a grave dependem de quais artérias são afetadas. Por exemplo:
- Se você tem Arteriosclerose em suas artérias cardíacas, você pode ter sintomas, como dor torácica ou pressão (angina).
- Se você tem Arteriosclerose nas artérias que conduzem ao seu cérebro, você pode ter sinais e sintomas, como dormência repentina ou fraqueza em seus braços ou pernas, dificuldade em falar ou fala arrastada, perda temporária de visão em um olho ou músculos caídos no rosto . Estes sinalizam um ataque isquêmico transitório (TIA), que, se não for tratado, pode progredir para um acidente vascular cerebral.
- Se você tem Arteriosclerose nas artérias nos braços e pernas, você pode ter sintomas de doença arterial periférica, como dor nas pernas ao caminhar (claudicação).
- Se você tem Arteriosclerose nas artérias levando aos seus rins, você desenvolve pressão arterial alta ou insuficiência renal.
Quando Consultar um Médico: Se você acha que possui Arteriosclerose, fale com o seu médico. Preste também atenção aos primeiros sintomas do fluxo sanguíneo inadequado, como dor torácica (angina), dor nas pernas ou dormência. O diagnóstico precoce e o tratamento podem impedir a Arteriosclerose de piorar e prevenir ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou outra emergência médica.
Fatores de Risco de Arteriosclerose: O endurecimento das artérias ocorre ao longo do tempo. Além do envelhecimento, fatores que aumentam o risco de Arteriosclerose incluem:
- Pressão alta
- Colesterol alto
- Diabetes
- Obesidade
- Fumar e outros tipos de tabaco
- Uma história familiar de doença cardíaca precoce
- Falta de exercício
- Uma dieta insalubre
Tratamentos de Arteriosclerose: O médico poderá prescrever um ou mais medicamentos para tratar a pressão arterial, o diabetes ou níveis altos de colesterol. Siga com atenção as recomendações do especialista para evitar uma piora do quadro da Arteriosclerose. Os objetivos do tratamento dessas condições em pacientes com Arteriosclerose é estabilizar seus níveis e evitar o agravamento da doença. Mas o tratamento em si depende dos sintomas e da gravidade da doença. O médico poderá prescrever um ou mais remédios específicos para o caso especificamente.
Nunca interrompa repentinamente o uso de nenhum desses medicamentos. Fale sempre com o médico primeiro. A interrupção repentina pode piorar os sintomas ou causar um ataque cardíaco. Há também a opção cirúrgica. Os procedimentos e cirurgias utilizados para tratar a Arteriosclerose incluem:
- Angioplastia e colocação de stent, chamada de intervenção coronariana percutânea (ICP)
- Cirurgia de revascularização (No coração com pontes de safena ou mamária, nas pernas com vasos da mesma perna e nas carótidas com materiais específicos)
Medicamentos para Arteriosclerose: Os medicamentos mais usados para o tratamento de Arteriosclerose são:
- Crestor
OBS: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção de Arteriosclerose: Alguns dos fatores de risco para Arteriosclerose que você pode alterar são:
- Não fumar
- Praticar exercícios físicos
- Manter um peso saudável
- Fazer exames e tratamento para depressão
- Mulheres que pertencem ao grupo de risco mais alto para doenças cardíacas devem ingerir suplementos de ácidos .graxos com ômega 3
- Se você consome álcool, procure não exagerar.
A nutrição é importante para a saúde do coração e ajudará a controlar alguns dos fatores de risco para doenças cardíacas. Veja exemplos:
- Escolha uma dieta rica em cereais integrais, frutas e vegetais
- Prefira proteínas magras como frango, peixe, feijão e legumes
- Consuma laticínios semidesnatados, como leite e iogurtes
- Evite sal em excesso e gorduras encontradas em frituras, alimentos processados e assados
- Consuma menos produtos de origem animal que contêm queijo, nata ou ovos
- Leia os rótulos e fique longe de “gordura saturada” e de tudo que contenha gordura “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”. Estes produtos geralmente estão carregados de gorduras prejudiciais à sua saúde.