Anemia Perniciosa: o que é, quais as causas, sintomas, riscos e tratamentos
A Anemia Perniciosa é uma forma de anemia causada pela carência de fator intrínseco necessária na absorção da vitamina B12 pelo trato gastrointestinal.
A falta da vitamina B12 resulta em anemia megaloblástica, apenas quando ocorre má absorção em consequência da falta de fator intrínseco é que essa anemia recebe o nome de Anemia Perniciosa. Este é um dos fatores relacionados com a epidemiologia do desenvolvimento do carcinoma gástrico.
A Anemia Perniciosa afeta todos os grupos étnicos. Entretanto, a maior incidência é encontrada em indivíduos do norte da Europa e escandinavos. É muito difícil que essa afecção surja antes dos 30 anos de idade, apesar da forma juvenil ocorrer entre crianças. Esta última forma manifesta-se em crianças antes dessas completarem 3 anos de idade.
Causas da Anemia Perniciosa:
As causas da Anemia Perniciosa estão associadas também a algumas doenças endócrinas auto-imunes, como diabetes tipo 1, hipoparatiroidismo, doença de Addison, hipopituitarismo, disfunção testicular, doença de Graves, tiroidite crônica, miastenia grave, amenorreia secundária, vitiligo e candidíase.
Gradualmente a deficiência de vitamina B12 afeta os nervos motores e sensoriais causando problemas neurológicos. A anemia também afeta os sistemas gastrointestinal e cardiovascular.
Sintomas da Anemia Perniciosa:
Pessoas com a Anemia Perniciosa irão apresentar baixos níveis de glóbulos vermelhos e, consequentemente, uma insuficiente oxigenação do organismo, levando a sintomas como fraqueza, fadiga, diarreia, língua lisa, adormecimento e formigamento das mãos e pés, icterícia, taquicardia, cefaleia, tontura, falta de ar, irritabilidade, confusão e depressão.
Diagnósticos da Anemia Perniciosa:
O diagnóstico da Anemia Perniciosa é feito através da endoscopia digestiva, do teste de Schilling (realizado como diagnóstico diferencial da anemia megaloblástica) e hemograma com VCM (volume corpuscular médio) aumentado.
Tratamentos da Anemia Perniciosa:
O objetivo central do tratamento da Anemia Perniciosa é aumentar os níveis de vitamina B12 no organismo. Para isso, pacientes diagnosticados com a doença devem tomar vacinas com a substância uma vez ao mês. Pessoas com níveis ainda mais baixos da vitamina podem precisar de doses extras.
Além disso, outros pacientes podem precisar tomar suplementos de vitamina B12 por via oral. Algumas pessoas respondem bem somente a essa segunda opção de tratamento, tornando as injeções desnecessárias.
Prevenção da Anemia Perniciosa:
Não é possível fazer prevenção da Anemia Perniciosa, sem o qual o corpo não consegue absorver vitamina B12 e conseqüentemente desenvolve a Anemia Perniciosa.
Embora incomum, algumas pessoas podem desenvolver Anemia Perniciosa porque não obtêm vitamina B12 suficiente na dieta. Pode-se fazer a prevenção da Anemia Perniciosa decorrente de fatores alimentares consumindo comidas ricas em vitamina B12 como:
- Carnes;
- Peixes;
- Ovos;
- Laticínios;
- Produtos enriquecidos com vitamina B12.
A vitaminas B12 também pode ser encontrada em suplementos alimentares. O médico pode recomendar suplemento alimentar de vitamina B12 a pessoas com risco de deficiência, como vegetarianos estritos e pessoas que tiveram cirurgia no estômago.