Dicas de Saúde

Arritmia: o que é, causas, sintomas, como prevenir e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/07/2017 (atualizado em 26/10/2021)
arritmia 3

A Arritmia é uma desordem que afeta a freqüência cardíaca normal. Com uma Arritmia, o coração tende a bater muito devagar (bradicardia), muito rápido (taquicardia) ou irregularmente. Esses distúrbios podem afetar a quantidade de sangue bombeada pelo coração. O batimento cardíaco é controlado por impulsos elétricos que normalmente viajam por um caminho suave através do coração, fazendo com que os ventrículos e os átrios se contratem em uma ordem específica, empurrando sangue através dos pulmões e do corpo. Esses impulsos elétricos são controlados pelo nó sinoático (SA) do coração, ou nó sinusal, o pacemaker natural do coração.

Embora a Arritmia nunca causem problemas de saúde, elas podem causar sintomas incômodos, como tonturas ou desconforto no tórax. Outras, Arritmias mais perigosas podem afetar o suprimento de sangue e exigem gerenciamento médico. Sem tratamento, eles podem eventualmente levar a acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou morte súbita. A fibrilação atrial (afib) é a Arritmia mais comum. Diferentes tipos de fibrilação atrial podem durar por segundos ou serem permanentes.

A condição é mais comum em pessoas mais velhas e pode ter muitas causas diferentes. A fibrilação ventricular é o tipo de Arritmia mais perigoso. Com esta condição, os ventrículos do coração perdem a capacidade de contrair, interrompendo o fluxo sanguíneo para o corpo e o cérebro. A fibrilação ventricular rapidamente leva a perda de consciência e morte e requer choque elétrico (desfibrilação) para reiniciar os batimentos cardíacos.

Causas da Arritmia:

 A Arritmia é causada por problemas no sistema elétrico do seu coração. Eles podem acontecer por causa de doenças cardíacas ou outras coisas como:

  • Sinais eléctricos bloqueados, percursos anormais de sinais elétricos ou células cardíacas irritáveis ​​que enviam sinais quando não devem
  • Alguns medicamentos ou estimulantes como cafeína, nicotina ou álcool
  • Um espasmo da artéria coronária (chamado angina de Prinzmetal). Este é um desconforto temporário ou dor causada por um espasmo (constrição) em uma ou mais das suas artérias coronárias que podem bloquear o suprimento de sangue no músculo
  • cardíaco. Os espasmos podem variar de muito menor a grave, e às vezes podem bloquear completamente sua artéria coronária.

Sintomas da Arritmia: 

A Arritmia pode não causar sinais ou sintomas. Na verdade, seu médico pode achar que você tem uma Arritmia antes de fazer, durante um exame de rotina. Os sinais e sintomas visíveis não significam necessariamente que você tenha um problema sério, no entanto. Os sintomas de Arritmia notáveis ​​podem incluir:

  • Tremor no seu peito
  • Batimento cardíaco acelerado (taquicardia)
  • Batimento cardíaco lento (bradicardia)
  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Tonturas ou tonturas
  • Sudorese
  • Desmaie (síncope) ou quase desmaie

Quando Consultar um Médico:

 Arritmia pode fazer com que você sinta batimentos cardíacos prematuros ou extras, ou você pode sentir que seu coração está correndo ou batendo muito devagar. Outros sinais e sintomas podem estar relacionados ao seu coração não bombeando efetivamente devido ao batimento cardíaco rápido ou lento.

Estes incluem falta de ar, fraqueza, tonturas, tonturas, desmaie ou quase desmaie, e dor ou desconforto no peito. Procure cuidados médicos urgentes se você de repente ou com freqüência experimentar qualquer um desses sinais e sintomas em um momento em que você não esperaria sentir eles. A fibrilação ventricular é um tipo de Arritmia que pode ser mortal.

Ocorre quando o coração bate com impulsos elétricos rápidos e erráticos. Isso faz com que as câmaras de bombeamento em seu coração (os ventrículos) possam tremer inutilmente em vez de bombear sangue. Sem batimentos cardíacos efetivos, a pressão arterial despenca, cortando o suprimento de sangue aos órgãos vitais.

Complicações da Arritmia: 

A Arritmia pode aumentar seu risco de desenvolver condições como:

  • Acidente Vascular Encefálico. Quando seu coração estremece, é incapaz de bombear sangue efetivamente, o que pode fazer com que o sangue se acumule. Isso pode causar coágulos de sangue para formar. Se um coágulo se soltar, ele pode viajar do seu coração para o seu cérebro. Lá pode bloquear o fluxo sanguíneo, causando um acidente vascular cerebral. Certos medicamentos, como diluentes de sangue, podem reduzir muito o risco de acidente vascular cerebral ou danos a outros órgãos causados ​​por coágulos sanguíneos. O seu médico determinará se um medicamento para diluir o sangue é apropriado para você, dependendo do seu tipo de Arritmia e do risco de coágulos sanguíneos.
  • Insuficiência Cardíaca. A insuficiência cardíaca pode resultar se seu coração estiver bombeando de forma ineficaz por um período prolongado devido a bradicardia ou taquicardia, como fibrilação atrial. Às vezes, controlar a taxa de uma Arritmia que está causando insuficiência cardíaca pode melhorar a função do seu coração.

Tratamentos da Arritmia:

 Se você tem uma Arritmia, o tratamento pode ou não ser necessário. Normalmente, é necessário apenas se a Arritmia está causando sintomas significativos ou se está colocando você em risco de uma Arritmia mais grave ou complicação de Arritmia. A pesquisa está em andamento com relação à eficácia de várias formas de terapias médicas complementares e alternativas para a Arritmia. Alguns tipos de terapias complementares e alternativas podem ser úteis para reduzir o estresse, tais como:

 

  • Ioga
  • Meditação
  • Técnicas de relaxamento

Alguns estudos demonstraram que a acupuntura pode ajudar a reduzir a freqüência cardíaca irregular em certas Arritmias, mas pesquisas adicionais são necessárias. O papel dos ácidos graxos ômega-3, um nutriente encontrado principalmente em peixes, na prevenção e tratamento de Arritmia ainda não está claro. Mas parece que esta substância pode ser útil para prevenir e tratar alguma Arritmia.

Prevenção da Arritmia: 

Você pode evitar Arritmia com mudanças de estilo de vida. Limite o consumo de álcool e pare de fumar. Manter um peso saudável através da dieta e do exercício. Trabalhe com seu médico para gerenciar doenças cardíacas ou outros problemas de saúde.

Sair da versão mobile