Alimentos ricos em vitamina D: quais são, como usar, receitas e benefícios
A Vitamina D possui propriedades valiosas para saúde. Além de tudo, As principais fontes alimentares de Vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol, sendo importante tomar banho de sol diariamente, durante cerca de 15 minutos. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão. Veja outras funções da Vitamina D.
As ações da Vitamina D são permitir a absorção de cálcio no intestino (sem Vitamina D não ocorre a absorção), estimular a absorção de fosfato e magnésio, aumentar o número e a atividade de osteoblastos, que são as células que sintetizam tecido ósseo, e regular a concentração de paratormônio, um hormônio que tem ação contrária à Vitamina D e estimula a reabsorção óssea, ou seja, a quebra de tecido ósseo para liberar cálcio no sangue.
A Vitamina D desempenha um papel na absorção do cálcio nos ossos.
A deficiência em Vitamina D pode resultar em um amolecimento dos ossos chamadas osteomalácia ou uma anormalidade óssea chamada raquitismo.
Alguns dos maiores sintomas de deficiência de Vitamina D incluem:
- Sistema imunológico enfraquecido
- Depressão sazonal
- Doença autoimune
- Câncer
- Ossos fracos (osteopenia)
- Problemas de pele eczema e psoríase
- Demência
As pessoas mais propensas a uma deficiência de Vitamina D incluem aqueles que vivem em regiões com pouca exposição à luz solar, as pessoas com pele mais escura, as pessoas em dietas de baixa gordura e aqueles que tomam anabolizantes e medicamentos para perda de peso. Então, confira Os 10 Alimentos Ricos em Vitamina D:
Alimentos ricos em vitamina D:
Carne de Porco: A carne de porco, por ser relativamente bastante consumida, também pode ser uma alternativa para complementar o suprimento de Vitamina D. Uma porção de 100g contém aproximadamente 93 UI.
Ostras: Também considerando o fruto do mar selvagem e fresco. Pouco conhecidas como fonte de Vitamina D uma porção de 85g de ostra fornece 269 UI.
Cogumelos: Enquanto a maioria dos cogumelos crescem apenas na sombra, alguns tipos são cultivados no sol e também conseguem sintetizar Vitamina D. As principais são as variedades Porto bello, que fornece 375 UI em uma porção de 85g, e o Maitake, que contém incríveis 786 UI da vitamina em 85g.
Óleo de Fígado de Bacalhau: Óleo de fígado de bacalhau é extraído do fígado do bacalhau. Ele contém uma dose de vitamina A e Vitamina D, bem. Muitas vezes, é disponível sob a forma de suplementos e é uma das maneiras as mais saudáveis para aproveitar uma grande dose de Vitamina D.
Arenque: Arenque é uma outra variedade de peixes que contém quantidades adequadas de Vitamina D. Um filé de arenque pode atender metade do DV da Vitamina D nosso corpo necessita. Ele contém quantidades saudáveis de outros nutrientes, tais como fósforo, cálcio e de proteína.
Leite Integral: Leite fortificado contém abundantes doses de Vitamina D, bem como de cálcio. Então, as pessoas que estão faltando Vitamina D podem começar o dia com uma xícara de leite integral
Tofu: Variedades de leite de soja, como tofu são fortificados com Vitamina D e cálcio,tofu são enriquecidos contêm quantidades saudáveis de Vitamina D e pode fornecer até 39% DV de Vitamina D para cada porção 100g.
Suco de Laranja: Um copo de suco de laranja, juntamente com uma xícara de café da manhã cereal saudável é essencial para relançar seu dia. Sumo de laranja natural é saudável, mas se obter quantidades adequadas de Vitamina D é a sua preocupação, então você precisa ir para o suco de laranja embalado fortificados com Vitamina D.
Leite de Soja: Intolerantes à lactose muitas vezes dependem de leite de soja para obter uma boa dose de Vitamina D. O leite de soja contém cálcio junto com a Vitamina D como o leite normal, mas não nas quantidades exatas. Uma xícara de leite de soja pode atender até 17% das necessidades de Vitamina D do seu corpo e até 6% da exigência de cálcio todos os dias.
Salmão Enlatado: O salmão é uma grande variedade de peixe que fornece-lhe com uma saudável dose de Vitamina D. Os salmões frescos é uma excelente fonte de alimento da Vitamina D, mas salmões enlatados também pode ajudar a fornecer-lhe grande quantidade de Vitamina D, quando o sol não é abundante. Salmão enlatado, para cada porção 100g, pode fornecer até 91% DV de Vitamina D necessária para uma pessoa a cada dia. Ele também contém outros nutrientes bons para a sua pele, cabelo, bem como de saúde.